Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Próximo Apple Watch pode trazer alerta de afogamento

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Abril de 2024 às 14h59

Link copiado!

Yuri Souza/Canaltech
Yuri Souza/Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple poderá trazer um novo recurso de emergência para a próxima geração do seu relógio Apple Watch, por meio de uma função que detectaria e enviaria alertas caso fosse detectado um caso de afogamento. A tecnologia foi detalhada por meio de uma patente registrada pela marca com o nome de “Dispositivo Vestível Usado como um Salva-Vidas Digital”. 

De acordo com a documentação enviada ao escritório de patentes dos EUA, o objetivo da tecnologia é oferecer “uma solução mais simples e econômica para sistemas de prevenção de afogamentos que podem ser implantados em todos os tipos de piscinas”. 

Continua após a publicidade

Para isso, o produto enviaria alarmes para dispositivos próximos quando uma pessoa usuária do Apple Watch apresentasse sinais corporais específicos de quem está se afogando, como:

  • Aumento repentino no ritmo de batimentos cardíacos
  • Queda repentina nos índices de oxigenação do sangue
  • Irregularidades detectadas na coordenação dos membros corporais, e dos padrões de estilos de natação

Ao mesmo tempo, o sistema detectaria a própria presença do relógio, por conta das diferenças de recepção de sinal de rede causadas pelas distinções de densidade da água e do ar. Isso poderia ser feito por meio de sensores já existentes no Apple Watch, que atualmente tem resistência contra mergulhos.

Continua após a publicidade

Como já acontece com outros recursos de saúde e emergências, ele ainda precisa ser aprovado por órgãos competentes para ser utilizado adequadamente em produtos vendidos de forma comercial. Portanto, a adoção da novidade pode não ocorrer imediatamente, e deve aparecer aos poucos em diferentes países. 

Vale lembrar ainda que o registro de uma patente não é garantia de que a tecnologia será efetivamente utilizada, já que isso ainda depende de diversos testes de viabilidade. Além disso, é possível que a empresa tenha apenas a intenção de se proteger judicialmente das inovações de empresas rivais. 

Rumores anteriores já mostraram que a Apple pode trazer diversas novidades para o chamado Apple Watch “X” neste ano, incluindo um recurso que recomendaria testes médicos com base em informações como flutuações da pressão sanguínea. Também são esperadas alterações no design do relógio, baterias maiores e mais. 

Fonte: USPTO