Publicidade

Galaxy A72 vs POCO X3 NFC: suporte prolongado ou preço mais baixo?

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Julho de 2021 às 18h00

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech

Parte da nova família Galaxy A, o Samsung Galaxy A72 chegou ao mercado em março trazendo um bom conjunto de melhorias em comparação ao seu antecessor, ainda que haja alguns downgrades, como o conjunto de processamento. Munido de um Snapdragon 720G, ligeiramente inferior ao Snapdragon 730G do Galaxy A71, o aparelho foi completamente redesenhado, contando agora com visual mais premium.

O dispositivo também trouxe de volta a certificação IP67 à família intermediária da gigante sul-coreana, além de melhorias bem-vindas na câmera, como estabilização óptica (OIS) na lente principal e uma lente telefoto para zoom sem perdas. Opção sólida de compra, especialmente após as quedas bruscas de preço ocorridas nas últimas semanas, o A72 tem um rival de peso no Poco X3 NFC.

Saindo de linha para dar lugar ao POCO M3 Pro 5G, o intermediário da Xiaomi que chamou muita atenção durante a estreia deve ver o preço cair ainda mais, para que os estoques possam ser completamente vendidos. Assim sendo, qual dos dois é a melhor opção? O Canaltech reúne os aparelhos de Samsung e Xiaomi neste comparativo para te ajudar a decidir qual escolher.

Continua após a publicidade

Design

Um dos maiores destaque do Galaxy A72, o design recebeu upgrades significativos em comparação ao Galaxy A71. A tela ganhou um pouco mais de bordas, apesar de ainda ocupa a maior parte da região frontal, havendo um furo centralizado para abrigar a câmera de selfies. As laterais e o corpo também mantêm o plástico como material de construção, mas o acabamento conta com ar de maior elegância, lembrando dispositivos mais caros como o Galaxy Note 20 e o Galaxy S20 FE.

O painel traseiro tem acabamento fosco, com textura emborrachada, trazendo visual minimalista. Há apenas o logo da Samsung na base e o módulo de câmeras, integrado à traseira no canto superior esquerdo, com as câmeras e o flash de LED organizados de maneira semelhante aos modelos da família Galaxy S21. O A72 foi lançado nas cores Awesome Black (preto), Awesome White (branco), Awesome Violet (lilás) e Awesome Blue (azul).

Continua após a publicidade

O POCO X3 NFC traz design mais jovial e esportivo. Também há tela com bordas finas por aqui, e furo centralizado para abrigar a câmera frontal. A traseira é em plástico, mas as laterais são em alumínio, passando uma sensação de maior robustez nas mãos. Oposto ao telefone da Samsung, o celular da Xiaomi tem acabamento bastante chamativo.

Uma enorme faixa com listras pretas corre pelo centro do painel traseiro, com o logo da POCO ocupando a metade de baixo e o módulo de câmeras, em formato de semi-círculo com o topo e a base cortados, posicionado na metade de cima, trazendo as lentes e o flash de LED organizados em formato de "X". Estão disponíveis as cores Cobalt Blue (azul) e Shadow Gray (cinza).

Tela

Continua após a publicidade
  • Samsung Galaxy A72: Super AMOLED de 6,7 polegadas 20:9, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, brilho máximo de 800 nits, Gorilla Glass 3
  • POCO X3 NFC: IPS LCD de 6,67 polegadas 20:9, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10, brilho típico de 450 nits, Gorilla Glass 5

A tela é um dos aspectos em que o usuário deve escolher quais pontos irá priorizar no uso, já que ambos têm vantagens e desvantagens. O Galaxy A72 traz painel Super AMOLED, com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. O display é bastante brilhante para categoria, atingindo picos de brilho de 800 nits sob luz intensa, e traz vidro Gorilla Glass 3.

O POCO X3 NFC vem equipado com um painel IPS LCD, com pretos menos profundos e cores um pouco menos pronunciadas, mas mantém a resolução Full HD+ do rival, com 2400 x 1080 pixels.

