Poco X5 vs. Poco x5 Pro | Qual celular vale mais a pena?
Por Ramalho Lima (Maldditu Xavier) • Editado por Léo Müller |
O Poco X5 e o Poco X5 Pro são dois celulares intermediários recém-lançados pela Xiaomi com o objetivo de servir a usuários que precisam de um celular completinho, mas que não seja caro. Os aparelhos possuem um bom custo-benefício quando consideramos os valores cobrados via importação, mas também podem ser comprados no Brasil com garantia por valores maiores.
- Review Poco X5 | Um intermediário bem competente
- Review Redmi Note 12 Pro | Mais fluidez, menos bateria
Apesar de terem muitas características parecidas, eles possuem algumas diferenças pontuais que podem ser consideradas no ato da compra. Até porque a diferença de preço não é grande.
Neste comparativo, eu explico sobre as semelhanças e diferenças entre o Poco X5 e o Poco X5 Pro, falo sobre os preços dos aparelhos e digo qual dos dois vale mais a pena.
🛒 Compre o Poco X5 no AliExpress
🛒 Compre o Poco X5 Pro no AliExpress
Design e Construção
Na questão visual e de construção, ambos os aparelhos são muito parecidos. No entanto, eu curti mais o design do Poco X5 Pro, devido à textura cintilante do corpo do celular. Os dois são feitos inteiramente em plástico, sendo que o Poco X5 possui aspecto fosco.
O modelo Pro também me agrada mais por causa dos cantos ligeiramente mais quadrados e bordas mais retas.
- Poco X5: 165,9 x 76,2 x 8 mm / 189 gramas;
- Poco X5 Pro: 162,9 x 76 x 7,9 mm / 181 gramas.
A área dedicada ao módulo de câmeras também é muito parecida, se destacando mais no modelo Pro, devido à diferença de texturas, indo de uma superfície cintilante para uma mais lisa e espelhada.
Já o módulo de câmera em si é praticamente idêntico, com o Poco X5 Pro tendo o terceiro sensor um pouco maior que o do Poco X5, além do LED Flash localizado acima dessa lente.
Tela e som
Os dois celulares têm tela AMOLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Essa tela tem qualidade muito boa para a visualização de qualquer tipo de conteúdo. Porém, na do Poco X5 Pro, há suporte para tecnologias como Dolby Vision e HDR10+, além de contar com proteção Gorilla Glass 5. O Poco X5 tem apenas a proteção Gorilla Glass 3.
- Poco X5: AMOLED, 6,67 polegadas, Full HD+, 120 Hz, 700 nits (1200 nits de pico);
- Poco X5 Pro: AMOLED, 6,67 polegadas, Full HD+, 120 Hz, Dolby Vision, HDR10+, 500 nits (900 nits de pico).
Olhando lado a lado, eu percebi que a tela do Poco X5 é um pouco melhor que a do X5 Pro em relação às cores. Pode ser algo pontual dos dois aparelhos que testei, mas achei importante registrar. De qualquer forma, a diferença pode passar despercebida pela maioria dos usuários, e só é visível com os celulares um do lado do outro.
Para comparar o brilho da tela, eu fiz questão de colocar os dois aparelhos lado a lado, sob a luz solar, e pude comprovar que o Poco X5 tem nível de brilho mais alto que o Poco X5 Pro. Isso condiz com as especificações informadas pela Xiaomi. Não é uma diferença gritante, mas esperava-se que o celular mais avançado fosse superior nesse aspecto.
Já em relação ao som, o Poco X5 tem áudio mono, possuindo apenas um alto-falante. Nesse quesito, o modelo Pro sai na frente por contar com dois alto-falantes e oferecer som estéreo.
Desempenho e software
No quesito desempenho, os aparelhos apresentam suas diferenças mais significativas, já que eles utilizam chipsets distintos. Ambos estão disponíveis em variantes de 6/128 GB e 8/256GB, mas o Poco X5 Pro não possui slot para cartões de memória microSDXC.
- Poco X5: Snapdragon 695 5G (6 nm), Adreno 619, 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento, Android 12 (MIUI 13);
- Poco X5 Pro: Snapdragon 778G 5G (6 nm), Adreno 642L, 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento, Android 13 (MIUI 14).
No dia a dia, ambos os aparelhos oferecem bom desempenho para todo tipo de atividade, incluindo jogos. Contudo, o chipset mais potente do Poco X5 Pro permite que os games sejam executados com gráficos em qualidade superior. Isso significa também que o modelo Pro terá maior longevidade, principalmente quando consideramos jogos e apps mais pesados.
Como os dois celulares têm 6 GB de memória RAM, eles apresentam capacidade de multitarefa parecida, salvo possíveis diferenças causadas pelas versões de software. O Poco X5 ainda roda o Android 12 sob a MIUI 13, enquanto o Poco X5 Pro já roda o Android 13 sob a MIUI 14.
