Como saber se o seu aparelho Apple é obsoleto ou vintage

Como saber se o seu aparelho Apple é obsoleto ou vintage

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 29 de Julho de 2021 às 21h50
Imagem: AltumCode/Unsplash

A Apple tem uma reputação consistente sobre seu programa de reparo e assistência técnica. A empresa garante fornecimento de peças para conserto de aparelhos considerados antigos, por anos 5 anos após sua descontinuação. Apenas basta ir à Apple Store ou autorizada e agendar um reparo.

Para ter uma ideia de quão longo é o prazo de cobertura para serviço de reparo, o iPhone 5s — lançado em 2013; descontinuado em 2016 — ainda está apto para agendamento em uma assistência técnica Apple. Incrível, não é mesmo? Vale notar que o prazo estipulado para fornecimento de peças para conserto começa a contar pelo tempo em que ele é descontinuado.

Para aparelhos descontinuados há mais de 5 anos e até 7 anos, a Apple pode (porém, não garante) fornecer assistência em sua loja ou nas assistências autorizadas. Nesse sentido, um MacBook Pro Retina 2013 é considerado vintage. Caso sua máquina precise de um reparo, será necessário consultar a Apple primeiro e verificar se há peças de reposição.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A má notícia vai para a maioria dos aparelhos descontinuados por mais de 7 anos, eles são considerados obsoletos. Assim, nenhum deles mais recebem qualquer assistência da Apple ou seus locais oficiais para assistência. Donos de aparelhos mais antigos precisarão recorrer a peças usadas ou de terceiros para recuperar seus equipamentos.

Atenção: reforçamos que a idade do aparelho não é referência para saber se o suporte da Apple ainda está válido, é vintage ou obsoleto. Um MacBook Pro Mid 2012 com 13 polegadas, por exemplo, ainda é suportado, ao passo que sua versão de 15 polegadas é obsoleta. Tudo depende da data oficial de descontinuação.

Quer saber qual o status de suporte do seu aparelho? Basta acessar o site da Apple e ver a lista de aparelhos. No entanto, o Canaltech quer tornar a vida do usuário ainda mais prática e intuitiva. Descobrimos o app Mactracker, disponível para Mac, iPhone e iPad, que mostra a lista completa de todos os aparelhos e sistemas já lançados pela Apple, seu status de suporte, história, dados de hardware e software, além de outras informações.

Acompanhe, abaixo, nosso tutorial para utilizar a ferramenta no iPhone e descobrir se o seu aparelho é obsoleto ou vintage pelo Mactracker.

Descobrindo o status do aparelho Apple

Passo 1: abra a Apple Store e baixe o app Mactracker.

Baixe o Mactracker no iPhone ou dispositivo Apple compatível - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: abra o Mactracker. Em seguida, pesquise o modelo do seu aparelho.

Pesquise pelo modelo do seu aparelho no aplicativo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: em "Support Status", verifique o status de reparo do aparelho.

Verifique o status de reparo do aparelho no aplicativo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.