Como calibrar os sensores do Apple Watch

Como calibrar os sensores do Apple Watch

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 12 de Julho de 2021 às 21h40
Imagem: Klim Musalimov/Unsplash

Não há dúvidas de que o Apple Watch é um poderoso gadget para medir a atividade física diária do usuário. Em conjunto com o app Fitness, é possível medir facilmente o tempo de exercício realizado, a quantidade de calorias queimadas no corpo e o período em pé, além do acompanhamento constante dos batimentos cardíacos (em movimento e repouso).

Com tantos sensores funcionando em conjunto, é preciso que estejam bem alinhados e funcionando corretamente para que o relógio inteligente seja capaz de fornecer dados com precisão. Caso você esteja notando alguma irregularidade nas informações, há indício de que seu Apple Watch precisa ser calibrado para melhorar a eficiência dos cálculos do app Exercício e Fitness.

É importante mencionar que o Apple Watch utiliza seus dados de GPS para entregar melhor resultado de relatório. Quando há limitação de sinal de rede, a calibragem do relógio ajuda o dispositivo a identificar com precisão seu nível de preparo físico e o ritmo. Portanto, vale a pena seguir este tutorial para garantir uma amostragem de dados com alta qualidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Confira, abaixo, os métodos de calibragem disponíveis no iPhone e Apple Watch para regularizar os sensores do aparelho.

Calibrando os sensores do Apple Watch

1. Nos Ajustes do iPhone

Passo 1: na tela inicial, abra o app Ajustes.

Abra os Ajustes do iPhone para configurar a calibração - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: abra o menu "Privacidade".

Abra a seção de "Privacidade" nos ajustes do iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: para continuar, é preciso que a opção "Serviços de Localização" esteja ativada. Depois, entre na seção "Serviços do Sistema".

Role a tela para baixo e entre nos "Serviços do Sistema" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: certifique-se de que a opção para "Calibragem de Mov./Dist." esteja ativada.

Certifique-se de que a opção acima esteja selecionada para calibrar o Apple Watch - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

2. No app Apple Watch do iPhone

Passo 1: na tela inicial, abra o aplicativo "Watch".

Abra o aplicativo Watch no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: toque em "Privacidade".

Acesse os ajustes de privacidade no app Watch - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: selecione a opção "Redefinir Dados de Calibragem".

Toque na opção "Redefinir Dados de Calibragem" para melhorar os cálculos de relatório do app Atividade - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

3. No Apple Watch

Para o Apple Watch, você deve calibrá-lo utilizando o aplicativo de Exercício e ir a um local aberto com bom sinal de GPS. Basta tocar em "Caminhada ao Ar Livre" ou "Corrida ao Ar Livre" e caminhar/correr normalmente por, pelo menos, 20 minutos. Caso você tenha um Apple Watch Series 1 ou inferior, precisará levar o seu iPhone ao praticar o exercício para calibração.

É recomendável concluir o treino no tempo indicado, no entanto, você também pode completá-lo em várias sessões de exercício. Também é possível calibrar em 20 minutos para diferentes velocidades do caminhar ou correr. Assim, o acelerômetro do Apple Watch continuará sendo calibrada para assimilar seus ritmos em velocidades variadas.

Utilize o app Exercício para calibrar os sensores do Apple Watch - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.