Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi 12 não empolga e perde para o Galaxy Z Fold 3 em teste de câmera

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Abril de 2022 às 13h07

Link copiado!

Reprodução/Xiaomi
Reprodução/Xiaomi

Atual modelo base da família de topos de linha da Xiaomi para 2022, o Xiaomi 12 teve as câmeras avaliadas pelos especialistas do portal DXOMARK, mostrando desempenho sólido em fotografia. Mesmo com bons resultados, o aparelho não empolga e passa longe dos melhores dispositivos do ranking, perdendo até mesmo do Galaxy Z Fold 3 da Samsung, mesmo que por uma margem modesta.

Boa exposição, mas presença de artefatos

O Xiaomi 12 é equipado com três lentes traseiras, munidas de sensor principal de 50 MP com estabilização óptica de imagem (OIS), ultrawide de 13 MP com campo de visão de 123° e telefoto com função macro de 5 MP. Segundo o DXOMARK, o celular se destaca por apresentar boa exposição para paisagens, balanço de branco estável, bem como boas exposição, cores e foco com a lente ultrawide.

Continua após a publicidade

Outros pontos positivos incluem exposição, balanço de branco e foco automático estáveis com o uso do zoom, cores agradáveis, boa exposição e foco automático rápido durante gravações, e estabilização óptica efetiva em vídeos.

Já entre as falhas notadas pelo portal estão presença de tom azulado em fotos bem iluminadas, ruído e falta de detalhes em fotos em baixa luz, artefatos como flare e ghosting, efeito de borrão não natural no modo retrato, e subexposição em fotos noturnas.

Também foram identificados o estouro de pontos luminosos e instabilidade do balanço de branco em vídeos, a falta de detalhes em alguns vídeos em ambientes internos e noturnos, além de múltiplos artefatos em gravações, como ringing, hue shift, color fringing e mais.

Continua após a publicidade

Exemplos de fotos

Continua após a publicidade

Exemplo de vídeo

Xiaomi 12: avanços tímidos de uma geração

Continua após a publicidade

Segundo o DXOMARK, com 123 pontos, o Xiaomi 12 tem bom desempenho em fotografia e até chega a mostrar avanços em alguns departamentos em comparação ao Xiaomi Mi 11, mas ainda não tem força para encarar rivais que oferecem um conjunto mais refinado de câmeras. O aparelho ocupa a 33ª posição do ranking geral, perdendo inclusive do Galaxy Z Fold 3, cujas câmeras são tidas apenas como medianas.

Dito isso, o topo de linha básico da Xiaomi deve satisfazer os menos exigentes ao trazer algumas qualidades, incluindo boa exposição para paisagens e o balanço de branco estável em ambientes bem iluminados. O Xiaomi 12 ainda não chegou ao Brasil, mas já foi homologado pela Anatel, o que sugere que o telefone pode ser anunciado no país a qualquer momento.

Xiaomi 12: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,28 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz, HDR10+, Dolby Vision, pico de birlho de 1.100 nits
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 13 MP (Principal, f/1.9, OIS) + 13 MP (Ultrawide, f/2.4, 123°) + 5 MP (Telefoto Macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.5)
  • Dimensões: 152,7 x 69,9 x 8,2 mm
  • Peso: 180 g
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 67 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, sensor infravermelho, leitor de digitais óptico sob o display, áudio estéreo otimizado pela Harman, recarga sem fio de 50 W
  • Cores: cinza, azul, roxo e verde
  • Sistema operacional: Android 12, sob a MIUI 13
Continua após a publicidade

Fonte: DXOMARK