Publicidade

Com webcam sob o display, Samsung promete notebooks com bordas finíssimas

Por| 14 de Janeiro de 2021 às 23h20

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Ao longo dos últimos anos, observamos uma tendência curiosa no mercado de smartphones: as fabricantes fizeram manobras mirabolantes para tornar as bordas dos aparelhos cada vez mais finas. O único problema eram as câmeras frontais. De início, tivemos os polêmicos “notches” (ou “gotas”, como alguns carinhosamente apelidaram); depois, os furos; por fim, a cereja do bolo foi esconder a lente debaixo do display.

Quem fez isso foi a ZTE em seu Axon 20 5G; porém, por mais que a ideia tenha sido boa, ela foi mal-executada, já que as selfies do dispositivo tinham uma qualidade horrível e a área que escondia o sensor sofria com uma diferença gritante de resolução. Agora, a Samsung promete reviver essa ideia, mas no ramo dos laptops, com sua exclusiva tecnologia batizada de Samsung Blade Bezel.

A sul-coreana não deu maiores detalhes sobre o invento — ela simplesmente publicou um vídeo teaser em sua conta da rede social asiática Weibo, demonstrando um notebook cuja tela OLED, de fato, tem bordas finíssimas. Não há detalhes técnicos, porém, sobre a qualidade da webcam; levando em conta a importância das videoconferências em tempos de distanciamento social, esse é um ponto no qual a marca não pode vacilar.

Continua após a publicidade

É importante lembrar que a Samsung já havia mencionado a ideia de usar uma câmera debaixo do display em 2018, dizendo que a tecnologia estaria pronta para uso comercial “dentre um ou dois anos”. Na época, porém, ela pretendia implementar a solução em celulares. O que teria feito a companhia mudar seu foco para os laptops? Não podemos afirmar com certeza, mas a movimentação da concorrência pode ser um dos fatores.

Afinal, recentemente, a Huawei lançou o MateBook X Pro, que atingiu bordas finíssimas em seu display ao realocar a câmera perto da dobradiça do teclado. Novamente, porém, a solução não agradou, visto que o ângulo da webcam é diagonal (quando o mais apropriado é que ela fique na altura dos olhos do usuário). O jeito é aguardar a invenção da Samsung.

Fonte: The Verge