O que é e como corrigir problema da linha verde em celular Samsung?
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Uma parcela de usuários de celulares da Samsung já reclamaram no passado que alguns modelos apresentam um defeito em que uma linha verde aparece cruzando o display. O defeito pode ter diferentes explicações, e portanto as formas de resolução também são múltiplas.
- Qual é o melhor celular Samsung com 5G para comprar?
- Motorola Edge 50 Pro x Galaxy S23 FE: qual dos dois é melhor?
De acordo com os relatos, o problema pode aparecer depois de atualizações do sistema operacional Android. Quando este é o caso, é possível que o problema seja relacionado a um bug de software — o que é a situação "menos pior", já que neste caso talvez não seja necessária a troca de componentes como a tela do seu telefone, que pode pesar no bolso.
A lista de modelos cujos usuários já perceberam que a tela fica verde inclui o Samsung Galaxy S21 FE, S21 Ultra, A73, M21, M52 5G e Z Flip 3. No entanto, nada impede que outros aparelhos também apresentem o mesmo problema eventualmente.
O defeito da tela verde, ou de qualquer cor estranha que não ocupa toda a tela, não é exclusivo da Samsung. Afinal, tipos semelhantes de tecnologia podem ser vistas em celulares da Motorola, Xiaomi, OnePlus e outras.
De qualquer forma, é possível tentar resolver o problema com as seguintes atitudes:
Reinicie o telefone
A possível solução mais simples e menos intrusiva para tentar retirar o tom verde na tela de celulares é reiniciar o dispositivo. É fácil, basta seguir as etapas abaixo no celular Samsung:
- Acesse a central de controle ao arrastar o dedo para baixo, na ponta superior da tela
- Repita o gesto para acessar a versão detalhada da central de controle
- Selecione o ícone de desligar (um pequeno círculo parcialmente cortado por uma linha reta)
- Na próxima tela, selecione a opção "reiniciar"
Realize atualizações do sistema operacional
Se o problema começou a ser verificado por meio de uma atualização de software, é provável que outra atualização futura resolva o defeito. Para procurar as possíveis atualizações do dispositivo, realize os seguintes passos:
- Abra o aplicativo de configurações do celular Galaxy
- Role o menu até o final e encontre a opção "Atualização de software"
- Na próxima tela, selecione "Baixar e instalar"
- Se existir uma atualização disponível, ela será baixada automaticamente. Se não, a mensagem "Seu software está atualizado" será exibida
- Quando o arquivo da atualização terminar de baixar, selecione a notificação para iniciar a instalação
- A instalação pode levar alguns minutos. Atenção: é recomendado atualizar o celular apenas quando estiver com bastante bateria, já que danos irreparáveis podem acontecer se a carga acabar no meio do caminho
Reinicie o aparelho para as definições de fábrica
Uma solução mais ousada poderá ser a redefinição do dispositivo para os padrões de fábrica do dispositivo. Mas atenção: esta etapa deve ser feita apenas se todos os arquivos importantes do smartphone estiverem salvos também em outro dispositivo, já que a restauração apagará tudo.
Para restaurar o dispositivo, siga as etapas abaixo:
- Abra o aplicativo de configurações do celular
- No menu seguinte, e encontre a opção "Gerenciamento geral"
- Na próxima tela, selecione "Restaurar"
- Na sequência, ache a opção "Restaurar para os padrões de fábrica"
- Siga as instruções do celular, e reinsira a senha padrão do dispositivo
- A restauração não deve levar mais que alguns minutos, e o aparelho ligará na tela de configurações iniciais quando o processo for finalizado
Problemas de hardware
No entanto, o defeito da linha verde na tela também costuma ser muito atrelado a problemas de hardware — ou seja, das partes físicas do celular. Geralmente, é um defeito ainda mais provável se o telefone for antigo, ou tenha sofrido um choque físico como uma queda no chão, por exemplo.
Isso acontece pois telas de smartphones podem ter placas de circuito nos cantos da tela, que passam a informação (ou seja, quais cores mostrar) para a tela em um padrão linha a linha. Dependendo do tipo de dano, toda essa comunicação pode ser comprometida, gerando assim o efeito indesejado da linha verde.
Samsung oferece assistência
Se nenhuma das soluções anteriores funcionar, é provável que seja necessário entrar em contato com uma assistência técnica especializada. Em alguns países, a Samsung já garantiu a troca dos componentes afetados por meio de um kit de reparos, que inclui uma nova bateria e ferramentas necessárias para realizar o serviço.
No Brasil, a empresa já confirmou que avaliará cada situação individualmente, por meio de suas centrais de assistência técnica. Em nota oficial, foi dito que:
"A Samsung reforça que a qualidade dos produtos é prioridade e segue comprometida em proporcionar as melhores experiências para seus consumidores. A empresa informa que, caso seja identificada alguma questão técnica, o usuário deve procurar uma Assistência Técnica Autorizada Samsung para a análise adequada."