SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Samsung mostra zoom com IA que deve estrear no Galaxy S24 Ultra

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Outubro de 2023 às 11h27

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Samsung)
(Imagem: Reprodução/Samsung)
Galaxy S24 Ultra

Depois de revelar a tecnologia junto ao anúncio do Exynos 2400, a Samsung divulgou nesta sexta-feira (27) novo vídeo detalhando o funcionamento do ISOCELL Zoom Anywhere. A funcionalidade combina a alta resolução dos sensores de 200 MP com algoritmos robustos de IA para entregar "zoom sem perdas" de até 4x mesmo durante gravações em 4K, e teve agora a participação do Snapdragon 8 Gen 3 como elemento essencial confirmada, o que reforça rumores sobre o uso exclusivo do chip da Qualcomm no Galaxy S24 Ultra.

Apesar de breve, o conteúdo explica melhor o que a função proporcionaria, mostrando o funcionamento engenhoso. Basicamente, um recorte é aplicado no sensor na hora da captura para oferecer "zoom sem perdas" de 2x ou 4x, tirando proveito da resolução de 200 MP, o que não é novidade. A diferença está na captura: além de fazer o registro em 4K da área recortada, o ISOCELL Zoom Anywhere captura vídeo em 4K do sensor completo ao mesmo tempo, permitindo que o zoom seja aplicado ou removido depois que a gravação for salva.

Continua após a publicidade

A tecnologia fará uso de IA para rastrear os objetos e mantê-los em foco em tempo real, até quando se aproximarem da câmera, e o mais interessante é que o Snapdragon 8 Gen 3 é explicitamente citado na demonstração — a novidade se apoiaria na Qualcomm AI Engine do processador, o motor de Inteligência da plataforma que usa CPU, GPU e NPU (Unidade de Processamento Neural) de acordo com a necessidade.

Outro recurso de peso baseado em IA que deve ser integrado ao próximo sensor de 200 MP da Samsung é o chamado E2E (End-to-End, ou "de ponta a ponta" em tradução livre) AI Remosaic, que modifica a forma como as fotos e vídeos são processados. Em vez de sequencialmente (cor por cor, camada por camada), todos os aspectos dos registros (HDR, cores, redução de ruído, balanço de branco, etc.) seriam calculados em paralelo, o que reduziria o tempo da captura pela metade e aumentaria a qualidade.

Segundo o vídeo promocional, a ideia é apenas "ilustrar as capacidades" de futuros sensores, mas é inegável que há grandes chances das melhorias serem implementadas no Galaxy S24 Ultra. Mais do que isso, com a menção direta ao Snapdragon 8 Gen 3, a Samsung reforça os rumores que indicavam que o novo smartphone premium da marca deve chegar exclusivamente equipado com o chipset da Qualcomm.

Continua após a publicidade

Ainda que a gigante pudesse adaptar os recursos para o Exynos 2400, o fato de apenas o 8 Gen 3 ser mencionado no material dá fôlego aos rumores. Tudo deve ser esclarecido quando a família Galaxy S24 for anunciada, o que não deve demorar muito — espera-se que a companhia antecipe a nova geração de celulares ao mudar a janela de lançamento de fevereio para janeiro de 2024.

Fonte: via GSMArena