Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MWC 2023 | Nubia Pad 3D é tablet com tela 3D que não precisa de óculos

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Março de 2023 às 09h51

Link copiado!

Reprodução/ZTE
Reprodução/ZTE
Nubia Pad 3D

A ZTE e sua submarca Nubia estão presentes na MWC 2023, trazendo diversas novidades pensadas para um futuro mais conectado. Além de novos dispositivos de banda larga de acesso fixo (FWA) e promessa de maior comprometimento com aparelhos conectados, as empresas anunciaram o Nubia Pad 3D, tablet com tela 3D que funciona sem óculos dedicados, e o Nubia Neovision Glass, a aposta das marcas para a expansão da Realidade Aumentada (AR).

Destaque dos lançamentos, o Nubia Pad 3D possui especificações robustas, apesar de um tanto antigas. O dispositivo é embarcado com processador Snapdragon 888, topo de linha da Qualcomm para 2021, acompanhado de 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão via cartões Micro SD de até 1 TB. Seu maior diferencial, como o próprio nome indica, é a presença de uma tela 3D que não exige o uso de óculos especiais.

Continua após a publicidade

O painel foi desenvolvido com tecnologia da Leia Inc., empresa especializada nesse tipo de display, e chega com 12,4 polegadas, resolução Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels em proporção 16:10 e taxa de atualização de 120 Hz. Similar às telas 3D usadas pela ASUS em seus notebooks apresentados na CES 2023, há uma camada adicional que divide a imagem de forma a exibi-la de maneira diferente para cada olho, rastreando o posicionamento do rosto do usuário com as duas câmeras frontais de 8 MP para gerar o efeito tridimensional.

Mais interessante é que o software do tablet tem a capacidade de converter conteúdo 2D em 3D, e há uma série de apps desenvolvidos pela Leia Inc. e parceiros, incluindo Gameloft, Invictus e PlayChemy, uma loja dedicada e mais de 50 games e 1.200 aplicativos educacionais que tiram proveito do display diferenciado. Fora isso, tanto a dupla de lente de selfies quanto os sensores duplos de 16 MP da traseira podem tirar fotos e capturar vídeos em 3D.

Completam a ficha técnica da novidade uma bateria generosa de 9.070 mAh com suporte a carregamento rápido de 33 W, quatro speakers com som espacial Dolby Atmos, porta USB-C 3.1 Gen 1 com taxas de transferência de 5 Gbps e saída de vídeo, pogo pins para uso de acessórios ainda não anunciados, Wi-Fi, Bluetooth, capa protetora inclusa na caixa composta de tecido que imita couro e Android 13 de fábrica.

Continua após a publicidade

Nubia Neovision Glass é aposta em AR

Além do tablet 3D, a Nubia apresentou ainda o Neovision Glass, sua aposta para o segmento de Realidade Aumentada, um dos focos da MWC neste ano com soluções apresentadas por companhias como a Xiaomi. O acessório tem design minimalista muito similar ao de óculos escuros tradicionais, pesa apenas 79 gramas e parece focar no consumo de conteúdo, sendo o primeiro da categoria a contar com certificações da TÜV Rheinland e Hi-Res de áudio de alta definição.

A imagem fica a cargo de telas Micro OLED que geram um painel equivalente a 120 polegadas, com resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels, alta densidade de 3.500 PPI e brilho intenso de até 1.800 nits. O campo de visão é de 43°, e há níveis amplos de ajuste para miopia, indo de 0 a 500°, eliminando a necessidade do uso de lentes corretivas e outros acessórios. O dispositivo é plug-n-play, funciona como um display externo ao ser conectado, e seria compatível com inúmeros aparelhos, incluindo PCs, videogames, drones e outros.

Continua após a publicidade

ZTE anuncia novidades para banda larga 5G

A ZTE também aproveitou a oportunidade para apresentar duas novidades para o segmento de banda larga móvel (MBB) e FWA baseadas no 5G, começando pelo FWA Gen 5, dispositivo de internet móvel fixa mais avançado da empresa. O aparelho se destaca por já trazer as novidades do pacote Release 17 da 3GPP, o órgão que estabelece as especificações das redes móveis globalmente, trazendo a 5ª geração de antenas inteligentes da marca, garantindo assim um sinal 20% mais intenso.

Também estão presentes uma porta ethernet de 10 Gbps, para fornecimento de rede com fio de alta velocidade, e Wi-Fi 7 Triple Band, que opera nas faixas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz para proporcionar taxas de transferência de até 21 Gbps. Completa a lista de recursos aprimorados a integração ao protocolo Matter de dispositivos inteligentes, permitindo a comunicação com diferentes plataformas, incluindo Google Home e Apple HomeKit.

Continua após a publicidade

O segundo lançamento é uma versão GIS (Green, Intelligent and Security, ou Verde, Inteligente e Segurança em tradução livre) do MC888 Pro, um dos aparelhos de FWA mais avançados da ZTE. Desenvolvido com o conceito de GIS como pilar principal, a novidade é fabricada com plástico reciclado pós-consumo (PCR), promete reduzir o consumo de energia em 10% graças a otimizações e traz novos cenários de proteção da rede para segurança de dados.

Preço e disponibilidade

Dos dispositivos apresentados, apenas o Nubia Pad 3D teve detalhes de disponibilidade confirmados — o tablet entra em pré-venda no próximo dia 25 de março, mas informações de preço ainda não foram divulgadas. A ZTE trabalha no Brasil, mas com foco em banda larga e infraestrutura de rede, portanto não devemos ver os aparelhos da Nubia por aqui. Dito isso, é provável que as soluções de FWA sejam trazidas para cá eventualmente.

Continua após a publicidade

ZTE Nubia Pad 3D: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD 3D de 12,4 polegadas com resolução Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels, proporção 16:10, taxa de atualização de 120 Hz
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 16 MP + 16 MP com suporte a capturas em 3D
  • Câmera frontal: 8 MP + 8 MP com suporte a capturas em 3D
  • Bateria: 9.070 mAh com carregamento rápido de 33 W
  • Dimensões: N/A
  • Peso: N/A
  • Extras: Wi-Fi, Bluetooth, USB-C 3.1 Gen 1 (5 Gbps) com saída de vídeo, som quad estéreo com Dolby Atmos, expansão via cartões MicroSD de até 1 TB, conversão de conteúdo 2D em 3D, pogo pins para acessórios, capa inclusa de tecido que imita couro
  • Cores disponíveis: preto
  • Sistema operacional: Android 13

Fonte: FoneArena