Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xperia 10 III vs Galaxy A52 5G: como se sai o primeiro intermediário 5G da Sony?

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Abril de 2021 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Sony e Samsung
Divulgação/Sony e Samsung

No último dia 14 de abril, a Sony oficializou sua nova família de smartphones Xperia. Ainda que os destaques tenham sido o Xperia 1 III e 5 III, a gigante japonesa também trouxe ao mercado seu primeiro intermediário compatível com 5G, o Xperia 10 III.

Com design similar ao dos irmãos mais potentes, o aparelho conta com especificações sólidas, incluindo o Snapdragon 690, 6 GB de RAM e certificação IP68, apesar de ainda não ter detalhes de preço e disponibilidade revelados.

Mas como se sai o Xperia 10 III frente a rivais mais bem estabelecidos no mercado, como o também recém-anunciado Galaxy A52 5G? O Canaltech reúne neste comparativo os aparelhos de Sony e Samsung, listando suas principais características para saber se o primeiro intermediário Xperia com 5G é uma escolha válida entre as diversas opções acessíveis do mundo Android.

Continua após a publicidade

Design

Sony e Samsung adotam um visual mais premium em seus aparelhos, ainda que haja vantagens e desvantagens em ambos. O Xperia 10 III sai na frente por contar com vidro Gorilla Glass 6 nos vidros frontal e traseiro, com armação em plástico. Em contrapartida, sua tela tem uma aparência ligeiramente mais datada, em virtude das bordas maiores no topo e na base.

Ainda assim, a maior espessura dessas bordas tem seus pontos positivos, como a ausência de entalhe ou furo no display para abrigar a câmera frontal, além da presença de dois alto-falantes estéreo voltados para o usuário. O design traseiro é relativamente básico, com logo da Sony no centro, da linha Xperia na base e módulo de três câmeras no canto superior esquerdo, alinhadas na vertical. O Xperia 10 III chega nas cores preto, branco, azul e rosa.

Continua após a publicidade

O Galaxy A52 5G tem um visual mais moderno, alinhado a outros celulares do mercado, com tela ampla, bordas finas e um furo centralizado para a câmera frontal. No entanto, sua construção é mais simples que a do rival da Sony, com vidro Gorilla Glass 5 e corpo completamente feito em plástico. A traseira também é minimalista, com logo da Samsung na base e módulo de câmeras integrado ao painel traseiro.

A região abriga quatro câmeras e o flash de LED, e tem acabamento fosco, com toque macio. O celular sul-coreano está disponível nas cores Awesome Black (preto), Awesome White (branco), Awesome Violet (violeta) e Awesome Blue (azul).

Ambos os modelos trazem certificação de resistência contra água e poeira, sendo IP67 no Galaxy A52 5G e IP65/68 no Xperia 10 III. Na prática, ambos vão sobreviver a acidentes do dia a dia, com o modelo da Sony sendo ligeiramente mais robusto. 

Continua após a publicidade

Tela

  • Sony Xperia 10 III: OLED de 6 polegadas 21:9, resolução Full HD+ de 2520 x 1080 pixels, taxa de atualização de 60 Hz, HDR, Gorilla Glass 6
  • Samsung Galaxy A52 5G: Super AMOLED de 6,5 polegadas 20:9, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, Gorilla Glass 5

No departamento de telas, ainda que traga um bom painel, o Xperia 10 III deixa a desejar em alguns aspectos em comparação ao telefone da Samsung. O aparelho da Sony traz display OLED de 6 polegadas em formato 21:9, com resolução Full HD+ de 2520 x 1080 pixels, mas taxa de atualização de apenas 60 Hz. Como citado anteriormente, a proteção é feita por vidro Gorilla Glass 6, e há suporte à reprodução de conteúdo em HDR.

Enquanto isso, o Galaxy A52 5G traz tela Super AMOLED de 6,5 polegadas em proporção 20:9, com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização mais suave de 120 Hz. Há apenas Gorilla Glass 5 por aqui, mas o dispositivo da Samsung promete atingir picos de brilho de 800 nits, ainda que não haja suporte a conteúdo em HDR.

