Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carro autônomo da Toyota se envolve em acidente nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Agosto de 2021 às 13h05

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

O e-Palette, carro autônomo da Toyota que está à disposição de competidores e delegações durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, teve sua operação paralisada após um acidente envolvendo um atleta com deficiência visual presente no local para a disputa dos Jogos Paralímpicos. Segundo a montadora, a pessoa não ficou ferida, já que a colisão foi a 2 km/h, mas foi o suficiente para ligar o sinal de alerta sobre o funcionamento dos veículos.

Anunciado há alguns anos como parte de uma parceria entre a Toyota e o Comitê Olímpico Internacional, o e-Palette é uma espécie de van que, com seu motor elétrico, pode levar os atletas entre as ruas da Vila a uma velocidade de, no máximo, 20 km/h. Segundo a montadora japonesa, o acidente ocorreu em uma curva, logo após um emaranhado de pessoas atravessar um cruzamento. Ainda de acordo com a empresa, havia um operador humano para emergências.

O nível de condução autônoma do e-Pallette é de categoria 4, ou seja, faz todos os comandos do veículo sem ajuda de um humano, mas necessita de supervisão. Além disso, o produto ainda está em testes para poder ser levado, de fato, ao mercado, o que sugere que falhas como essas poderiam mesmo acontecer. A Vila Olímpica, porém, não havia registrado outros acidentes até o momento.

Continua após a publicidade

Segundo o Comitê Paralímpico, o atleta, que não teve sua nacionalidade divulgada, está bem e voltou para sua residência normalmente, além de estar apto a competir. Não há previsão para que o e-Palette volte a operar durante a Paralimpíada, que acontece até o próximo dia 5 de setembro.

Fonte: Electrek