Continua após a publicidade

Além disso, a taxa de atualização é maior, com 120 Hz, e há suporte à reprodução de conteúdo em HDR10. Para proteção do painel, é utilizado o vidro Gorilla Glass 5, mais moderno e resistente. O brilho típico, no qual a tela deve permanecer a maior parte do tempo, é definido em 450 nits, mas não há detalhes sobre o brilho máximo atingido pelo aparelho.

Câmeras

  • Samsung Galaxy A72: 64 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º) + 8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x) + 5 MP (Macro, f/2.4) + 32 MP (Frontal, f/2.2)
  • POCO X3 NFC: 64 MP (Principal, f/1.9) + 13 MP (Ultra wide, f/2.2, 119º) + 2 MP (Macro, f/2.4) + 2 MP (Profundidade, f/2.4) + 20 MP (Frontal, f/2.2)
Continua após a publicidade

O telefone da Samsung abre vantagem em se tratando das câmeras. O A72 conta com lente frontal de 32 MP, e quatro câmeras traseiras com sensor principal de 64 MP com estabilização óptica (OIS), raro em intermediários, além de ultra wide de 12 MP com campo de visão de 123º, telefoto de 8 MP com zoom óptico de 3x e OIS, e macro de 5 MP.

O POCO X3 traz câmera de selfies de 20 MP, bem como quatro lentes traseiras com sensor principal de 64 MP, ultra wide de 13 MP com campo de visão de 119º, macro de 2 MP e sensor auxiliar de profundidade também de 2 MP.

O Galaxy intermediário sai na frente não apenas nas especificações, mas também na qualidade das imagens, que atingem nível bastante respeitável para o segmento graças a um algoritmo de pós-processamento mais bem ajustado.

Continua após a publicidade

Processamento e memória

  • Samsung Galaxy A72: Qualcomm Snapdragon 720G (2x 2,3 GHz Kryo 465 Gold + 6x 1,8 GHz Kryo 465 Silver)
  • POCO X3 NFC: Qualcomm Snapdragon 732G (2x 2,3 GHz Kryo 470 Gold + 6x 1,8 GHz Kryo 470 Silver)

O POCO X3 NFC tem a vantagem em processamento, mas a diferença entre as plataformas não é significativa o suficiente para impedir que o Galaxy A72 seja uma boa escolha de compra. O dispositivo sul-coreano chegou ao mercado equipado com chipset Snapdragon 720G, um downgrade em relação ao Galaxy A71, que trouxe o Snapdragon 730G, mas que ainda entrega elevado nível de desempenho.

A solução octa-core traz dois núcleos Kryo 465 Gold (Cortex-A76) de máximo desempenho rodando a 2,3 GHz, e seis núcleos Kryo 465 Silver (Cortex-A55) de baixo consumo a 1,8 GHz. Acompanham o chip 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento. A variante brasileira chegou ao país na configuração mais simples, com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento expansível via cartão MicroSD.

Continua após a publicidade

O celular da Xiaomi vem equipado com processador Snapdragon 732G, plataforma octa-core equipada com dois núcleos Kryo 470 Gold (Cortex-A76) rodando a 2,3 GHz, e seis núcleos Kryo 470 Silver (Cortex-A55) a 1,8 GHz. Há ainda 6 GB ou 8 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento. O modelo brasileiro traz apenas 6 GB de RAM, mas está disponível em ambas as opções de armazenamento, expansível via MicroSD.

As principais vantagens do 732G estão no uso de uma arquitetura mais moderna (ARMv8.2 contra ARMv8 do 720G) e de uma versão com clock mais alto da GPU Adreno 618 (810 MHz contra 750 MHz). Na prática, há diferenças de desempenho, mas basicamente imperceptíveis, havendo no máximo 5% de vantagem para o processador que equipa o telefone chinês.

Bateria

Continua após a publicidade
  • Samsung Galaxy A72: 5.000 mAh com carregamento rápido de 25 W
  • POCO X3 NFC: 5.120 mAh com carregamento rápido de 33 W

O dispositivo da Xiaomi sai na vantagem no departamento de bateria, especialmente em virtude do sistema de carregamento. O Galaxy A72 conta com 5.000 mAh de capacidade, enquanto o POCO X3 NFC oferece 5.120 mAh, uma diferença irrisória.

