Publicidade

OPPO e Hasselblad apresentam tecnologia HyperTone para câmeras de celulares

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Novembro de 2023 às 09h01

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Oppo)
(Imagem: Divulgação/Oppo)
Tudo sobre Oppo

A OPPO apresentou recentemente a nova geração de sua tecnologia HyperTone para processamento de imagens capturadas pelos seus celulares. A solução foi desenvolvida em parceria com a Hasselblad, e deve ser inaugurada na linha Find X7, esperada para o início de 2024.

Continua após a publicidade

De acordo com o que informaram as marcas, a parceria fez possível a formação de um grupo de especialistas em imagem, incluindo 10% de técnicos de fotografia, 50% de fotógrafos profissionais e 40% de profissionais em tratamento de cor.

Além do sistema HyperTone de câmeras, a solução também inclui o motor HyperTone Image Engine, e o HyperTone ProXDR Display. Na prática, isso significa que os aparelhos devem entregar imagens de alta qualidade em diferentes condições de cenas, seja na câmera principal ou nas auxiliares em ultrawide ou telefoto.

Segundo as estatísticas reveladas pela OPPO, a claridade das imagens pode ser aumentada em até 30%, enquanto o ruído é reduzido em 60%. Para isso, a marca usa solução de fusão RAW por IA, além do mapeamento avançado de tons.

Continua após a publicidade

Contudo, o chamado Extra HD Algorithm usa cerca de 400 vezes mais poder de processamento para chegar aos seus resultados. Isso significa que os conteúdos otimizados podem levar mais tempo para serem finalizados, para que fiquem com detalhes mais claros e limpos.

OPPO HyperTone ProXDR Display permite visualização de tons precisos

Além de permitir a captura de vídeos e fotos mais bonitas, o HyperTone também se preocupa com a visualização dos conteúdos na tela do próprio celular. Por isso, o HyperTone ProXDR Display pode registrar o brilho de mais de 12 milhões de pixels no painel, com oito vezes mais alcance dinâmico.

Portanto, o conjunto de tecnologias deve restaurar tons mais naturais dos elementos em cena, entregando uma experiência mais realista na visualização das fotos. Para o futuro, a OPPO planeja fazer o ProXDR compatível com o padrão Ultra HDR.

Continua após a publicidade

Outras melhorias também foram feitas no modo Hasselblad Portrait, que cria um retrato 3D com mudanças de tom para suavizar luzes e sombras, sem clarear demais os rostos das pessoas. No total, a otimização nos tons de pele foi otimizada em 45 vezes, enquanto o Bokeh Flare Portrait fornece um efeito de desfoque mais natural.

Além da linha OPPO Find X7, outros aparelhos que podem ganhar a nova geração do HyperTone incluem a série Find N de celulares dobráveis. Modelos da OnePlus também podem contar com as soluções no futuro, como o OnePlus 12 que é esperado para o mês de janeiro do ano que vem.