Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como desfocar o fundo da foto | Efeito Bokeh

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 01 de Julho de 2022 às 12h30

Link copiado!

Unsplash/Blake Cheek
Unsplash/Blake Cheek

Afinal, o que é efeito Bokeh? Trata-se de uma técnica de fotografia que consiste em dar destaque a um objeto em primeiro plano, ao desfocar o fundo da foto em segundo plano. Também conhecido como “Desfoque” esse efeito tenta criar algo parecido com o que acontece com o olhar humano quando focamos em algo específico, só que dessa vez através das lentes. 

Popular entre fotógrafos profissionais e amadores, o efeito Bokeh com o passar do tempo foi se tornando digital (disponível em aplicativos e softwares de edição de imagem). No entanto, sua história começa nas câmeras analógicas através de lentes com aberturas rápidas e objetivas. Nesta matéria, veja como desfocar o fundo da foto com o efeito Bokeh!

Do analógico ao digital

Continua após a publicidade

O Bokeh pode ser definido como o efeito de fundo desfocado em uma imagem. Nas câmeras analógicas, você pode obtê-lo ao fotografar com uma lente objetiva de forma rápida usando sua maior abertura possível. Dependendo dela, você pode obter um “efeito embaçado” nas luzes e formas da imagem, tornando esse aspecto um pouco mais artístico na imagem.

Uma curiosidade é que o nome Bokeh tem origem na palavra japonesa “boke” (ボケ) que significa “efeito tremido” ou "névoa". Dessa maneira, o efeito Bokeh torna-se uma característica da fotografia dando um destaque natural aos elementos da foto a partir da abertura ampla da lente.

Como desfocar o fundo da foto com apps

Hoje em dia, é possível recriar esse filtro digitalmente por meio de aplicativos de edição de foto no celular. Confira apps que oferecem o efeito Bokeh nas próximas linhas:

1. Snapseed

Compatibilidade: Android, iOS
Preço: gratuito

Prático por design, o Snapseed é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Google que oferece ferramentas avançadas de edição de imagem. No app, você pode recriar um desfoque Bokeh através da função “Efeito foco”. No entanto, seu maior diferencial está no acesso a tais ferramentas, já que a plataforma é bem amigável para novos usuários e possui um layout fácil de usar. Vale a pena conferir!

Continua após a publicidade

2. PicsArt

Compatibilidade: Android, iOS
Preço: gratuito com opção de compras no app (a partir de R$ 31,90)

Transformar suas fotografias em verdadeiras obras de arte é a proposta do PicsArt. O aplicativo de edição de imagens oferece vários filtros, templates e ferramentas gratuitas para editar fotos e vídeos do celular. Ainda que o acesso seja um pouco restrito a algumas funcionalidades, sua versão gratuita permite recriar o efeito Bokeh através da função “Blur”.

Continua após a publicidade

3. Adobe Lightroom

Compatibilidade: Android, iOS
Preço: gratuito com opção de compras no app (a partir de R$ 20,90)

Criado pela Adobe, o aplicativo Lightroom foi desenvolvido para ser a opção mais completa quando o assunto é edição rápida de imagens. Através do aplicativo, é possível realizar várias melhorias e correções em suas fotos. Em sua versão gratuita, você pode usar o efeito Bokeh editando sua foto em camadas através da ferramenta “Desfoque”.

Continua após a publicidade

Com essas dicas desfocar o fundo da foto no celular pode ser muito mais fácil. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!