Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple passa Motorola em celulares no Brasil e assume segunda posição

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Maio de 2023 às 15h25

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

A Apple passou a Motorola e agora é a segunda marca com mais celulares em uso no Brasil. Os dados referentes ao mês de abril foram publicados pelo portal Statcounter, que mostra a proporção de aparelhos ativos que usam os mais de 1,5 milhão de sites monitorados, que somados rendem mais de 5 bilhões de views ao mês. Ou seja, não estamos falando de vendas no período, e sim de modelos que estão em uso no país.

A mudança foi o resultado de um expressivo aumento da Maçã ao longo do último mês. Entre março e abril, a companhia passou de 15,67% para 20,77% dos celulares usados pelos brasileiros.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a Motorola teve uma queda considerável, passando de 22,6% para 19,99% no mesmo período. Portanto, a situação de momento mostra uma disputa muito acirrada entre as empresas, que é definida na base dos décimos da porcentagem — podendo ser revertida nos próximos relatórios.

De qualquer forma, ambas as marcas ainda ficam bem atrás da Samsung, que domina com 40,71% dos aparelhos usados no país. Contudo, a marca está em uma tendência de queda em relação ao mês anterior, e está com seu menor volume proporcional desde setembro do ano passado.

Uma das marcas com resultados mais constantes ao longo dos últimos meses é a Xiaomi, que permanece próxima da casa dos 12% desde maio de 2022. Contudo, a empresa parece ter atingido uma espécie de teto, sem conseguir grandes avanços em sua fatia de mercado no país.

Continua após a publicidade

Mesmo que tenha encerrado sua divisão de smartphones há mais de dois anos, a LG ainda aparece como a quinta empresa de maior presença no país. Isso mostra uma certa força da marca no imaginário nacional, mesmo que os aparelhos já estejam com especificações e software desatualizados.

Outras empresas que apareceram no ranking da Statcounter incluem a ASUS, Realme, Nokia e Huawei. Contudo, elas possuem uma relevância menor, com pouco mais de 1% quando somadas.

Motorola reforça que segue vice-líder desde 2014

Em contato com o Canaltech, a Motorola usou dados do IDC e GFK para reforçar sua posição como vice-líder em vendas no mercado brasileiro. Confira o comunicado completo abaixo:

Continua após a publicidade
"A Motorola mantém o sólido segundo lugar em market share no Brasil desde 2014, com 28,3% em volume de vendas segundo o IDC, e acima de 30% segundo o GFK. Ambas são empresas referência em inteligência de mercado para Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Tecnologia de Consumo. Os dados apurados por elas possuem metodologia conhecida e validada por todo o mercado, além de serem considerados medidores oficiais tanto em volume de vendas quanto participação de market share pela indústria de telefonia móvel."

Fonte: Statcounter