Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Surface Duo é visto rodando o Windows, mas há vários poréns

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Fevereiro de 2022 às 15h40

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Surface Duo

Por muito tempo cogitou-se que a Microsoft voltaria ao mercado de celulares, e isso acabou se concretizando com o Surface Duo. Porém, ele usa um Android extremamente modificado, que deixa seu visual similar à identidade visual do Windows. Mas um usuário do Twitter está tentando provar que o hardware pode sim rodar o SO completo da Microsoft.

Em um vídeo demonstrativo, o Windows 11 apareceu sendo iniciado no Surface Duo. Ele conseguiu completar o boot do sistema operacional, e mesmo chegar até a área de trabalho, visualmente sem bugs aparentes.

Continua após a publicidade

O usuário, porém, destaca que muitos dos drivers são incompatíveis, o que não permite, por exemplo, o uso do touchscreen. Somente foi possível operar o Surface Duo com Windows através de um depurador de kernel conectado remotamente ao smartphone. Por isso, os ansiosos que desejam usar o firmware em seus próprios celulares da Microsoft precisarão aguardar.

Segundo Gustavo Monce, ele poderá liberar o firmware editado para rodar no Surface Duo quando houver um mínimo de usabilidade por usuários comuns. Por enquanto, o sistema não é capaz nem ao menos de exibir imagem na segunda tela do dispositivo.

As otimizações mais recentes do usuário envolveram ganhos consideráveis da CPU quando em modo Windows. Imagens publicadas em seu perfil mostram que o desempenho cresceu até 236% desde os primeiros testes. Estes ganhos, porém, mostram mais que ele está conseguindo compatibilizar o Snapdragon 855 com o SO do que aumentando de fato os limites do chip da Qualcomm.

Continua após a publicidade

Android lá atrás

Vale lembrar, o Surface Duo sai dos estoques da Microsoft com o Android 10, e é atualizável para o Android 11. Infelizmente isso demorou muito para acontecer: o update chegou apenas em janeiro deste ano, mais de um ano após a oficialização do sistema por parte do Google e já com o Android 12 a plena disponibilidade em modelos rivais.

Quanto ao Android 12, os rumores mais recentes apontam que a Microsoft pode compensar a espera pulando direto para o Android 12L. É a versão do SO projetada para tablets e modelos dobráveis, com a qual o Google pretende disputar melhor esse segmento com a Apple. Desde o Android 3.0 Honeycomb a empresa não projeta um Android específico para as telas maiores.

Fonte: Twitter