Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Matter quer revolucionar a casa inteligente com uso entre Apple, Amazon e Google

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Novembro de 2022 às 07h49

Link copiado!

Imagem: Reprodução/Apple
Imagem: Reprodução/Apple

Se você já se aventurou a comprar um dispositivo para casa inteligente — seja uma lâmpada, uma câmera de segurança ou outro produto do gênero — sabe o quanto pode ser complicado pareá-lo com o Wi-Fi e gerenciá-lo entre smartphones e tablets de diferentes marcas e ecossistemas. Para tornar a experiência mais conveniente, o novo padrão Matter chega ao mercado para revolucionar o segmento de smart home, garantindo que todo acessório seja compatível com qualquer fabricante, independente de marca e preço.

O objetivo da Connectivity Standards Alliance (CSA, ou Aliança de Padrões de Conectividade em tradução livre), organização responsável pela criação do Matter, é que todo produto inteligente tenha o mesmo método de pareamento e que possa ser reconhecido e controlado por qualquer dispositivo entre diferentes ecossistemas.

Continua após a publicidade

Dispositivos com Matter terão configuração padronizada entre marcas e dispositivos, tendo em mente um conjunto consistente de etapas com foco em privacidade e segurança.

Um estudo da Parks Associates afirma que 36% dos consumidores acham difícil conectar um dispositivo inteligente, com passos complicados e desafiadores. E a intensão do Matter é simplificar a vida de todos.

Como será o pareamento com Matter?

Continua após a publicidade

Todo dispositivo Matter terá um código de configuração no aparelho, na embalagem ou no aplicativo. Usuários poderão pareá-lo via código QR, NFC ou código numérico utilizando o software que preferir, seja o que já vem pré-instalado no seu smartphone ou tablet ou o da fabricante do acessório inteligente.

Além disso, algumas plataformas ou aplicativos poderão automatizar o processo de pareamento, detectando o acessório assim que estiver ligado e enviando uma notificação para o celular, tablet ou caixa de som inteligente para dar continuidade com a instalação.

Para maior praticidade, algumas lojas e dispositivos permitirão que um acessório seja vinculado à sua conta na hora da compra para facilitar ainda mais a instalação.

"Seja você um especialista em casa inteligente ou apenas começando, o Matter oferece um fluxo de configuração familiar e consistente para tornar a integração simples, confiável e segura", diz a CSA em um de seus vídeos.

Continua após a publicidade

Empresas e acessórios certificados com Matter

Empresas como Apple, Amazon, Google e Samsung já confirmaram o uso do Matter em seus ecossistemas e fabricantes como Philips, Aqara, TP-Link e Nanoleaf, além de muitas coisas, afirmam que estão desenvolvendo novos dispositivos com suporte ao padrão.

O Google deve liberar uma atualização em breve para oferecer suporte nativo do Matter no Android, e dispositivos Nest também receberão um update em breve com melhor suporte ao padrão.

Continua após a publicidade

Dessa forma, em um futuro breve usuários Android poderão controlar uma lâmpada inteligente registrada por usuários de iPhone e vice-versa, utilizando inclusive comandos por voz via Alexa, Google Assistente ou Siri.

Em questões de segurança e privacidade, a CSA garante que todo dispositivo com Matter utiliza conectividade local para melhor controle da casa inteligente, sendo completamente desnecessário a conexão com a nuvem.

A CSA afirma que quase 200 produtos já receberam ou estão em processo de liberação para receber o certificado de uso do Matter. Assim, a venda de acessórios com o novo padrão de conectividade deve acontecer nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Inicialmente o Matter será suportado por sensores de movimento, termostatos, tomadas, fechaduras e iluminação inteligente. A CSA garante que "novas categorias de dispositivos" são adicionados no futuro, incluindo câmeras de segurança, detectores de fumaça e dióxido de carbono, além de eletroeletrônicos (como geladeira, fogão, forno, microondas, etc.) e "gerenciamento avançado de energia".

Fonte: Matter