SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

10 novidades mais legais do iOS 17

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Junho de 2023 às 17h30

Link copiado!

Montagem/Fabrício Calixto
Montagem/Fabrício Calixto

A WWDC 2023 deu o que falar por conta do anúncio do Vision Pro, os novos óculos de realidade mista da Apple, mas é claro que a empresa não deixaria de dar holofote aos seus outros produtos, sobretudo o aguardado iOS 17 — que está recheado de novidades legais. A atualização do sistema operacional em fase Beta e conta com muitos recursos interessantes. O Canaltech testou e listou 10 delas para você conferir.

10. Siri mais rápida

Você não precisa mais falar “Ei, Siri” para ativar a assistente virtual, pois no iOS 17 é possível desativar esse modo e optar apenas por dizer “Siri”. Além disso, agora ela também consegue compreender comandos sequenciais, ou seja, não é mais necessário fazer pedidos em comandos separados.

Continua após a publicidade

9. Autocorreção e previsão de texto

Visando tornar a experiência de escrever mais ágil e intuitiva no iOS 17, o recurso de autocorreção de textos foi aperfeiçoado e agora conta com um modelo de linguagem baseado em aprendizado de máquina. Ele será capaz de se adaptar ao padrão de escrita do usuário e sugerir palavras mais adequadas no modo preditivo.

Para deixar tudo ainda melhor, quem optar pelo modo ditado de texto vai contar com a ajuda de uma inteligência artificial para completar as linhas com mais precisão.

Continua após a publicidade

8. Preenchimento automático de códigos de verificação

No iOS 17, não é mais preciso digitar ou copiar e colar um código de verificação no Safari quando ele chega no aplicativo Mail, pois o próprio sistema executa a tarefa de preencher as caixas de textos assim que a sequência é recebida — essa função só funcionava com o app Mensagens (que recebe SMS).

Outra novidade muito útil é que o iOS vai excluir e-mails com códigos de verificação automaticamente a fim de que o usuário fique mais protegido e menos preocupado em remover esse tipo de mensagem.

7. Pôsteres de contato

Continua após a publicidade

Para tornar a experiência mais divertida e personalizada, o iOS 17 oferece o recurso pôster de contatos. Ele permite inserir imagens nos contatos para que elas apareçam em tela cheia durante as ligações.

Nesse modo também é possível customizar cores, fontes, efeitos de profundidade e até mesmo aplicar um pôster Memoji, os avatares da Apple.

6. Novo app Journal

Continua após a publicidade

Essa novidade do iOS 17 é uma espécie de “diário moderno” e permite registrar momentos memoráveis da sua rotina por meio de textos, imagens e informações de apps de terceiros. Para ajudar na tarefa, o Journal também é capaz de sugerir conteúdos para inserir ou bloquear no aplicativo com base em aprendizado de máquina, ou seja, ele vai observar seu uso e fazer recomendações personalizadas a partir disso.

5. Mapas offline

Essa novidade não chega a ser tão novidade assim, pois o Google Maps conta com o recurso há mais de uma década. Antes tarde do que nunca, no entanto, agora o Apple Maps do iOS 17 é capaz de baixar rotas inteiras para que você usar GPS offline — o que é indicado em casos como viagens a locais sem conexão com a internet.

Continua após a publicidade

4. Widgets interativos

Os widgets finalmente se tornaram interativos no iOS 17 e agora permitem uma série de facilidades sem que seja necessário abrir alguns aplicativos. Você pode realizar ações como dar play em músicas ou marcar a conclusão de tarefas na própria tela inicial. Também é possível aplicar e utilizar widgets na tela de bloqueio.

3. Novidades no FaceTime

Ok que não é comum o brasileiro deixar mensagens na caixa de correio quando a outra pessoa não atende a ligação, mas é muito legal saber que o iOS 17 vai permitir gravar vídeos para a mesma situação no FaceTime.

Continua após a publicidade

Também, durante as chamadas no FaceTime será possível usar gestos para demonstrar reações como corações, balões e fogos de artifício. Inclusive, os efeitos de reação em 3D serão aplicados no vídeo para deixar tudo mais divertido e dinâmico.

2. Novo modo de espera

Esse novo recurso do iOS 17 deixa o iPhone com cara de rádio-relógio, pois, ao entrar no modo StandBy, é possível personalizar a tela de bloqueio com informações que podem ser visualizadas à distância, lembrando o clássico aparelho de cabeceira.

Por exemplo, dá para inserir relógios de diferentes estilos, fotografias, widgets personalizados e um modo noturno para que o brilho da tela não atrapalhe o sono durante a noite.

Continua após a publicidade

1. NameDrop

Essa função do iOS 17 oferece uma maneira prática de compartilhar informações de contato com pessoas novas que você conhece por aí, como em festas, por exemplo. Ao aproximar dois iPhones, é possível realizar uma troca rápida de números de telefone, endereços de e-mail, entre outros.

Se você quer experimentar todas essas novidades mas não sabe se o seu celular é compatível com o novo sistema operacional, confira quais iPhones vão ser atualizados para o iOS 17.