Publicidade

Android 12L Beta ganha primeira versão pública para aparelhos selecionados

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Dezembro de 2021 às 17h01

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Google acaba de liberar o primeiro beta do Android 12L, a versão do Sistema do Robozinho adaptada para tablets e dispositivos dobráveis. Nessa primeira compilação de testes, o foco está em apresentar o SO para desenvolvedores e estudiosos, já que muitos recursos anunciados para ele ainda não estão disponíveis ou no ponto ideal de polimento.

Essa versão de testes surge uma semana após a liberação da primeira prévia para desenvolvedores do Android 12L — aparentemente, o ritmo de desenvolvimento está acelerado. Essa edição do sistema operacional, mesmo que experimental, é mais avançada do que a Developer Preview, mas ainda está bem distante de alcançar a qualidade necessária para alcançar o público geral.

Continua após a publicidade

O Android 12L é uma ramificação direta do Android 12 tradicional, projetado exclusivamente para dispositivos com telas maiores — os modernos celulares dobráveis e tablets com sistema do Google. O SO é carregado com uma série de melhorias específicas para esses dispositivos, tais como: gestos para abrir apps em tela dividida; “Barra de Tarefas” estilo Chrome OS; e nova Central de Notificações e Configurações Rápidas.

Disponibilidade limitada

Para a primeira leva de testes, o Google mantém a estratégia da prévia para desenvolvedores: testadores poderão experimentar o beta a partir de emuladores, por smartphones da linha Pixel (modelo Pixel 3a ou mais recente) ou pelo Lenovo Tab P12 (a atualização será liberada posteriormente). No caso dos celulares do Google, a compilação não traz novidades tão evidentes, já que eles são dispositivos de tamanho “normal”.

O download para experimentar o sistema no computador via emulador pode ser feito no site de suporte do Google. Ele roda no Android Studio Chipmunk, uma prévia da IDE de desenvolvimento da gigante. Na mesma página, dá para encontrar os arquivos para experimentar o sistema na linha Pixel.

Continua após a publicidade

De acordo com o site 9to5Google, essa será a primeira de três atualizações com qualidade beta do Android 12L. Membros do programa Android Beta Program devem receber a atualização via OTA, então não é preciso fazer nada para receber o update se você já for um experimentador. O lançamento do sistema está previsto para depois de fevereiro.

Fonte: The Verge, 9to5Google