Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung apresenta sistema de mensagens via satélite com modem Exynos 5300

Por Redação | 23 de Fevereiro de 2023 às 16h08

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

Baseando-se no Exynos Modem 5300, apresentando junto ao Exynos 2200 no início de 2022, a Samsung apresentou nesta quinta-feira (23) sua própria solução de comunicação via satélite para celulares e outros dispositivos móveis, estabelecida na tecnologia do 5G NTN (Non-Terrestrial Networks, ou Redes Não Terrestres em tradução livre). A tecnologia atua em 2 vias, permitindo o envio e recebimento de mensagens, e deve evoluir para permitir até mesmo a transmissão de fotos e vídeos, além do texto.

Trazida aos consumidores inicialmente pela Apple com a linha iPhone 14, a tecnologia de comunciação via satélite tem ganhado espaço no mercado em soluções variadas de outras gigantes, como Qualcomm e MediaTek, usando como base o 5G NTN apresentado pela 3GPP (o consórcio global que gerencia as redes móveis) com o pacote Release 17. A promessa é permitir que os usuários possam mandar mensagens para qualquer pessoa no mundo, mesmo em áreas remotas, ao estabelecer contato com satélites.

Continua após a publicidade

Pouco dias após garantir que investiria no recurso na hora certa, a Samsung apresenta agora sua própria solução de comunicação via satélite, visando torná-la a base para o 6G e a chamada Internet of Everything (IoE), evolução da Internet das Coisas (IoT) cujo objetivo é integrar mais dispositivos e pessoas na rede. Conforme explica no anúncio, a gigante já realizou os primeiros testes usando o Exynos Modem 5300 — solução apresentada no ano passado e já adotada no Tensor G2 do Google Pixel 7, por exemplo.

A proposta da sul-coreana aparenta ser mais ambiciosa que a de concorrentes, por mirar no IoE, além de citar explicitamente seu emprego em carros voadores e veículos aéreos autônomos, ambos integrantes da proposta de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), conceito que busca reduzir o tráfego de automóveis nas cidades. Segundo a marca, futuros modems da família Exynos integrarão o sistema e evoluirão a ponto de até mesmo permitir o envio e recebimento de imagens e vídeos, ausente de tecnologias rivais no momento.

Além da comunicação via satélite, a Samsung revelou estar trabalhando em uma tecnologia padronizada de NTN com NB-IoT integrada aos modems, protocolo que opera com menor potência e maior alcance do sinal, consequentemente eliminando a necessidade do uso de chips dedicados de maior consumo nos smartphones. A gigante ainda não deu prazos mais específicos para vermos essas novidades chegarem ao mercado.

Continua após a publicidade

5G NTN deve ser destaque da MWC 2023

Mesmo sem prazos, é muito provável que a Samsung traga mais informações sobre sua abordagem durante a MWC 2023, marcada para começar na próxima semana. Diversas companhias envolvidas com o mercado de telecomunicações já confirmaram que trarão novidades a respeito do 5G NTN durante a feira. Entre elas, além da Qualcomm, é possível citar a MediaTek, que confirmou que será a primeira a equipar um celular com tecnologias baseadas no 5G via satélite.

A empresa taiwanesa está trabalhando com a Skylo, especializada no estabelecimento e prestação de serviços de satélites de baixa órbita (LEO), e a Bullit Group, responsável pela fabricação de smartphones de alta resistência para outras marcas, como CAT e Motorola. O dispositivo a ser apresentado será a próxima geração do Motorola Defy, mas detalhes da ficha técnica e recursos ainda não foram confirmados.

Continua após a publicidade

Fonte: GSMArena