Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MWC 2023 | Xiaomi mostra óculos com telas realistas e controle por gestos

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Fevereiro de 2023 às 08h39

Link copiado!

Divulgação/Xiaomi
Divulgação/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

Durante a MWC 2023, a Xiaomi apresentou um conceito que revela como devem ser as apostas da empresa no mercado de dispositivos AR. Os Wireless AR Glasses trazem telas com alto grau de realismo e suporte para controle por gestos, entre outros recursos.

Um dos maiores atrativos do produto é sua capacidade de conexão com PCs ou smartphones sem fio, mantendo uma alta performance e latência de 50 ms. Para isso, ele usa uma tecnologia própria da Xiaomi, que engloba soluções de Wi-Fi e Bluetooth.

Continua após a publicidade

Com isso, é possível interagir com janelas para abertura de programas ou jogos, de forma mais fluida. É aí que os controles por gestos tornam-se mais úteis: com um movimento de pinça, o usuário pode mover os elementos de acordo com o que achar mais pertinente, por exemplo.

Ao mostrar a palma da mão na direção frontal, um raio laser se estende até a superfície das janelas. Ele pode ser usado como um ponteiro de mouse, que complementa a experiência de desktop virtual.

Quando se abre um jogo compatível com os óculos, os movimentos podem ser usados para mirar e atirar. O dispositivo ainda oferece suporte para uso com dispositivos de casa inteligente por meio da Xiaomi Home UI, em que há como ligar ou desligar um interruptor virtual para controlar uma lâmpada, por exemplo.

Continua após a publicidade

Xiaomi Wireless AR Glasses têm tela realista e construção leve

As telas internas dos óculos trazem tecnologia “em nível de retina”, com Micro OLED e prismas com três superfícies para guiar a luz interna. Este painel ainda conta com 57 PPD (pixels por grau) e brilho máximo de 1.200 nits.

As lentes eletrocrômicas presentes nos óculos permitem que eles sejam utilizados ao ar livre sem grandes dores de cabeça. Esta tecnologia é capaz de escurecer o display sem a necessidade de tampas físicas, para quando for hora de assistir um filme ou outra tarefa que não exija interação com o mundo real.

Continua após a publicidade

Seu conjunto de desempenho inclui um processador Snapdragon XR2 Gen 1 da Qualcomm, mas a falta de um sistema de armazenamento impede que os óculos funcionem de forma independente — portanto, ele precisa estar sempre com o pareamento ativado.

No mais, a construção do Xiaomi Wireless AR Glasses é composta por uma liga de magnésio e lítio, juntamente com fibra de carbono. Sua bateria de ânodo de silício-oxigênio também deixa o peso mais baixo — com 126 gramas, ele deve manter o conforto mesmo após longas horas de uso.

Como os óculos são apenas um conceito, não há previsão de vendas para o público geral. Porém, ele serve como uma indicação de que a Xiaomi pode apresentar uma opção AR/VR em algum momento dos próximos meses ou anos.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police, XDA Developers