Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rival da Apple em patentes, AliveCor celebra banimento do Apple Watch

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Dezembro de 2023 às 10h02

Link copiado!

Apple
Apple
Apple Watch Series 9

A Apple foi obrigada a retirar modelos de Apple Watch das suas lojas nos Estados Unidos por conta de uma disputa de patentes com a empresa de saúde Masimo, mas a decisão também repercutiu com uma rival mais antiga da Maçã: a AliveCor. 

Em 2015, a companhia de equipamentos de saúde abriu um processo semelhante em relação ao sistema de eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch. 

Continua após a publicidade

Na época, a companhia já alegava que tecnologias teriam sido copiadas de forma indevida, após a realização de reuniões que supostamente seriam voltadas para o planejamento de uma parceria entre as empresas. 

A AliveCor chegou a solicitar a paralisação das vendas do Apple Watch Series 4 junto à International Trade Commission (ITC), assim como fez a Masimo recentemente. 

Ao mesmo tempo, a empresa abriu um processo antitruste contra a Apple, já que a marca de Cupertino estaria dificultando o acesso de competidores ao monitoramento de batimentos cardíacos por meio de aplicativos de terceiros. 

Continua após a publicidade

Por meio de um comunicado oficial, a AliveCor demonstrou apoio à ITC e à administração Biden, por não ter vetado a decisão de retirar os relógios do mercado no período em que isso era possível:

“Esta é a segunda vez em menos de 12 meses que o presidente Biden permitiu que a Ordem de Exclusão da International Trade Commission (ITC) intervenha contra importações de Apple Watches que violam as patentes de [empresas] inovadoras pequenas dos EUA. Ainda neste ano, a patente da AliveCor para a sua tecnologia de eletrocardiograma (ECG) liberada pelo FDA [Food and Drug Administration] foi similarmente afirmada, e nós mostramos nosso apoio à Masimo em seu confronto com a Apple Companhias inovadoras e consumidores do setor da saúde devem se sentir encorajados que as gigantes da indústria estão sendo responsabilizadas por práticas anticompetitivas que poderiam limitar o acesso a tecnologias com o potencial de salvar vidas” 

Apple Watch saiu das lojas nos EUA

A disputa da Apple com a Masimo é centrada no recurso de monitoramento de níveis de oxigênio no sangue, presente no Apple Watch Series 9 e no Watch Ultra 2. Após a decisão do ITC, os produtos foram retirados das lojas online e físicas no dia 21 de dezembro. 

Continua após a publicidade

Ainda não foi divulgado um possível prazo para que os relógios voltem aos EUA, mas a marca está trabalhando em uma atualização de software para alterar a forma que o monitoramento de oxigênio funciona. A Masimo afirma que essa seria uma solução “insuficiente”, exigindo uma mudança de hardware nos relógios. 

Fonte: 9to5Mac