Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple passa Motorola em celulares no Brasil e assume segunda posição

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Maio de 2023 às 15h25

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

A Apple passou a Motorola e agora é a segunda marca com mais celulares em uso no Brasil. Os dados referentes ao mês de abril foram publicados pelo portal Statcounter, que mostra a proporção de aparelhos ativos que usam os mais de 1,5 milhão de sites monitorados, que somados rendem mais de 5 bilhões de views ao mês. Ou seja, não estamos falando de vendas no período, e sim de modelos que estão em uso no país.

A mudança foi o resultado de um expressivo aumento da Maçã ao longo do último mês. Entre março e abril, a companhia passou de 15,67% para 20,77% dos celulares usados pelos brasileiros.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a Motorola teve uma queda considerável, passando de 22,6% para 19,99% no mesmo período. Portanto, a situação de momento mostra uma disputa muito acirrada entre as empresas, que é definida na base dos décimos da porcentagem — podendo ser revertida nos próximos relatórios.

De qualquer forma, ambas as marcas ainda ficam bem atrás da Samsung, que domina com 40,71% dos aparelhos usados no país. Contudo, a marca está em uma tendência de queda em relação ao mês anterior, e está com seu menor volume proporcional desde setembro do ano passado.

Uma das marcas com resultados mais constantes ao longo dos últimos meses é a Xiaomi, que permanece próxima da casa dos 12% desde maio de 2022. Contudo, a empresa parece ter atingido uma espécie de teto, sem conseguir grandes avanços em sua fatia de mercado no país.

Mesmo que tenha encerrado sua divisão de smartphones há mais de dois anos, a LG ainda aparece como a quinta empresa de maior presença no país. Isso mostra uma certa força da marca no imaginário nacional, mesmo que os aparelhos já estejam com especificações e software desatualizados.

Outras empresas que apareceram no ranking da Statcounter incluem a ASUS, Realme, Nokia e Huawei. Contudo, elas possuem uma relevância menor, com pouco mais de 1% quando somadas.

Motorola reforça que segue vice-líder desde 2014

Em contato com o Canaltech, a Motorola usou dados do IDC e GFK para reforçar sua posição como vice-líder em vendas no mercado brasileiro. Confira o comunicado completo abaixo:

Continua após a publicidade
"A Motorola mantém o sólido segundo lugar em market share no Brasil desde 2014, com 28,3% em volume de vendas segundo o IDC, e acima de 30% segundo o GFK. Ambas são empresas referência em inteligência de mercado para Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Tecnologia de Consumo. Os dados apurados por elas possuem metodologia conhecida e validada por todo o mercado, além de serem considerados medidores oficiais tanto em volume de vendas quanto participação de market share pela indústria de telefonia móvel."

Fonte: Statcounter