Continua após a publicidade

Câmeras

  • Sony Xperia 10 III: 12 MP (Principal, f/1.8) + 8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 2x) + 8 MP (Ultra wide, f/2.2, 120º)
  • Samsung Galaxy A52 5G: 64 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º) + 5 MP (Macro, f/2.4) + 5 MP (Profundidade, f/2.4)

A Samsung também sai na frente no quesito câmeras. O Xperia 10 III traz câmera frontal de 8 MP, além de três lentes traseiras com sensor principal de 12 MP, telefoto de 8 MP e ultra wide também de 8 MP com campo de visão de 120º. A gigante japonesa não é conhecida por oferecer uma experiência amigável para capturas rápidas que não exijam edição, mas recompensa aqueles que gostam de modificar as configurações de imagem com maior controle sobre elementos como foco, ISO e exposição.

Continua após a publicidade

Já o Galaxy A52 5G conta com câmera frontal de 32 MP, bem como quatro lentes traseiras com sensor principal de 64 MP, ultra wide de 12 MP com campo de visão de 123º, macro de 5 MP e sensor auxiliar de profundidade de 5 MP. A sul-coreana segue pelo caminho oposto da Sony, tendo pós-processamento mais robusto e modo automático que costuma entregar resultados sólidos.

A empresa também oferece alguns truques extras para quem gosta de brincar com as câmeras, incluindo modos profissionais para captura de fotos e gravação de vídeos, com ajustes finos de exposição, ISO e mais, ainda que mais modesto do que o oferecido pela linha Xperia.

Processamento e memória

  • Sony Xperia 10 III:Qualcomm Snapdragon 690 (2x 2,0 GHz Kryo 560 Gold + 6x 1,7 GHz Kryo 560 Silver)
  • Samsung Galaxy A52 5G: Qualcomm Snapdragon 750G (2x 2,2 GHz Kryo 570 Gold + 6x 1,8 GHz Kryo 570 Silver)
Continua após a publicidade

Apesar do que a nomenclatura possa indicar, o processamento de ambos os dispositivos não chega a ser muito distante. O Xperia 10 III vem equipado com o Snapdragon 690, primeiro chipset 5G da família Snapdragon 600. O componente tem oito núcleos, sendo dois Kryo 560 Gold (Cortex-A77) de alto desempenho rodando a 2,0 GHz, acompanhados de seis Kryo 560 Silver (Cortex-A55) de baixo consumo que atingem os 1,7 GHz. Há ainda 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Do lado do Galaxy A52 5G temos o Snapdragon 750G, popular chipset 5G que equipa rivais como o Moto G 5G e o Xiaomi Mi 10T Lite. Também contando com oito núcleos, o chip traz dois Kryo 570 Gold (Cortex-A77) de alto desempenho a 2,2 GHz e seis Kryo 570 Silver (Cortex-A55) de baixo consumo rodando a 1,8 GHz. Acompanham o processador 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

Ainda que o 750G traga arquitetura mais recente, clocks mais altos, maior largura de banda de memória e GPU ligeiramente mais robusta, as fichas técnicas de ambos os chips demonstram similaridade, o que é reforçado por benchmarks. O representante da linha Snapdragon 700 consegue sair na frente, mas com vantagem de no máximo 10% nos melhores cenários.

Continua após a publicidade

Mesmo que o Snapdragon 750G seja a escolha mais segura, e mais inteligente caso os preços estejam próximos, o Snapdragon 690 ainda é uma opção sólida e não deve decepcionar aqueles que optarem por economizar alguns trocados.

