Publicidade

CES 2023 | ASUS Vivobook Pro 16X 2023 traz tela OLED 3D e CPUs Intel de 13ª gen

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Asus
Asus
Tudo sobre ASUS

Seguindo com os anúncios da CES 2023, a ASUS apresentou nesta quarta (4) a nova geração do Vivobook Pro 16X OLED, modelo premium avançado da marca que atende aos "prosumers", o público comum que ocasionalmente trabalha com criação de conteúdo.

Além dos recém-anunciados processadores Intel e GPUs Nvidia, o lançamento chama atenção pela inédita tela OLED 3D, o botão de atalho rápido ASUS DialPad, a versão atualizada da camada antimicrobiana da empresa e a ficha técnica poderosa.

O Vivobook Pro 16X 2023 estreia equipado com os processadores Intel Raptor Lake-HX de 13ª geração, com até 24 núcleos e 32 threads trabalhando a até 5,6 GHz, acompanhados das GPUs Nvidia GeForce RTX 4000 mobile. É possível configurar o dispositivo com até 64 GB de RAM DDR5-4800, havendo possibilidade de upgrade nos dois slots, e até 2 TB de armazenamento SSD, também permitindo a expansão pelo usuário.

Continua após a publicidade

A ASUS garante que o sistema avançado de resfriamento do notebook é capaz de manter 150 W de consumo (55 W da CPU + 95 W da GPU) em cargas de trabalho intensas, aspecto reforçado pelo peso de 2,1 kg e espessura de 21,9 mm, elevados possivelmente como reflexo da refrigeração encorpada. Com 16 polegadas, o display do novo Vivobook Pro é um dos principais destaques, estando disponível em duas versões.

O modelo mais básico trará painel IPS LCD em proporção 16:10, com resolução 2,5K de 2560 x 1600 pixels, taxa de atualização de 165 Hz e 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3, junto à certificação de alta precisão da Pantone. Já a variante mais avançada adotará a inédita tela ASUS Spatial Vision, um display OLED 16:10 com resolução 3,2K de 3200 x 2000 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, 100% de cobertura da gama DCI-P3 e tecnologia 3D.

Continua após a publicidade

A gigante desenvolveu camadas adicionais para o painel — uma lente lenticular para direcionar o foco a regiões específicas, e uma camada de cristal líquido responsável pela conversão do 2D em 3D — que geram o efeito sem o uso de óculos, semelhante ao SpatialLabs da Acer. Segundo a marca, a função tridimensional visa proporcionar maior imersão para games e vídeos, e dar melhor noção a criadores de conteúdo e outros profissionais durante o desenvolvimento.

A funcionalidade seria compatível com uma ampla lista de softwares, incluindo as engines de games Unreal e Unity, a API gráfica Vulkan e até a plataforma SteamVR, e suportaria formatos de arquivos variados importantes na indústria, como .FBX, .OBJ e .MP4. Fecha o pacote de funções especiais da linha a Antimicrobial Guard Plus, nova geração da camada antimicrobiana da ASUS aplicada sobre áreas sensíveis, como teclado e trackpad, agora capaz de impedir a proliferação de vírus da covid-19 e das gripes H1N1 e H3N2.

Conectividade é mais um ponto forte do aparelho, havendo duas portas Thunderbolt 4 (40 Gbps), duas portas USB-A 3.2 Gen 1 (5 Gbps), leitor de cartões SD UHS-II com taxas de transferência de até 312 MB/s, HDMI 2.1, porta Ethernet de 1 Gbps, Wi-Fi 6E e conector P2 para fones de ouvido e microfone.

Continua após a publicidade

No mais, o Vivobook Pro 16X 2023 traz certificação militar MIL-STD-810H de resistência a impactos, radiação e umidade, MUX Switch para desativar a iGPU e acessar a GPU dedicada direto da tela do notebook, som estéreo da Harman Kardon com Dolby Atmos, HDR com Dolby Vision, atalho DialPad para acessar configurações rápidas no trackpad, webcam Full HD com infravermelho para biometria facial, leitor de digitais no botão de energia, sensor para calibração automática de cores da tela e Windows 11 de fábrica.

Todos os produtos apresentados pela ASUS na CES 2023 terão detalhes de preço e disponibilidade revelados apenas nos próximos meses.