Os melhores celulares de 2020

Por Douglas Ciriaco | 25 de Dezembro de 2020 às 15h00
Xiaomi

Definitivamente, 2020 não foi um ano fácil: pandemia, isolamento e muitas incertezas rondaram a vida de praticamente todos nós. O mercado mobile também foi bastante afetado, apesar da movimentação geral do setor ter se mantido intacta, apenas tendo que lidar com alguns atrasos aqui e ali.

Entre janeiro e dezembro deste ano, porém, muitos celulares incríveis foram lançados, com tecnologias inovadoras ou combinando recursos conhecidos de maneira inédita e que ganhou o gosto do público.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Diante disso, o time de Mobile do Canaltech resolveu escolher os 10 melhores celulares anunciados neste ano. Para fim de deixar a lista enxuta, pegamos apenas uma variante de famílias que têm mais de um modelo (e a razão da escolha está explicada no texto).

Vamos lá? (Nota do editor: os aparelhos estão listados em ordem alfabética)

Galaxy A51

Os modelos intermediários (premium ou de entrada) da Samsung não decepcionaram mais uma vez e mostraram como a empresa está no caminho certo para duelar com as chinesas. Poderíamos citar aqui o A71, o M51 ou o M31, mas escolhemos o Galaxy A51 como o grande modelo dessa faixa, afinal se trata do aparelho Android mais vendido no mundo.

Galaxy S20 FE

A cereja do bolo do ano em relação aos modelos premium da Samsung foi o Galaxy S20 FE. O aparelho veio com bons recursos e sem muita perfumaria para oferecer um preço um pouco mais amigável que seus irmãos mais velhos e fez sucesso com a crítica e com o público. Vale menção honrosa ao Galaxy S20 “básico”, que disputa com o iPhone 12 mini o posto de compacto mais interessante do ano.

Galaxy Z Fold 2

Uma das boas surpresas de 2020, o Galaxy Z Fold 2 está aqui porque mostra um amadurecimento muito grande da Samsung em relação ao que se viu na primeira geração do dobrável. Se o preço ainda é proibitivo, o aparelho manteve os acertos e corrigiu alguns problemas irritantes que deixavam o Z Fold de 2019 com um leve ar de protótipo. Com isso, a expectativa para a terceira geração do modelo é bem interessante.

Huawei P40 Pro+

A linha Huawei P40 foi surpreendentemente previsível — e isso é um elogio. Seguindo a mesma pegada de aparelhos muito bonitos, com hardware de ponta combinado com um software igualmente qualificado, o sucessor dos P30 aqui são representados pelo P40 Pro+, que já foi dono do posto de melhor câmera de celular no mundo.

iPhone 12 mini

É claro que o iPhone 12 Pro Max é o “melhor celular já feito pela Apple” com suas câmeras incríveis e tudo mais. Contudo, o que mais chamou atenção neste ano nos celulares da Maçã foi o iPhone 12 mini: provavelmente o melhor compacto premium do ano, ele atende uma demanda antiga dos fãs da marca que há muito pedem um celular menor.

LG Wing

Apesar do sucesso no Brasil com seus modelos intermediários, faz tempo que a LG não emplaca nada entre os principais lançamentos do mundo. Talvez com isso em mente a empresa resolveu apostar no “absurdo” e trouxe ao mundo o inovador LG Wing com tela giratória em T. Foi o suficiente ao menos para aparecer na lista do Canaltech dos melhores do ano.

Motorola Edge+

A Motorola não tem sido mais o que já foi uns dias e muita gente manifestou sua insatisfação com o cronograma de atualização para o Android 11 revelado pela empresa. De qualquer forma, o Motorola Edge+ foi o primeiro celular com suporte à tecnologia 5G a chegar oficialmente ao Brasil, além de ser um celular com hardware bom e um visual bem interessante.

OnePlus Nord

Num mundo com celulares premium cada vez mais caros, OnePlus Nord é um alento não apenas porque oferece bons recursos e um dos visuais mais interessantes do ano, mas também porque marca uma espécie de retorno da marca chinesa às suas origens — bons aparelhos por preços amigáveis.

Poco X3

Um dos principais intermediários premium do ano, o Poco X3 marca o retorno da marca subsidiária da Xiaomi ao Brasil. O modelo traz configurações robustas e um visual bem interessante para tentar resgatar a boa impressão deixada pelo Pocophon F1, o que aparentemente tem dado certo até o momento.

Xiaomi Mi 10 Ultra

O melhor celular da Xiaomi em 2020 não poderia ficar de fora. Um aparelho parrudo e cheio de estilo, o Mi 10 Ultra foi lançado para comemorar os 10 anos de existência da gigante chinesa e não decepcionou, deixando todo mundo de queixo caído, tendo sido avaliado na época do seu lançamento como a melhor câmera de celular do planeta.

Agora é a sua vez: qual é o seu favorito desta lista? Qual celular ficou de fora e merecia estar aqui? Diga aí embaixo, na caixa de comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.