RCS do iOS 18 ainda não está disponível nas operadoras brasileiras
Por Bruno De Blasi • Editado por Léo Müller |
O iOS 18 trouxe o novo protocolo de mensagens de texto RCS para o iPhone, mas nenhuma operadora brasileira liberou a função para seus clientes até o momento. A informação é da própria Apple e confirmada com as empresas locais pelo Canaltech. Já disponível no Brasil para aparelhos Android, a nova tecnologia que substitui o SMS confere mais segurança e recursos modernos, como envio de mídias em alta qualidade e avisos de leitura.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Switch 2 entra em produção com duas telas e preço de US$ 400
- NASA recria "aranhas" de Marte em laboratório
A realidade é oposta ao que vemos nos Estados Unidos e Canadá, onde operadoras como AT&T, Bell, Virgin Mobile, T-Mobile, Verizon e afins aderiram imediatamente. O novo protocolo também já está disponível para clientes de operadoras de alguns países da Europa.
Sem previsão no Brasil
O Canaltech entrou em contato com as principais companhias brasileiras de telefonia móvel. Das três, somente a Vivo informou que “já atua no desenvolvimento da integração do serviço de RCS para aparelhos com o sistema operacional iOS”, mas sem informar uma previsão de lançamento.
Em nota, a Claro informou que ainda não tinha novidades para compartilhar. Já a TIM não respondeu às solicitações até a publicação da matéria.
O texto será atualizado caso as operadoras se manifestem sobre a implementação do RCS no iOS 18.
Cabe ressaltar que as três operadoras já oferecem o RCS em celulares da Samsung, Motorola e demais marcas que utilizam Android.
VÍDEO: Chegou o novo iOS 18
O que é RCS?
Rich Communication Services (RCS) é um protocolo de comunicação que substitui o SMS e o MMS. A tecnologia aprimora o serviço de mensagens de texto, e garante a possibilidade de enviar áudios, além de vídeos e imagens de alta qualidade, ao contrário dos padrões mais antigos.
O protocolo também permite a troca de mensagens por redes Wi-Fi, sem depender somente da rede móvel oferecida pela operadora.
Por ora, o recurso está disponível em celulares Android e começou a desembarcar no universo do iPhone junto com o iOS 18.
Confira outras matérias do Canaltech: