Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Surface Duo 2 quase quebra ao meio em teste de durabilidade

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Novembro de 2021 às 17h30

Link copiado!

YouTube/JerryRigEverything
YouTube/JerryRigEverything
Surface Duo 2

Lançado em setembro deste ano, o Microsoft Surface Duo 2 é a nova geração da linha que pensa o smartphone dobrável de uma maneira diferente. Em vez de telas flexíveis e potencialmente sensíveis, a solução da marca americana utiliza duas telas de vidro separadas, que forçam o usuário a conviver com um espaço entre os dois displays, que por outro lado são mais resistentes. Mesmo assim, o celular passou por apuros no tradicional teste de durabilidade de Zack Nelson, do canal JerryRigEverything no YouTube.

A primeira avaliação feita pelo YouTuber é relacionada com a resistência da tela contra riscos e outros danos similares, e é nesse aspecto que o Surface Duo 2 apresenta sua grande vantagem em relação a modelos como o Galaxy Z Fold 3 ou Galaxy Z Flip 3 da Samsung. Enquanto os dobráveis com tela coberta por plástico começam a ser afetados quando expostos a materiais em um nível dois ou três na escala de dureza — que vai até nove —, o aparelho da Microsoft mostra os primeiros riscos somente no nível seis, ou seja, desempenho semelhante aos celulares tradicionais que não dobram.

Continua após a publicidade

As laterais do Surface Duo 2 são feitas em plástico, assim como a superfície do sensor de impressões digitais. Portanto, o componente é mais suscetível a danos que possam inviabilizar o desbloqueio por biometria, em comparação com peças que são compostas por materiais metálicos, por exemplo. Uma curiosidade é que o Surface Duo 2 apresenta certificação IPX1, que garante uma resistência apenas contra gotas isoladas que caem a um ângulo vertical em relação ao aparelho — ou seja, é o mais próximo possível de não ter proteção alguma contra água.

O teste de resistência contra calor também traz resultados satisfatórios, já que o display aguentou por mais de 35 segundos de aplicação direta de fogo, com apenas alguns danos menores — essa avaliação não representa uma situação recorrente do dia a dia de um usuário, mas mesmo assim traz bons indícios em relação à durabilidade dos componentes nesse aspecto.

A última bateria de testes realizada por Zack Nelson avalia a resistência do aparelho durante um período de estresse, em que o YouTuber faz uma pressão na parte central da construção e verifica se o celular quebra ao meio. Por ter uma espessura bastante baixa, o Surface Duo 2 apresentou grandes curvaturas que ficaram permanentemente no dispositivo. Portanto, qualquer momento de distração — como por exemplo sentar sem querer em cima do aparelho — pode representar grandes dores de cabeça para o usuário.

Continua após a publicidade

O Surface Duo 2, assim como outros produtos da linha Surface, não é vendido oficialmente pela Microsoft no Brasil. Seu preço no mercado americano parte de US$ 1.499, algo em torno de R$ 8.379 em conversão direta desconsiderando os impostos nacionais.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: YouTube/JerryRigEverything