Publicidade

Samsung explica ausência de comunicação via satélite na linha Galaxy S23

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Fevereiro de 2023 às 09h04

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Em entrevista ao portal CNET, o presidente da divisão de smartphones da Samsung, TM Roh, explicou o motivo pelo qual os novos Galaxy S23 não possuem tecnologia de comunicação via satélite. O executivo afirma que a solução não estava madura o suficiente para ser integrada aos topos de linha recém-lançados da marca, sendo "muito limitada", mas garante que a gigante está de olho na evolução da novidade e deve eventualmente empregá-la em futuros smartphones.

A comunicação via satélite estreou no mercado de smartphones com o lançamento do iPhone 14 — ainda que exclusivamente para pedidos de socorro —, e ganhou maior adesão nos meses seguintes com tecnologias mais robustas, que possibilitavam ao usuário trocar mensagens complexas com qualquer contato. Entre as soluções anunciadas se destacam a da MediaTek, que utiliza o chamado 5G NTN (Non-Terrestrial Network), e a da Qualcomm, o Snapdragon Satellite, que utiliza recursos específicos do Snapdragon 8 Gen 2.

Diante disso, criou-se muita expectativa em torno do Galaxy S23, que decepcionou os entusiastas das mensagens via satélite por não contar com o recurso. Ao CNET, TM Roh explica que a Samsung tem interesse na função e promete trazê-la em futuros aparelhos, mas afirma que, no momento, a tecnologia é "muito limitada" para ter sido integrada na família de celulares recém-lançada.

Continua após a publicidade

"Conectividade via satélite não é a solução definitiva para assegurar a tranquilidade e a paz de espírito dos usuários", disse o executivo. "Quando for a hora certa, e a tecnologia e a infraestrutura estiverem prontas, então com certeza para Samsung Galaxy, para nossa divisão mobile, nós também consideraremos adotar o recurso", concluiu.

O presidente da Samsung MX (Mobile eXperiences) destaca que outros investimentos feitos no Galaxy S23 teriam sido mais benéficos para a segurança dos usuários, entre elas os sensores aprimorados e melhor cobertura 5G.

Snapdragon 8 Gen 2 possui mensagens via satélite

Continua após a publicidade

Como especula o site Android Authority, é possível que a tecnologia tenha sido mantida de fora do Galaxy S23 por outros motivos, especialmente quando consideramos que o Snapdragon 8 Gen 2 presente na família de celulares premium da Samsung possui suporte à função através do Snapdragon Satellite. Anunciado na CES 2023, o recurso tira proveito de estruturas incluídas no chipset mais recente da Qualcomm, e oferece um sistema robusto de comunicação com qualquer outro celular.

No entanto, há uma limitação importante: o celular precisa ser projetado para suportar a transmissão via satélite, não sendo possível habilitá-la através de updates — esse poderia ser justamente o motivo pelo qual os lançamento da gigante sul-coreana não embarcam o recurso. Ainda que traga ajustes no design, a linha Galaxy S23 mantém a estrutura e muitas das características da geração anterior, o que teoricamente impediria a adoção do Snapdragon Satellite.

Um ponto curioso é que a tecnologia da Qualcomm começará a ser adotada a partir do segundo semestre de 2023, período em que a Samsung deve lançar o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy Z Flip 5 — a marca poderia estar reservando a adoção da novidade para a nova geração da família de dobráveis. Resta agora esperar pelos primeiros vazamentos para sabermos qual será a estratégia da gigante.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority