Publicidade

Motorola volta ao top 5 da Europa superando rivais como OPPO e Realme

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Motorola

Novos relatórios da agência Canalys mostraram como está o mercado de smartphones na Europa, e as notícias são boas para a Motorola (e, consequentemente, para a Lenovo). Afinal, a marca voltou à lista das cinco fabricantes mais populares no continente, superando rivais chinesas como a OPPO e a Realme. Os dados são referentes ao

Para isso, a empresa teve cerca de 3% da fatia de mercado no primeiro trimestre de 2023, um aumento proporcional de aproximadamente 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram atualizados para o mês de maio, sendo provável que um novo relatório saia até meados de julho com o consolidado do segundo trimestre.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No caso da OPPO, a perda de posições pode estar relacionada com o banimento da marca da Alemanha, um mercado considerável. Atualmente, a empresa não vende celulares lá por conta de uma disputa de patentes com a Nokia, e ensaia a saída de vários países da região devido ao problema.

Maior evolução é da Transsion

Contudo, os maiores aumentos não foram registrados pela Lenovo. Esse título ficou com a Transsion, empresa responsável por aparelhos da Infinix, Tecno e Itel, que teve uma variação de 188% em relação a 2022.

Essa grande mudança está relacionada ao crescimento da marca nos países da Europa Oriental, mesmo que ela seja menos presente na parte ocidental do continente.

No que diz respeito à Tecno em específico, a companhia vem fazendo muitos investimentos ao longo dos últimos meses, com o lançamento de modelos como o dobrável Phantom V Fold — além do V Yoga, que deve chegar em breve. Destaca-se também o Phantom X2 Pro, anunciado no fim do ano passado com câmera retrátil.

As três principais marcas presentes em território europeu obtiveram decrescimento anual, com destaque negativo para a Samsung. Mesmo que tenha mantido a liderança com 32% da fatia, a marca viu uma queda de 18% em relação ao ano anterior.

Por sua vez, a Xiaomi registrou uma queda próxima a 15%, que a levou a 19% da proporção de aparelhos. Com isso, a empresa ficou na terceira colocação do ranking.

Continua após a publicidade

Além disso, a marca com desempenho mais estável no top 5 é a Apple. Sua faixa de mercado ficou em 24%, com uma variação negativa de apenas 1% em relação ao ano passado.