Publicidade

Xiaomi pode lançar celular com câmera flip interna para lente traseira e selfies

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Maio de 2021 às 14h50

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Mi Mix Fold

É muito comum que grandes fabricantes registrem patentes curiosas e bastante diferentes, como maneira de garantir que outras companhias não utilizem tecnologias ou construções semelhantes. Esse foi o caso do aparelho com dobra dupla e suporte à S-Pen cadastrado pela Samsung, bem como do telefone com visual de iPhone 12 e módulo de câmeras em formato de raio da Xiaomi.

Agora, a fabricante chinesa volta a chamar a atenção com mais uma patente, publicada no final de abril. Mais radical que a anterior, o novo aparelho descrito sugere o uso de uma câmera sob o display também capaz de atuar como a lente traseira principal do dispositivo. Para isso, o celular utilizaria um mecanismo interno de rotação.

Novo celular da Xiaomi com câmera flip interna

Continua após a publicidade

A patente, publicada em 29 de abril e descoberta pelo site LetsGoDigital, detalha o funcionamento da câmera, que será baseada em um design sob o display. Por padrão, o sensor estará virado para a parte de trás, acompanhado das câmeras secundárias. Quando a câmera frontal é solicitada pelo usuário, um sistema magnético ou motorizado fará a rotação para a parte frontal, e um pequeno trecho do display, marcado com o quadrado azul, será desativado.

As informações também sugerem que a Xiaomi tem preferência pelo uso de um sistema magnético, em virtude da durabilidade. As imagens anexadas mostram o posicionamento do mecanismo a ser utilizado, além da área da tela que será desativada para que a câmera frontal funcione. Curiosamente, de acordo com a documentação, a tecnologia será funcional não apenas em telas OLED, como também em painéis LCD, além de possivelmente trazer foco a laser.

Mi Mix 4 pode ser primeiro da marca com câmera sob o display

Continua após a publicidade

Segundo rumores, diversas empresas podem seguir os passos da ZTEe lançar neste ano smartphones com câmera sob o display, incluindo a Xiaomi. Acredita-se que o especulado Mi Mix 4 possa ser o primeiro da marca a contar com a novidade em um painel de bordas curvas, acompanhada de "outras tecnologias".

Não está claro se essas tecnologias englobam o mecanismo de rotação, mas trata-se de uma hipótese que não pode ser descartada, já que a solicitação da patente foi realizada em outubro do ano passado e estaria sendo preparada para um lançamento neste ano.

Fonte: MySmartPrice, LetsGoDigital