Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 grandes novidades da One UI 5.1

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Fevereiro de 2023 às 08h52

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung apresentou oficialmente a One UI 5.1 com um conjunto parrudo de novidades e melhorias. A chegada da linha Galaxy S23 é o marco de transição para a nova versão do Android modificado, atualizado com novos recursos da própria fabricante sul-coreana e do Google.

Ainda não foi divulgada a data oficial a partir da qual a One UI 5.1 começa a chegar a todos — e provavelmente isso nem deve ocorrer. Como nas atualizações anteriores, a Samsung deve liberar gradualmente o arquivo para os usuários, respeitando a hierarquia dos aparelhos.

Os modelos mais recentes e topos de linha devem ser contemplados antes, enquanto os mais antigos ou menos potentes podem ficar para depois. Fato é que todos os celulares que migraram para a One UI 5 devem receber o update em algum momento. Mas você já sabe quais as principais mudanças do novo sistema operacional?

Continua após a publicidade

As principais novidades da One UI 5.1

8. Câmera mais intuitiva

As câmeras frontais ganharam um recurso para mudança de tom de cor para selfies. Basta usar o botão de Efeitos, posicionado na lateral da tela, para deixar suas fotos mais claras, mais escuras ou com a paleta de cores mais alinhada ao tom desejado.

Para quem curte fotos mais profissionais, o aplicativo Expert RAW ganhou um atalho no menu "Mais". Antes, ele ficava meio escondido e pouca gente sequer sabia da sua existência. Agora, dá para produzir imagens de alta qualidade sem processamento ou compactação, ideal para quem vai editá-las futuramente.

7. Galeria totalmente renovada

A Galeria deve ser uma das áreas mais alteradas pelas One UI 5.1. A primeira mudança deve ser a introdução do álbum de família compartilhado, que receberá recomendações para adição de fotos graças ao reconhecimento dos rostos. Cada integrante da família — limitado a seis pessoas — terá 5 GB de armazenamento para guardar suas mídias de modo integrado.

O app também deve adicionar um recurso de ajuste automático em fotografias para remover sombras e reflexos incômodos. Esta novidade afetará também GIFs, proporcionando melhor resolução e uma visualização com menos interferências visuais.

Continua após a publicidade

A Galeria também passará a exibir mais informações sobre fotos e vídeos, como o local onde foi feito o registro, o dispositivo e o local exato do armazenamento. Aliás, as capturas de tela poderão ser salvas em pastas específicas definidas pelo usuário.

O acréscimo de dados deve deixar a ferramenta de pesquisa mais poderosa, porque dará mais opções ao buscar por algo, incluindo a possibilidade de adicionar mais de uma pessoa ou múltiplos assuntos. Segundo a Samsung, será possível procurar por alguém apenas tocando no seu rosto em alguma foto, sem nem precisar saber o nome.

6. Realidade aumentada com emojis

A One UI 5.1 terá suporte ao uso de emojis no lugar de rostos das pessoas ao tirar fotografia. Você poderá escolher até três pessoas ao mesmo tempo para ter o rosto modificado por qualquer emoji.

Continua após a publicidade

Além disso, os pincéis agora foram reposicionados na tela principal do AR Doodle para facilitar o acesso. A ideia é permitir o reposicionamento ou redimensionamento dos seus rabiscos mesmo após a conclusão da criação. A borracha, inclusive, foi modificada para apagar apenas uma parte dos desenhos, sem precisar remover tudo como antes.

5. Widgets de bateria e clima

Os widgets são um recurso que geralmente provoca reações variadas no usuário, bem no estilo "ame-o ou odeie-o". A One UI 5.1 deve trazer novas opções para a bateria e o clima.

Continua após a publicidade

A primeira permite identificar o nível restante de energia diretamente na tela inicial do dispositivo. É possível visualizar também o quanto resta de bateria dos seus Galaxy Buds, Galaxy Watch e outros dispositivos compatíveis.

Na questão climática, o utilitário passará a mostrar uma animação reformulada e trazer um breve resumo das condições meteorológicas do momento. A mudança deve permitir identificar mais rapidamente se o clima está ensolarado, nublado, com chuva ou com neve.

4. Modos e Rotinas otimizados

A atualização permitirá definir um papel de parede diferente na tela de bloqueio e na tela inicial com base em sua atividade atual. Dá para personalizar o ambiente durante o trabalho, ao se exercitar ou enquanto relaxa após um dia estressante. O software também permite iniciar rotinas automaticamente ao usar o Modo Avião ou o Mobile Hotspot.

Continua após a publicidade

As rotinas agora podem abrir aplicativos automaticamente, ajustar o equilíbrio de som esquerdo e direito e outras otimizações. As ações permitem controlar o Quick Share, a sensibilidade ao toque e até trocar o estilo da fonte.

3. Conexões com PC e outros dispositivos

A One UI 5.1 facilitou o compartilhamento de conteúdos com pessoas para colaboração em álbuns, notas e calendários. É possível criar um link para ser compartilhado por aplicativos, e-mail ou redes sociais. O Samsung Notes, por exemplo, agora permite a redigir notas colaborativas, que podem ser editadas por várias pessoas ao mesmo tempo.

O sistema agora permite o compartilhamento de mouse, teclado ou trackpad do Galaxy Book com os celulares e tablets. Esse recurso permite também copiar, colar e transferir conteúdo entre esses aparelhos vinculados. Isso pode ser feito até com caixas de som conectadas via Wi-Fi, possibilitando que vários dispositivos controlem a música tocando por meio do Spotify Connect ou do Chromecast.

Continua após a publicidade

Por fim, a atualização deve melhorar também as conexões com a internet sem fio. Se você tiver conectado em um ponto de acesso no PC, poderá compartilhar a conexão com o telefone celular sem precisar digitar a senha.

2. Secretária eletrônica da Samsung

O recurso de conversão de voz em texto da Bixby permite atender a chamadas automaticamente para anotar recados. Quando você não puder falar no momento, a pessoa que ligou poderá deixar um recado que será transformado em um bate-papo por texto ou lido em voz alta para o usuário. Por enquanto, este é um recurso exclusivo do inglês e do coreano, mas pode chegar futuramente para mais idiomas.

Continua após a publicidade

1. Ajustes em aplicativos da One UI 5.1

A One UI 5.1 terá uma adição muito interessante no app de Configurações. Agora, a solução vai sugerir ferramentas e ajustes para otimizar as tarefas no seu aparelho, ajudando quem tem pouco conhecimento técnico.

Já o navegador Samsung Internet deve permitir a localização de nomes das pastas de Favoritos ou de abas agrupadas. O Samsung DeX deve receber melhorias no modo de tela dividida, otimizando a execução do app em telas maiores.

Por fim, o aplicativo de Clima, além do widget, também deve exibir as informações de modo mais intuitivo no aplicativo. A ideia é facilitar a compreensão da previsão do tempo e visualizar dados úteis mais facilmente na tela de início.