ARM está trabalhando em GPU para concorrer com NVIDIA, AMD e Intel
Por Jones Oliveira |
Dominado pela NVIDIA, AMD e Intel, o mercado de placas de vídeo pode ganhar um novo player em breve. Citando fontes familiarizadas com o assunto, o Globes afirmou nesta semana que a ARM está prestes a lançar sua linha GPUs voltadas para games e inteligência artificial.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Windows 11 entra na era ARM; entenda o que muda
- 4 vantagens da arquitetura ARM em relação à x86
- Quais as diferenças entre processadores x86 e ARM?
Segundo o portal, a companhia teria alocado cerca de 100 engenheiros de hardware e software para trabalhar no projeto em seu centro de desenvolvimento na cidade de Ra'anana, em Israel. Apesar da revelação, ainda não há detalhes sobre especificações técnicas nem qual seria o posicionamento dessas novas GPUs no mercado.
Ainda assim, é tido como certo que a ARM está mirando o mercado gamer e que suas placas de vídeo poderão ser empregadas em tarefas de inteligência artificial. Se de fato esses planos se concretizarem, a companhia estrearia no segmento para rivalizar com a NVIDIA, que hoje praticamente monopoliza o segmento e vê AMD e Intel correndo muito atrás.
ARM quer expandir negócios
A ARM não é nova no segmento de GPUs, mas até agora suas soluções são voltadas exclusivamente para dispositivos móveis com as arquiteturas Mali e Immortalis. A entrada no segmento de desktops e notebooks faria parte dos planos de expansão da companhia mirando especificamente o mercado gamer.
Recentemente, rumores têm apontado para uma colaboração da empresa com a NVIDIA no desenvolvimento de CPUs para consoles de videogame. Caso o plano de entrar para o mercado de placas de vídeo se confirme, a ARM também poderia se aproveitar de uma parceria com a Qualcomm, integrando sua solução gráfica aos recém-lançados Snapdragon X Elite.
Outra possibilidade é que a ARM consiga preencher uma lacuna que hoje existe no segmento de inteligência artificial: o de soluções custo-benefício. A Intel tentou cobrir esse buraco com as placas ARC, mas não teve fôlego nem encontrou parceiros suficientes para apostar na empreitada, que já parece ter sido enterrada.
Com a demanda cada vez maior por soluções de IA e o advento dos chamados AI PCs, faria sentido a ARM surfar nessa onda e posicionar suas placas de vídeo como uma opção ao mesmo tempo poderosa e de baixo custo.
Fonte: Globes