OnePlus 9 empata com Galaxy S20 FE e traz desempenho mediano em teste de câmeras

OnePlus 9 empata com Galaxy S20 FE e traz desempenho mediano em teste de câmeras

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 06 de Agosto de 2021 às 09h50
Renan da Silva Dores/Canaltech

Focado em oferecer a experiência premium do modelo Pro em um pacote um pouco mais acessível, o OnePlus 9 chegou ao mercado em março com Snapdragon 888, tela de 120 Hz e outras especificações bastante robustas. Seu maior destaque é o conjunto de câmeras, resultado da parceria da companhia chinesa com a Hasselblad, lendária fabricante de câmeras profissionais.

Cerca de 5 meses após seu lançamento, o modelo chega aos especialistas do DXOMARK, para ter a performance das câmeras avaliada. Com 115 pontos, o aparelho empata com nomes como o Galaxy S20 FE e o OPPO Find X3 Neo, trazendo resultados razoáveis, mas abaixo do esperado diante das expectativas criadas pela empresa com as otimizações da Hasselblad.

Bom controle de ruído, mas alcance dinâmico levemente limitado

O OnePlus 9 traz três lentes traseiras, com sensor principal de 48 MP, ultra wide de 50 MP e monocromático de 2 MP, para captar mais detalhes e contraste da cena. Segundo o DXOMARK, o celular apresenta como pontos positivos a exposição precisa do objeto na maioria das fotos e vídeos, o foco automático sólido em fotos, além de balanço de branco preciso e constante em ambientes externos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

OnePlus 9 (Imagem: Divulgação/OnePlus)

Outros destaques incluem bom controle de ruído, boa quantidade de detalhes em fotos com a lente ultra wide e vídeos, cores agradáveis na maior parte das gravações e estabilização geralmente precisa.

Como falhas, os engenheiros apontam erros de balanço de branco e tons de pele anormais em cenas internas e de baixa luz, alcance dinâmico levemente limitado em fotos de alto contraste, presença de ruído em capturas em baixa luz, baixo nível de detalhes com zoom de longo alcance, fotos ultrawide e vídeos em cenários noturnos subexpostos, e instabilidades de foco e exposição em gravações.

Exemplos de fotos

O OnePlus 9 é capaz de capturar ótimas imagens nos cenários ideais (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
O alcance dinâmico é um pouco limitado quando há alto contraste na cena (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Há alguns artefatos notáveis em certas capturas, como no rosto da moça nesta foto (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
O zoom de longa distância sofre com forte perda de detalhes (Imagem: Reprodução/DXOMARK)

Exemplos de vídeos

OnePlus 9: fotos competentes e bons vídeos

Segundo o DXOMARK, o OnePlus 9 ocupa uma posição intermediária no ranking de câmeras, ficando um pouco atrás de modelos como o iPhone 12 e o Pixel 5. O aparelho tem desempenho respeitável em fotos, ainda que sofra com zoom com baixos detalhes e alguns artefatos significativos.

Os resultados são melhores em vídeos, que estão longe de serem perfeitos, mas conseguem apresentar estabilização efetiva, bom nível de detalhes e exposição geralmente precisa. Você confere a análise na íntegra neste link.

OnePlus 9: ficha técnica

  • Tela: Fluid AMOLED de 6,55 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+, brilho de até 1.100 nits
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 8 GB e 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB e 256 GB
  • Câmera traseira: 48 MP (Principal, f/1.8) + 50 MP (Ultra wide, f/2.2) + 2 MP (Monocromática, f/2.4)
  • Câmera frontal: 16 MP (f/2.4)
  • Dimensões: 160 × 74,2 x 8,7 mm
  • Peso: 192 gramas
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 65 W
  • Extras: leitor de digitais na tela, alto-falantes estéreo, 5G, Wi-Fi 6, NFC e Bluetooth 5.2
  • Cores disponíveis: preto, azul e violeta
  • Sistema operacional: Android 11, sob a OxygenOS 11

Fonte: DXOMARK

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.