Samsung investe pesado em câmeras para celulares tentando encostar na Sony
Por Felipe Junqueira • Editado por Wallace Moté |
A Samsung pretende aumentar ainda mais o investimento no setor de câmeras para celulares nos próximos anos. Depois de reduzir bastante a margem de diferença para a Sony, a gigante sul-coreana pretende encostar de vez na concorrência com ainda mais lançamentos e opções no mercado.
- Samsung Galaxy Z Fold 3 terá câmeras melhores, com destaque para a ultra wide
- Samsung oferece cinco anos de atualizações para alguns celulares da linha Galaxy
- Samsung empresta Galaxy Z Fold 2 a consumidor interessado em comprar um dobrável
Os investimentos já aumentaram desde 2018, quando a System LSI, fabricante dos sensores ISOCELL, passou a lançar câmeras com resoluções maiores, como o de 48 MP e o de 64 MP. Atualmente, empresas como Apple, ASUS, OnePlus, OPPO, Vivo e Xiaomi, além da própria Samsung, utilizam os sensores fotográficos da subsidiária da gigante sul-coreana, que já abocanha 29% do mercado de sensores de imagem para celulares, contra 46% da Sony.
A ideia da Samsung é reduzir esta margem para 10 pontos percentuais nos próximos cinco anos, e para isso vai investir uma larga quantia em dinheiro para melhorar os produtos e aumentar o catálogo de ofertas à indústria. Um dos sensores a ser apresentado em breve seria um ISOCELL de 50 MP, mas a companhia também pretende desenvolver outros produtos de qualidade semelhante à da rival japonesa.
De acordo com uma publicação no blog sul-coreano Naver, replicada pelo leaker Tron em seu perfil no Twitter, o lançamento da câmera de 50 MP deve ser antecipado para acelerar a concorrência com a Sony.
O maior sensor atualmente tem 108 MP, que já tem duas versões no mercado. A Samsung também pretende lançar um ainda maior, com 200 MP, que teria uma tecnologia para combinar 16 pixels em 1 para reduzir ruídos e aumentar nitidez e qualidade dos detalhes — e que possivelmente será utilizado no Galaxy S22 Ultra ou no Mi 12 Ultra. Para fins de comparação, os sensores de 108 MP juntam nove pixels em um, com a mesma finalidade, que ajuda a garantir bons cliques mesmo com pouca luz.
Além de novos sensores fotográficos para celulares, a System LSI também estaria desenvolvendo uma câmera de 600 MP, mas rumores apontam que seria para o setor automotivo. A empresa também deve investir na expansão de suas fábricas para aumentar a produção.