Em compensação, o celular chinês oferece carregamento de 33 W, solução mais potente e que leva menos tempo para recarregar o tanque, considerando que o modelo sul-coreano é limitado a 25 W.

Recursos extras

Continua após a publicidade

O Galaxy A72 assume a dianteira quando consideramos os recursos adicionais. Além de NFC, o celular da Samsung oferece leitor de digitais óptico sob o display, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5, áudio estéreo e conector P2 para fones de ouvido. Outro destaque é a certificação IP67 de resistência à água e poeira, recurso pouco comum entre os intermediários e que chegou a estar presente na família anos atrás.

O POCO X3 oferece NFC, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 5, áudio estéreo e conector P2 para fones de ouvido. Um ponto importante a se citar é que a Samsung traz uma vantagem considerável em relação ao suporte de software: a gigante sul-coreana garante três anos de grandes atualizações, com updates de segurança por ao menos quatro anos.

O aparelho da Xiaomi saiu de fábrica com Android 10, e recebeu recentemente o Android 11 com a chegada da MIUI 12, mas não há garantias por parte da fabricante para a disponibilização de futuras versões do sistema do Google. O mais provável é que a empresa siga dando suporte ao aparelho com updates para a MIUI, mas mantenha o Android 11 na base.

Continua após a publicidade

Galaxy A72 vs POCO X3 NFC: One UI ou MIUI?

O Galaxy A72 traz processador mais modesto que o antecessor, mas entrega um conjunto significativamente mais completo e premium que a geração passada. O design mais elegante, a certificação IP67, o conjunto de câmeras melhor e os updates garantidos por três anos tornam o dispositivo uma escolha bastante atraente.

Uma opção interessante para quem não se importa com corpo mais compacto é o Galaxy A52, que entrega praticamente o mesmo conjunto por um preço mais baixo, sendo ainda uma evolução notavelmente mais encorpada em comparação ao Galaxy A51.

Quem prefere tela mais veloz, conjunto de processamento um pouco mais potente e bateria relativamente maior, com carregamento mais rápido, vai se ver mais satisfeito com o POCO X3 NFC. O preço oficial do aparelho ainda segue alto, mas é fácil encontrá-lo em varejistas por valores na casa dos R$ 1.500, com possíveis quedas devendo ocorrer conforme o aparelho começar a ter sua fabricação encerrada.

E você, leitor? Acredita que a tela Super AMOLED, as câmeras mais robustas e o suporte prolongado de software do Galaxy A72 o tornam a opção ideal, ou a tela de 120 Hz, o processador ligeiramente mais potente e o carregamento mais rápido do POCO X3 NFC são a escolha mais acertada? Concorda com nosso veredito? Comente conosco suas opiniões!

Galaxy A72 vs POCO X3 NFC: ficha técnica

EspecificaçõesSamsung Galaxy A72POCO X3 NFC
Tela6,7" Super AMOLED, Full HD+, taxa de atualização de 90 Hz, brilho máximo de 800 nits6,67" IPS LCD, Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10
ChipsetQualcomm Snapdragon 720GQualcomm Snapdragon 732G
Memória RAM6 GB ou 8 GB6 GB ou 8 GB
Armazenamento128 GB ou 256 GB64 GB ou 128 GB
Câmera traseira

64 MP (Principal, f/1.8)

8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)

12 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º)

5 MP (Macro, f/2.4)

64 MP (Principal, f/1.9)

13 MP (Ultra wide, f/2.2, 119º)

2 MP (Macro, f/2.4)

2 MP (Profundidade, f/2.4)

Câmera frontal 32 MP (f/2.2)20 MP (f/2.2)
Bateria5.000 mAh com carregamento rápido de 25 W5.160 mAh com carregamento rápido de 33 W
SOAndroid 11, sob a One UI 3.1Android 11, sob a MIUI 12
ExtrasNFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5, leitor de digitais óptico sob o display, som estéreo, conector P2, certificação IP67NFC, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 5, leitor de digitais na lateral, som estéreo, conector P2