Publicidade

Snapdragon 8 Gen 4 tem suposta ficha completa de recursos vazada

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Qualcomm/Divulgação
Qualcomm/Divulgação
Tudo sobre Qualcomm

Um suposto documento com os principais aspectos do Snapdragon 8 Gen 4 foi vazado, oferecendo um olhar mais completo sobre o aguardado chip premium da Qualcomm para smartphones. Ao que parece, a novidade, prevista para chegar ainda este ano, será realmente fabricada em um processo de 3 nm e trará conexões modernas e um sistema robusto de Inteligência Artificial.

Obtido pelo portal Smartprix, o arquivo em questão parece pertencer à Qualcomm, descrevendo as principais características do componente. Apesar de contar com recursos que já foram confirmados, como a chegada dos núcleos Oryon herdados do Snapdragon X Elite, há mais alguns aspectos interessantes que eram até então desconhecidos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O primeiro deles é o número de modelo, que só havia sido especulado até o momento. Mais do que indicar que a gigante seguirá a lógica das gerações anteriores, o código sugere que teremos ao menos duas versões: o SM8750 tradicional, e o SM8750P. Espera-se que o primeiro seja a variante padrão usada por todas as fabricantes, enquanto a segunda seja exclusiva da Samsung por um determinado período, antes de se tornar a "Leading Version", com mais desempenho.

Ainda segundo o vazamento, o Snapdragon 8 Gen 4 será fabricado usando a litografia de 3 nm, que deve garantir saltos consideráveis de eficiência energética e performance. A dúvida que fica é se a empresa escolherá a solução oferecida pela Samsung, tida por enquanto como menos avançada, ou se apostará novamente na TSMC, considerada superior, que utiliza a mesma tecnologia para produzir o Apple M4 do iPad Pro, por exemplo.

Outros pontos interessantes presentes no vazamento incluem o suporte a redes 5G mmWave, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, UWB para localização precisa, compatibilidade com memórias LPDDR5X em configuração quad-channel e uma série de recursos de IA com suporte a diferentes formatos de dados, calculados pela Unidade de Processamento Neural embutida (eNPU).

De acordo com vazamentos anteriores, o próximo chip premium da Qualcomm deve trazer uma configuração repaginada, embarcando dois núcleos Oryon de alto desempenho rodando a até 4,1 GHz, e seis núcleos Oryon otimizados para eficiência rodando a 2,8 GHz. A combinação obteve números expressivos em testes, encostando em chips de notebook como o Apple M3 e o próprio Snapdragon X Elite.

O anúncio oficial da plataforma está próximo: a companhia confirmou que o chipset será apresentado em 21 de outubro, durante o Snapdragon Summit 2024. Na ocasião, também devemos conhecer os primeiros smartphones a serem equipados com a plataforma, sendo a linha Xiaomi 15 cotada para estreá-la. Até lá, é certo que teremos novos vazamentos com mais informações.

Fonte: Smartprix