Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é e como corrigir problema da linha verde em celular Samsung?

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Maio de 2024 às 17h30

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr./Canaltech
Ivo Meneghel Jr./Canaltech
Tudo sobre Samsung

Uma parcela de usuários de celulares da Samsung já reclamaram no passado que alguns modelos apresentam um defeito em que uma linha verde aparece cruzando o display. O defeito pode ter diferentes explicações, e portanto as formas de resolução também são múltiplas.

De acordo com os relatos, o problema pode aparecer depois de atualizações do sistema operacional Android. Quando este é o caso, é possível que o problema seja relacionado a um bug de software — o que é a situação "menos pior", já que neste caso talvez não seja necessária a troca de componentes como a tela do seu telefone, que pode pesar no bolso.

Continua após a publicidade

A lista de modelos cujos usuários já perceberam que a tela fica verde inclui o Samsung Galaxy S21 FE, S21 Ultra, A73, M21, M52 5G e Z Flip 3. No entanto, nada impede que outros aparelhos também apresentem o mesmo problema eventualmente.

O defeito da tela verde, ou de qualquer cor estranha que não ocupa toda a tela, não é exclusivo da Samsung. Afinal, tipos semelhantes de tecnologia podem ser vistas em celulares da Motorola, Xiaomi, OnePlus e outras.

De qualquer forma, é possível tentar resolver o problema com as seguintes atitudes:

Reinicie o telefone

A possível solução mais simples e menos intrusiva para tentar retirar o tom verde na tela de celulares é reiniciar o dispositivo. É fácil, basta seguir as etapas abaixo no celular Samsung:

  1. Acesse a central de controle ao arrastar o dedo para baixo, na ponta superior da tela
  2. Repita o gesto para acessar a versão detalhada da central de controle
  3. Selecione o ícone de desligar (um pequeno círculo parcialmente cortado por uma linha reta)
  4. Na próxima tela, selecione a opção "reiniciar"

Realize atualizações do sistema operacional

Continua após a publicidade

Se o problema começou a ser verificado por meio de uma atualização de software, é provável que outra atualização futura resolva o defeito. Para procurar as possíveis atualizações do dispositivo, realize os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo de configurações do celular Galaxy
  2. Role o menu até o final e encontre a opção "Atualização de software"
  3. Na próxima tela, selecione "Baixar e instalar"
  4. Se existir uma atualização disponível, ela será baixada automaticamente. Se não, a mensagem "Seu software está atualizado" será exibida
  5. Quando o arquivo da atualização terminar de baixar, selecione a notificação para iniciar a instalação
  6. A instalação pode levar alguns minutos. Atenção: é recomendado atualizar o celular apenas quando estiver com bastante bateria, já que danos irreparáveis podem acontecer se a carga acabar no meio do caminho

Reinicie o aparelho para as definições de fábrica

Uma solução mais ousada poderá ser a redefinição do dispositivo para os padrões de fábrica do dispositivo. Mas atenção: esta etapa deve ser feita apenas se todos os arquivos importantes do smartphone estiverem salvos também em outro dispositivo, já que a restauração apagará tudo.

Continua após a publicidade

Para restaurar o dispositivo, siga as etapas abaixo:

  1. Abra o aplicativo de configurações do celular
  2. No menu seguinte, e encontre a opção "Gerenciamento geral"
  3. Na próxima tela, selecione "Restaurar"
  4. Na sequência, ache a opção "Restaurar para os padrões de fábrica"
  5. Siga as instruções do celular, e reinsira a senha padrão do dispositivo
  6. A restauração não deve levar mais que alguns minutos, e o aparelho ligará na tela de configurações iniciais quando o processo for finalizado

Problemas de hardware

No entanto, o defeito da linha verde na tela também costuma ser muito atrelado a problemas de hardware — ou seja, das partes físicas do celular. Geralmente, é um defeito ainda mais provável se o telefone for antigo, ou tenha sofrido um choque físico como uma queda no chão, por exemplo.

Continua após a publicidade

Isso acontece pois telas de smartphones podem ter placas de circuito nos cantos da tela, que passam a informação (ou seja, quais cores mostrar) para a tela em um padrão linha a linha. Dependendo do tipo de dano, toda essa comunicação pode ser comprometida, gerando assim o efeito indesejado da linha verde.

Samsung oferece assistência

Se nenhuma das soluções anteriores funcionar, é provável que seja necessário entrar em contato com uma assistência técnica especializada. Em alguns países, a Samsung já garantiu a troca dos componentes afetados por meio de um kit de reparos, que inclui uma nova bateria e ferramentas necessárias para realizar o serviço.

No Brasil, a empresa já confirmou que avaliará cada situação individualmente, por meio de suas centrais de assistência técnica. Em nota oficial, foi dito que:

Continua após a publicidade
"A Samsung reforça que a qualidade dos produtos é prioridade e segue comprometida em proporcionar as melhores experiências para seus consumidores. A empresa informa que, caso seja identificada alguma questão técnica, o usuário deve procurar uma Assistência Técnica Autorizada Samsung para a análise adequada."