Publicidade

Qual iPhone vai parar de atualizar em 2024?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Dezembro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Rafael/Canaltech
Rafael/Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple deve lançar o iOS 18 no final do segundo semestre de 2024, continuando a tradição de ter uma nova versão do sistema operacional do iPhone por ano. Porém, a chegada de novos recursos e otimizações, além de um novo modelo, também acompanha o fim das atualizações para os celulares mais antigos da marca.

Não há um período definido de suporte garantido pela Apple a seus aparelhos, mas, em média, eles deixam de receber atualizações entre cinco e sete anos de seu lançamento. Em 2023, por exemplo, com a chegada do iOS 17, os celulares mais antigos na lista de compatíveis são os iPhone XR e XS, lançados em 2018.

Continua após a publicidade

Uma lista oficial de suporte deve vir somente no anúncio do sistema operacional, no segundo semestre de 2024. Com base na média e na operação usual da Apple, entretanto, dá para imaginar desde já quais serão os aparelhos compatíveis.

Quais iPhones não serão atualizados em 2024?

O iPhone XR e o iPhone XS foram surpresas na lista de atualização do iOS 17, lançado no final de 2023, mas não devem escapar do corte no ano que vem. Quem fez o download do novo sistema operacional nos modelos lançados em 2018, aliás, deve ter reparado que a performance não é das melhores.

Sendo assim, os seguintes iPhones não devem receber o iOS 18 em 2024:

Continua após a publicidade

Vale a pena lembrar, porém, que o fim do suporte a novas versões do sistema operacional não significa o fim definitivo das atualizações. Mesmo rodando uma edição anterior do iOS, os celulares continuam recebendo correções de segurança e bugs; peças de reposição também permanecem disponíveis em assistências técnicas até que os modelos sejam considerados obsoletos pela Apple.

Quais iPhones serão atualizados em 2024?

Continua após a publicidade

Considerando o mesmo parâmetro da lista anterior, os seguintes iPhones e suas variações devem receber o iOS 18 em 2024:

O iPhone 11 representa uma incógnita nessa relação. O desempenho do iOS 17 também não foi dos melhores nos modelos lançados em 2019, mas com "apenas" cinco anos de idade, deve sobreviver na lista de suporte. O mesmo, aliás, deve valer para o iPhone SE de segunda geração, que também sofre com performance, mas deve receber o novo sistema operacional do ano que vem, por fugir da regra não escrita que prevê pelo menos cinco anos de atualizações.

Continua após a publicidade

E, reforçando, a lista oficial de iPhones com suporte ao iOS 18 ainda não foi confirmada pela Apple. O próprio sistema operacional, aliás, deve ser lançado somente no final de 2024, junto com a relação de modelos compatíveis.