Bateria

  • Sony Xperia 10 III: 4.500 mAh com carregamento rápido de 18 W
  • Samsung Galaxy A52 5G: 4.500 mAh com carregamento rápido de 25 W

No quesito bateria, tanto o Xperia 10 III quanto o Galaxy A52 5G oferecem tanque de 4.500 mAh, mas o telefone da Sony pode sair na frente em autonomia graças à sua tela mais modesta de 60 Hz, aliada às otimizações agressivas feitas pela dona da linha Xperia.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, o aparelho da Samsung oferece suporte a carregamento mais rápido de 25 W, contra 18 W do rival japonês, e deve ter maior parte de sua carga recuperada em menos tempo do que o concorrente. A promessa da Samsung é que seue sistema de recarga consegue recuperar 50% da bateria em cerca de 30 minutos.

Recursos extras

Em extras, os dois celulares são bastante equilibrados, com algumas vantagens para cada lado. O Xperia 10 III conta com suporte ao 5G, Wi-Fi 5, NFC, áudio estéreo, conector P2 para fones de ouvido e leitor de digitais na lateral. Outros destaques incluem ainda o Bluetooth 5.1, que também engloba o protocolo de áudio aptX HD da Qualcomm, com promessa de menor atraso e maior qualidade sonora, e certificação IP68 de resistência à água e poeira.

Continua após a publicidade

O Galaxy A52 5G também traz suporte ao 5G, além de NFC, áudio estéreo, conector P2 e Wi-Fi 5, mas oferece conexão Bluetooth mais antiga, na versão 5.0. Outra desvantagem está na resistência à água e poeira, havendo apenas certificação IP67 por aqui. No entanto, o leitor de digitais é mais moderno, sendo do tipo óptico e integrado sob o display, o que pode ou não ser uma vantagem dependendo da preferência do usuário.

Xperia 10 III vs Galaxy A52 5G: qual o melhor?

Considerando o conjunto, o Galaxy A52 5G segue sendo a opção mais interessante, graças ao poder de processamento ligeiramente superior, à tela Super AMOLED mais veloz, às configurações de memória maior, às câmeras mais amigáveis com bons resultados e, principalmente, à sua disponibilidade no mercado brasileiro.

De toda forma, o Xperia 10 III se mostra uma boa evolução em relação ao Xperia 10 II, contando com bom conjunto de processamento e recursos atraentes, como a certificação IP68, o som estéreo e o suporte ao protocolo aptX HD.

Continua após a publicidade

O aparelho japonês ainda não tem preço e data de lançamento definidos, mas rumores indicam que a nova família Xperia pode estrear em julho. Dependendo dos valores cobrados, o intermediário da Sony pode se mostrar um concorrente à altura das soluções de Samsung, Xiaomi e Motorola.

E você, leitor? Gostaria de comprar um Xperia 10 III, ou acredita que o Galaxy A52 5G ainda é a opção mais robusta entre os dois? Concorda com nosso veredito? Comente conosco suas opiniões!

Xperia 10 III vs Galaxy A52 5G: ficha técnica

EspecificaçõesSony Xperia 10 IIISamsung Galaxy A52 5G
Tela6" OLED, Full HD+, 60 Hz6,5" Super AMOLED, Full HD+, 120 Hz
ChipsetQualcomm Snapdragon 690Qualcomm Snapdragon 750G
Memória RAM6 GB6 GB ou 8 GB
Armazenamento128 GB128 GB ou 256 GB
Câmera traseira

12 MP (Principal, f/1.8)

8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 2x)

8 MP (Ultra wide, f/2.2, 120º)

64 MP (Principal, f/1.8)

12 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º)

5 MP (Macro, f/2.4)

5 MP (Profundidade, f/2.4)

Câmera frontal8 MP (f/2.0)32 MP (f/2.2)
Bateria4.500 mAh com carregamento rápido de 18 W4.500 mAh com carregamento rápido de 25 W
SO Android 11Android 11, sob a One UI 3.1
Extras5G, NFC, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1, leitor de digitais na lateral, som estéreo, IP68, conector P25G, NFC, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0, leitor de digitais sob o display, som estéreo, IP67, conector P2