8 coisas que você não sabia que seu iPhone era capaz de fazer
Por Thiago Furquim • Editado por Bruno Salutes |
Ao longo dos anos, o iPhone se consolidou como um dos principais smartphones do mercado. A cada nova versão, a Apple acrescenta novos recurso e funções que o tornam útil para diversas outras tarefas que facilitam o cotidiano dos seus usuários.
- 15 coisas que você não sabia que seu Android era capaz de fazer
- 15 dicas essenciais para iniciantes no iPhone
Além disso, vários profissionais encontram maneiras criativas de usar o iPhone, seja para edições de imagens profissionais, produção de filmes e medição de superfície. Toda essa versatilidade do smartphone da Apple pode ainda ser um mistério para muitos usuários, por isso, listamos 8 coisas incríveis que se pode fazer com ele. Confira!
1. Produção musical
Profissionais e iniciantes em produção musical podem usar o iPhone para extravasarem sua criatividade. O aplicativo Garageband, gratuito para baixar na App Store, possui um estúdio de gravação portátil e permite gravar e simular instrumentos musicais, produzir podcasts, inserir áudios a partir de uma biblioteca digital e muitas outras possibilidades.
Se você for músico, basta plugar o seu equipamento no iPhone e utilizar os recursos que o Garageband disponibiliza para gravar o seu som. Para guitarristas, exite uma série de amplificadores gratuitos com as mais diversas sonoridades que simulam equipamentos clássicos. Caso você não tenha instrumentos, pode usar o touch para simular instrumentos como teclado, baixo, violão e sintetizadores.
2. Gravação de filmes
Há algum tempo, a câmera dos iPhones eram aproveitados por diretores e produtores para gravar filmes, videoclipes e outros tipos de gravações, devido à qualidade 4K HDR em 60 quadros por segundo. Com a chegada do iPhone 13, a Apple atendeu a nesse nicho disponibilizando o recurso modo Cinematográfico, que é capaz de gravar vídeos com profundidade de campo e adicionar transições de foco para dar efeito de cinema.
As filmagens capturadas pela câmera apresentam qualidade 1080p Dolby Vision HDR, a 30 quadros por segundo, e não é necessário nenhum recurso ou app adicional para dar início a produções deste tipo, a não ser seu iPhone em mãos e uma boa ideia na cabeça.
3. Medição de superfície
Se você precisa posicionar uma televisão ou um quadro na parede, nada pior que fixar o objeto torto por falta de um instrumento especializado. Para isso, você pode usar o iPhone para medir o nível da superfície facilmente e deixá-lo em linha reta.
O recurso só é possível graças à tecnologia do giroscópio embutida no dispositivo. Para acessá-lo, abra o app Medida e toque na aba "Nível". A partir daí, basta posicionar cuidadosamente o iPhone onde você deseja verificar o quão plano está uma área.
4. Medição com trena
A trena é um excelente aliado para medir o tamanho de superfícies retas e curvas. No entanto, não levamos elas no bolso para todos os lugares e pode ser que, em algum momento, você precise urgentemente dessa ferramenta. Para te ajudar com a tarefa, basta ter um iPhone e usar o app Medida, o mesmo aplicativo utilizado para medir nível de superfície.
O aplicativo é bastante intuitivo para medir o tamanho de objetos com precisão. Para isso, basta adicionar pontos que o tamanho aproximado entre eles aparecerá na tela automaticamente.
5. Escanear documentos
Documentos importantes que precisam ser digitalizados dependiam de uma máquina como o scanner para a tarefa. Para usuários do iPhone, basta utilizar a sua câmera em conjunto com o app Notas.
Tudo é feito nativamente e bastante simples. Ao abrir o Notas e criar uma anotação, basta tocar no botão de câmera e escolher a opção "Escanear Documentos". Pronto! Uma verdadeira mão na roda para quem precisa compartilhar documentos ou
6. Usar como mouse sem fio do Mac
Um truque pouco conhecido no iPhone é utilizá-lo como mouse sem fio do Mac. Isso é bastante útil caso o trackpad do computador esteja com defeito ou o Magic Mouse precise ser recarregado.
O aplicativo responsável pela função é o Remote Mouse, encontrado gratuitamente na App Store do iOS, macOS e iPadOS. Além de ser usado como mouse sem fio, ele também tem recursos como navegação e reprodução de mídia, controle de apps do Dock e atalhos do Safari.
7. Descubra uma música
Você já esteve num ambiente em que uma música estava tocando e você queria saber o nome da canção e a banda/artista? O iPhone pode te ajudar nessa tarefa com o Shazam. Esse recurso é nativo do sistema e precisa estar ativado na Central de Controle para ser acionado, ou basta pedir à Siri que faça a tarefa.
Lembre-se de que o iPhone precisa de uma conexão com a internet para realizar a tarefa. A base de dados para descobrir canções é a do Apple Music, no entanto, você não precisa de uma assinatura no serviço para usar o recurso.
8. Use a Siri como tradutora
Se você costuma viajar muito para outros países, pode usar a Siri para facilitar a sua comunicação com pessoas nativas e que falam outras línguas. Para acionar a assistente virtual, basta dizer "E aí, Siri" e, em seguida, "Traduza (diga a frase que você quer traduzir)". Depois, basta escolher para qual língua você deseja traduzir a frase ditada. Atualmente, ela suporta os idiomas:
- árabe
- alemão
- espanhol
- francês
- japonês
- italiano
- coreano
- português brasileiro
- russo
- chinês mandarim
Além de verbalizar o idioma traduzido, ela também mostra o texto na tela para você copiar e compartilhar com outras pessoas no app Traduzir.