Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Realme GT 5 será 1º celular a permitir ajustes na velocidade da CPU

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Agosto de 2023 às 12h29

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Realme)
(Imagem: Divulgação/Realme)
Realme GT 5

Em novo teaser divulgado nesta terça-feira (22), a Realme confirmou que o Realme GT 5, próximo smartphone topo de linha da marca previsto para chegar às lojas já na próxima semana, será o primeiro dispositivo do mercado a permitir que o usuário aplique ajustes finos de velocidade do processador. Às vésperas do lançamento, o aparelho também protagonizou novos vazamentos, que não apenas revelaram com mais detalhes a parte frontal do celular, mas também deram uma ideia da performance que a novidade entregará.

Na postagem feita na Weibo, a Realme apresentou o "Geek Performance Panel", uma central de controle que será integrada ao software do GT 5 para dar liberdade ao usuário para ajustar as frequências dos núcleos do processador. A imagem inserida na publicação mostra um elevado nível de granularidade — além de ajustar a velocidade do núcleo de máxima performance, será possível reduzir ou aumentar os clocks dos grupos de núcleos de alto desempenho e de alta eficiência.

Ao que parece, donos do lançamento poderão limitar as frequências para poupar bateria, ou aumentá-las para obter mais desempenho, também sendo possível dar prioridade a um determinado grupo em certos jogos e tarefas, mas é provável que esse ponto em específico seja um erro de tradução. Seja como for, ter um controle com esse nível de precisão é um recurso inédito em smartphones. Até então, nos melhores casos, ajustes só podiam ser feitos no núcleo mais poderoso, ou apenas aplicando um perfil de economia de energia.

Continua após a publicidade

Outro ponto interessante entregue pelo teaser é que o Realme GT 5 deve usar a variante padrão do Snapdragon 8 Gen 2, com clock máximo de 3,2 GHz. Apesar de a empresa já ter confirmado o uso do chipset mais poderoso da Qualcomm, discussões foram levantadas sobre se o modelo adotado seria o mais poderoso "Leading Version", um espelho da variante "for Galaxy" da Samsung com frequências que chegam a 3,36 GHz.

No mais, são esperados ainda aspectos comuns de ferramentas para games vistos em outros modelos da marca e até de concorrentes, como bloquear notificações ou utilizar um perfil de energia mais agressivo para extrair o máximo de performance do chip.

Realme GT 5 tem render e teste vazados

Paralelo a isso, dois novos vazamentos trouxeram novidades do Realme GT 5, começando por uma olhada mais detalhada da parte frontal do dispositivo. Cortesia do renomado leaker Digital Chat Station, uma suposta renderização oficial que deve ser usada como material de divulgação mostra a tela ampla com bordas simétricas e relativamente finas, além de um furo para a lente de selfies e as laterais em metal.

O informante indica que teremos um display com resolução 1,5K, e sugere que a fabricante removeu o plástico da estrutura, adotando um material que entrega uma ótima experiência ao toque — é possível que Digital Chat Station se refira ao acabamento inédito usado pela marca, que teria causado "dores de cabeça aos fornecedores", conforme executivos da própria Realme destacaram.

Fora isso, um possível teste foi encontrado no banco de dados do Geekbench 6, que indica o nível de performance que podemos esperar do GT 5. Os números não surpreendem: temos 2.017 pontos em single-core e 5.408 pontos em multi-core, a média de smartphones equipados com o Snapdragon 8 Gen 2. A boa notícia diante do resultado é que a plataforma deve oferecer o máximo de performance no lançamento.

Continua após a publicidade

O Realme GT 5 chega na próxima segunda-feira, 28 de agosto, em evento a ser realizado às 14h no horário de Pequim (3h da manhã na hora de Brasília). O modelo será lançado como parte das celebrações de 5 anos da Realme, e deve embarcar especificações poderosas, incluindo versões com carregamento de 150 W e 240 W, tela com taxa de atualização de 144 Hz e câmera tripla com sensor principal Sony IMX890 de 50 MP.

Fonte: Realme (em chinês), Digital Chat Station (em chinês), Geekbench