Publicidade

Linha Galaxy Tab S9 é flagrada com mesmo chip do Galaxy S23

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Samsung)
(Imagem: Divulgação/Samsung)
Tudo sobre Samsung

Protagonizando um número crescente de vazamentos, a família Galaxy Tab S9 foi flagrada no banco de dados do Geekbench 6, reforçando não apenas alguns dos modelos que devem compor a linha, como ainda os chips que a Samsung deve adotar nas novidades. Ao que parece, os modelos premium devem contar com o mesmo processador do Galaxy S23, enquanto os modelos mais básicos podem espelhar as configurações do Galaxy A54.

Destaques entre os aparelhos, os mais avançados Galaxy Tab S9 Ultra e Tab S9 foram encontrados nos registros do benchmark pelos seus números de modelo, SM-X916B e SM-X716B, respectivamente — em comparação, o Tab S8 Ultra era identificado pelo número SM-X906B, enquanto o Tab S8 atendia por SM-X706B, com variações apenas na letra final, que muda de acordo com a região.

Como esperado, ambos utilizam o mesmo processador, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, a solução customizada da Samsung lançada junto à família Galaxy S23, acompanhada por aqui de 8 GB de RAM. A performance também é similar: o mais robusto Ultra entrega 2.054 pontos em single-core e 5.426 pontos em multi-core, enquanto o modesto Tab S9 atinge 1.929 e 4.735 pontos, respectivamente. É visível como o maior espaço dos tablets fornece melhor dissipação de calor, garantindo pico de performance maior.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Se por si próprios já são uma boa notícia, por entregarem a máxima performance do processador mais recente da Qualcomm, esses números são ainda mais animadores quando os comparamos com o que o Tab S8 Ultra e o Tab S8, equipados com o Snapdragon 8 Gen 1 fabricado pela Samsung, oferecem.

O aparelho premium da geração anterior entrega 1.709 pontos com um núcleo, e 3.797 pontos em multi-core, o que representa avanços massivos de 20% em single-core e 43% em multi-core. O resultado é similar no Tab S8 base.

Caso se comprovem, os ganhos são suficientes para serem perceptíveis no uso real, e devem ainda ser associados à maior eficiência, estendendo a já razoavelmente grande autonomia dos tablets da gigante sul-coreana. Também é válido destacar como ambos parecem já sair de fábrica com Android 13 e a interface One UI 5.1, que trouxe melhorias importantes no desempenho e animações.

Ainda no Geekbench, foram encontrados resultados para o SM-X516B e SM-X616B, ambos números de modelo inéditos. Considerando a hierarquia vista na linha Tab S8, acredita-se que estes sejam o Galaxy Tab S9 FE, ou mesmo Tab S9 Lite, séries de baixo custo que empregam especificações mais simples, mas buscam entregar uma experiência premium com a construção e outros recursos.

Ambos os registros trazem o Exynos 1380, novo processador da Samsung utilizado no Galaxy A54, mas há diferenças de memória — o X516B possui 6 GB, enquanto o X616B traz 8 GB, o que pode sugerir que os aparelhos são apenas variantes de um mesmo modelo. Apesar disso, o desempenho é quase idêntico, chegando aos 991 pontos em single-core e 2.410 pontos em multi-core.

Isso gera uma situação curiosa: se o tablet em questão for o Tab S9 Lite, teremos uma boa evolução de desempenho, mesmo frente ao Tab S6 Lite 2022, que utilizava o Snapdragon 720G. No entanto, se este for o Galaxy Tab S9 FE, só teremos ganhos reais se a comparação for feita com o Tab S7 FE 5G, munido do Snapdragon 750G, já que o modelo Wi-Fi com Snapdragon 778G fornece performance similar.

Continua após a publicidade

Também é preciso considerar a clássica questão de otimização de aplicativos, que costumam rodar melhor em plataformas da Qualcomm.

Linha Galaxy Tab S9 deve contar com IP67

Esperados ainda este ano, os novos Samsung Galaxy Tab S9 devem seguir uma temática parecida à da linha Galaxy S23, trazendo apenas refinamentos em comparação aos seus antecessores, mas com mudanças suficientes para entregar melhorias significativas de usabilidade.

Além de certificação IP68 de resistência à água e poeira, espera-se um visual levemente redesenhado, com câmeras sem módulo na traseira, e a chegada de tela OLED ao modelo base.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o modelo básico encontrado — seja o Galaxy Tab S9 FE ou o Galaxy Tab S9 Lite — ainda seguem um mistério, não tendo sido visto em vazamentos até então.

Com isso em mente, olhando para as gerações anteriores, é possível esperar por uma construção premium e alguns recursos avançados, como suporte à S Pen, mas cortes devem ser realizados em áreas como o display, além do próprio desempenho.

Fonte: Geekbench (1, 2, 3, 4), via GSMArena (1, 2)