Microsoft libera versão empresarial do Office 2024 com licença vitalícia
Por André Lourenti Magalhães | •
A Microsoft lançou hoje (16) o pacote Office 2024 LTSC (Long-Term Servicing Channel), uma alternativa para obter todos os apps da suíte de produtividade da empresa sem recorrer a uma assinatura. A compra é vitalícia, vinculada a um único dispositivo e pode funcionar sem acesso à internet.
- Clique e acompanhe o Canaltech no WhatsApp
- Nova geração do Copilot gera páginas colaborativas e usa Python no Excel
Indicado para empresas e organizações governamentais, o serviço traz os aplicativos já conhecidos do “pacote Office” — Excel, OneDrive, OneNote, Outlook, PowerPoint, Word e Microsoft Access — com recursos atualizados até 2024, com exceção de algumas ferramentas que exigem conexão online. A ferramenta passou por uma fase prévia em abril deste ano e enfim foi liberada de forma geral.
A principal vantagem do Office LTSC é o uso em computadores que precisam rodar de forma offline, como é o caso de algumas máquinas usadas em hospitais que operam em redes bloqueadas. O pacote garante o acesso perpétuo aos aplicativos básicos da MS e ainda traz cinco anos de suporte em atualizações de segurança pela Gigante de Redmond.
Qual a diferença para o Microsoft 365?
O Office LTSC dá acesso a apps como Excel e Word, mas tem muitas diferenças com relação ao Microsoft 365, serviço de assinatura da empresa que substituiu o antigo Office para o público geral.
O 365 exige pagamento mensal ou anual, pode ser usado em mais de um dispositivo, traz atualizações frequentes com novos recursos e ajustes de segurança, garante franquia de armazenamento na nuvem e ainda permite acessar as versões para navegadores e dispositivos móveis dos aplicativos.
Além disso, a assinatura garante recursos mais modernos, como a assistência de IA do Copilot e a colaboração em tempo real com outras pessoas no mesmo arquivo.
O Office LTSC 2024 é, portanto, uma versão mais simples e voltada para situações mais específicas. A Microsoft reconhece que alguns nichos têm essa demanda, mas reforça que o 365 traz mais recursos e pode operar sem conexão com a internet por até seis meses.
Versão para consumidores pode chegar em breve
A Gigante de Redmond também informou que pretende lançar uma versão do Office LTSC para consumidores individuais e vai compartilhar mais informações sobre o serviço “nas próximas semanas”. Além disso, a empresa pode lançar uma versão empresarial do Windows 11 no mesmo molde ainda neste ano.
Os valores do serviço variam por empresa e podem ser consultados em microsoft.com/pt-br/microsoft-365/enterprise.
LEIA TAMBÉM: