Redmi Note 13 Pro Plus mostra bom avanço em teste de câmera do DXOMARK
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Atual smartphone intermediário mais encorpado da Xiaomi, o Redmi Note 13 Pro Plus acaba de ter as câmeras avaliadas pelos especialistas do portal DXOMARK, mostrando bons avanços em relação à geração anterior. Como era de se esperar, o aparelho passa longe dos melhores modelos para fotografia, mas ainda consegue entregar bons resultados e se posicionar entre os melhores da categoria, sendo considerado uma "boa opção para fotos casuais".
- Linha Realme 12 Pro chega ao Brasil com preço baixo e fone de brinde
- Linha Xiaomi 14 pode chegar com preços mais baixos que antecessores
O Redmi Note 13 Pro Plus traz especificações de câmera que mesclam características mais premium com cortes pensados para tornar o preço mais acessível. Sua lente principal chama atenção ao contar com sensor de 200 MP e grande abertura de f/1.65, permitindo mais entrada de luz, além de foco automático por detecção de fase (PDAF) multidirecional e estabilização óptica (OIS).
Por outro lado, as outras duas lentes são básicas ao incluir uma ultrawide de 8 MP, com abertura de f/2.2 e campo de visão de 120°, e uma macro de 2 MP com abertura de f/2.4. O processamento fica a cargo do MediaTek Dimensity 7200-Ultra, versão personalizada do Dimensity 7200 para o smartphone da Xiaomi. A marca não divulgou o que há de especial no componente, mas acredita-se que envolva justamente otimizações para fotos e vídeos.
A ficha técnica mista se reflete nos resultados obtidos pelo DXOMARK — segundo o portal, o dispositivo tem como pontos positivos a exposição precisa dos objetos fotografados, texturas detalhadas em capturas feitas em ambientes externos, ampla profundidade de campo em fotos, bom controle de resíduos de movimento ao caminhar nas gravações, e bom nível de detalhes em fotos com zoom de baixa distância.
Já entre os pontos negativos, são apontados a presença de ruído cromático (ruído de pixels de cores aleatórias), especialmente em cenas com baixa luz, e imprecisão dos tons de pele no modo retrato de fotos e vídeos. Também são problemas tons incorretos do balanço de branco, recortes às vezes imprecisos ao aplicar efeito bokeh, instabilidade do foco automático em vídeo, e preview que não representa a captura final.
Boa opção para fotos casuais
Marcando 121 pontos, o Redmi Note 13 Pro Plus passa bem longe dos melhores smartphones do ranking de fotografia do DXOMARK. No entanto, dentro da categoria de intermediários avançados, o modelo fica bem posicionado, perdendo apenas para opções mais especializadas em fotos, como o Pixel 7 — o dispositivo entrega performance similar à de topos de linha mais antigos, como o OnePlus 9 e o Galaxy S22 com Exynos.
Os especialistas destacam como, apesar de alguns problemas, incluindo ruído em cenas noturnas e resultados mistos em gravações, o telefone da Xiaomi representa uma boa evolução frente ao seu antecessor, conseguindo chamar atenção como uma boa opção para quem captura fotos e vídeos de forma mais casual.
O Redmi Note 13 Pro Plus já está disponível no exterior, com preços que partem de 33,999 rupias (~R$ 2.025). Ainda que não haja confirmação no momento, o aparelho pode estar na leva de lançamentos da família Redmi Note 13 que chegará ao Brasil nesta quarta-feira (31) — fique de olho no Canaltech para saber todos os detalhes.
Redmi Note 13 Pro Plus: ficha técnica
- Tela: OLED de 6,67 polegadas com resolução 1,5K de 2712 x 1220 pixels, profundidade de cor de 12-bit, taxa de atualização de 120 Hz, pico de brilho de 1.800 nits, Gorilla Glass Victus
- Processador: MediaTek Dimensity 7200-Ultra
- Memória RAM: 8 GB, 12 GB ou 16 GB
- Armazenamento: 256 GB ou 512 GB
- Câmera traseira: 200 MP (Principal, f/1.65, PDAF multidirecional, OIS) + 8 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 2 MP (Macro, f/2.4)
- Câmera frontal: 16 MP (f/2.4)
- Dimensões: 161,4 x 74,2 x 8,9 mm
- Peso: 199 g (traseira em vidro), 204,5 g (traseira em tecido que imita couro)
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 120 W (carregador incluso na caixa)
- Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3, NFC, leitor de digitais na tela, alto-falante estéreo com Dolby Atmos, IP68, emissor infravermelho
- Cores disponíveis: preto, branco e roxo
- Sistema operacional: Android 13, sob a MIUI 14
Fonte: DXOMARK