Em meus testes de abertura de aplicativos, o Poco X5 pareceu ligeiramente mais rápido que o Poco X5 Pro. Essa diferença se deve, provavelmente, à falta de alguma otimização da recém-lançada MIUI 14. No entanto, o modelo Pro é mais rápido para outras tarefas, como a instalação de apps, por exemplo.
Agora, quando falando de armazenamento interno, apesar de os dois celulares terem a mesma capacidade, o Poco X5 é compatível com cartões de memória microSDXC de 1 até 1 TB. O modelo Pro não aceita nenhum tipo de cartão de memória.
Câmeras
Falando sobre câmeras, o Poco X5 Pro leva uma vantagem bastante perceptível sobre o Poco X5. O aparelho tem um sensor principal de 108 MP, que, apesar de não impressionar, consegue lidar melhor com a iluminação, as cores e o nível de detalhes.
- Poco X5: 48 MP + 8 MP + 2 MP e 1080p 30 FPS / 13 MP e 1080p 30 FPS;
- Poco X5 Pro: 108 MP + 8 MP + 2 MP e 4K 30 FPS / 16 MP e 1080p 60 FPS.
O modelo Pro consegue gravar vídeos em 4K a 30 FPS, enquanto que o não Pro só grava vídeos em Full HD a 30 FPS, no máximo. Nenhum dos dois tem estabilização de imagem, mas o Poco X5 Pro também rende melhor neste tipo de captura.
Por fim, temos a câmera frontal. O Poco X5 tem um sensor de 13 MP, sem modo panorama e que grava vídeos em 1080p a 30 FPS. Já o Poco X5 Pro tem um sensor de 16 MP, com modo panorama e grava vídeos a 1080p a 60 FPS. Fora as especificações, o modelo Pro consegue fazer selfies com mais detalhes, sendo perceptivelmente superior ao irmão mais simples.
Galeria de fotos do Poco X5
Galeria de fotos do Poco X5 Pro
Bateria e carregamento
O Poco X5 e o Poco X5 Pro possuem bateria com exatamente a mesma capacidade, ou seja, 5.000 mAh. No entanto, os celulares têm disparidades quanto à autonomia, principalmente pelo fato de usarem chipsets diferentes.
- Poco X5: 5.000 mAh / 33 W;
- Poco X5 Pro: 5.000 mAh / 67 W.
No teste padrão do Canaltech, usamos o aparelho com o Wi-Fi ligado, com diversos apps de redes sociais, streaming de vídeos, jogos e um mensageiro instantâneo. O teste consiste em 3h40min de tela ativa em um período de aproximadamente 6 horas. No final do teste, o modelo Pro havia consumido 28% da carga, enquanto que o Poco X5 normal havia consumido 25%.
De acordo com nosso teste, a autonomia estimada da bateria do modelo Pro é de 21h41min, e do modelo comum é de 24 horas. Se o foco do usuário for jogos, podemos supor que o modelo Pro vai drenar a bateria ainda mais rápido, devido à GPU mais potente.
Por outro lado, o Poco X5 Pro é muito mais rápido para carregar. Com os dois celulares zerados, o Pro foi carregado completamente em 51 minutos. Já o modelo base só chegou a 100% da carga após 1h20min conectado.
Poco X 5 vs. Poco X5 Pro: qual dos dois vale mais a pena?
Os dois celulares são modelos intermediários com propostas bem semelhantes. Ambos os aparelhos possuem tela AMOLED de ótima qualidade, bom desempenho para atividades do dia a dia, além de recursos como NFC, leitor de impressões digitais integrado ao botão power e suporte para redes 5G.
Contudo, é óbvio que eles apresentam diferenças que podem, e muito, influenciar na compra. Para começar, o Poco X5 Pro tem um chipset mais poderoso, que é ideal para usuários que precisam de desempenho extra em jogos. Sem falar que essa potência a mais ajuda na fluidez geral do sistema.
Outra mudança de destaque é no conjunto de câmeras. O Poco X5 Pro tem um sensor principal de 108 MP, e que grava vídeos em 4K. O resultado positivo não se limita a fotos e vídeos mais nítidos, mas também às cores mais realistas, maior nível de detalhes e melhor desempenho do HDR e modo noturno.
O Poco X5 Pro ainda leva vantagem sobre o Poco X5 em relação às versões do Android e da MIUI, sendo, respectivamente 13 e 14, contra o Android 12 e a MIUI 13 do Poco X5. O modelo Pro também tem suporte para Dolby Vision, HDR10+, conta com áudio estéreo e tem design mais elegante.
Como nem tudo são flores, a versão Pro tem tela com menos brilho e bateria que rende menos, devido ao chipset mais potente. Essa autonomia inferior pode ser contornada pelo carregamento, que é bem mais rápido no modelo Pro. E como ele não tem suporte para cartões de memória, seu armazenamento ficará limitado às especificações de fábrica.
Se você não é do tipo de usuário para quem o armazenamento sem possibilidade de expansão do Poco X5 Pro será um problema, eu recomendo este modelo fortemente. Ainda mais porque a diferença de preço entre os dois aparelhos não é grande. Só vale lembrar que qualquer um dos dois só oferece um bom custo-benefício se for comprado via importação.