Publicidade

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: o que muda de uma geração para outra?

Por| 10 de Setembro de 2020 às 12h23

Link copiado!

Montagem Canaltech
Montagem Canaltech

A Motorola anunciou nesta quinta-feira (10) os primeiros Moto G de nona geração no Brasil, repetindo a estratégia iniciada no ano passado com os modelos Plus e Play antes das versões básica e Power.

Em comparação com o antecessor, o G9 Plus tem bastante mudança, especialmente em relação à potência do hardware. Nos próximos parágrafos, o Canaltech faz um breve comparativo das especificações do modelo de 2019 e o de 2020 para ajudar quem quer entender a evolução do Moto G9 Plus.

Construção e design

Continua após a publicidade

A Motorola manteve o acabamento plástico no Moto G9 Plus, que voltou ao modelo no ano passado, após duas gerações com traseira em vidro (G6 Plus e G7 Plus). A aparência na parte de trás mudou bastante, com um módulo de câmeras que lembra um pouco o da família Galaxy Note 20, mas em tamanho bem menor e com um flash dual LED bem grande abaixo do quarto sensor — o de profundidade.

Outra coisa está diferente na traseira: nada de leitor de impressão digital no logo da Motorola. O desbloqueio biométrico agora pode ser feito com o reconhecimento facial, que já existia em modelos anteriores, ou em um leitor na lateral, que também é o botão power do dispositivo. O conector P2 continua presente na parte superior.

Continua após a publicidade

Na frente, a câmera de selfies fica em um furo na tela, mais ou menos na mesma posição que já vimos nos Moto G8 e G8 Power, na parte superior esquerda do visor. O Moto G9 Plus ainda é consideravelmente maior que o G8 Plus, chegando a dimensões próximas do Galaxy S20 Ultra. Porém, claro, há um bom ganho no tamanho da tela, que é o nosso próximo ponto.

Tela

  • Moto G9 Plus: painel LTPS de 6,8 polegadas, resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), HDR10;
  • Moto G8 Plus: painel IPS LCD de 6,3 polegadas, resolução Full HD (1080 x 2280 pixels);

A tela do G9 Plus aumentou 0,5 polegada comparada à do antecessor, o que explica o crescimento considerável em suas dimensões, também. O painel IPS LCD dá lugar ao LTPS, tecnologia superior ao crista líquido convencional. O nome vem da sigla em inglês para polisilício de baixa temperatura e ela oferece maior densidade de pixels e consumo de energia menor que o IPS LCD.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a Motorola manteve a resolução em Full HD, mas aumentou a proporção da tela, de 19:9 no G8 Plus para 20:9 agora. Ou seja, o G9 Plus é mais “alto” que o antecessor, além de ter tamanho diagonal maior. E mais: agora ele traz certificação HDR10, que permite ver conteúdos preparados para isso com mais detalhes em áreas claras e escuras (algo que funciona principalmente em alguns vídeos de Netflix e YouTube).

Com relação ao áudio, uma má notícia: a Motorola descartou o som estéreo adotado nos modelos anteriores para voltar a oferecer um alto falante apenas no Moto G9 Plus.

Processador

Continua após a publicidade
  • Moto G9 Plus: Snapdragon 730G (2x 2,2 GHz Kryo 470 Gold + 6x 1,8 GHz Kryo 470 Silver);
  • Moto G8 Plus: Snapdragon 665 (4x 2,0 GHz Kryo 260 Gold + 4x 1,8 GHz Kryo 260 Silver).

A potência do processador é, talvez, o maior ganho do Moto G9 Plus em relação a seu antecessor. A Motorola saltou de um Snapdragon série 600 para um da série 700 e dotou seu novo celular com o Snapdragon 730G. Este é o mesmo chip utilizado pela Samsung no Galaxy A71, pelo Google no Pixel 4a e pela própria Motorola, no One Fusion+.

Com 57% mais velocidade e 20% mais eficiência energética, segundo a fabricante, a tendência é que o Moto G9 Plus seja consideravelmente mais poderoso que o G8 Plus e aguente ainda melhor os jogos disponíveis na Google Play Store. Além, claro, de tirar de letra os processos mais simples do dia a dia.

Memória RAM e armazenamento

Continua após a publicidade
  • Moto G9 Plus: 4 GB de RAM + 128 GB de armazenamento;
  • Moto G8 Plus: 4 GB de RAM + 64 GB de armazenamento;

Infelizmente, a Motorola manteve os mesmos 4 GB de memória RAM na nona geração da linha Moto G. Pelo menos não é algo que afeta tanto o desempenho geral do dispositivo, mas quem usa muitos aplicativos, especialmente os mais pesados, pode sentir falta de um pouco mais de RAM para aguentar todos os processos importantes.

A boa notícia é que o armazenamento dobrou de tamanho, então você ganha bastante espaço para guardar fotos e arquivos em seu Moto G9 Plus. E, se precisar de mais, ainda pode utilizar um cartão micro SD para expandir o armazenamento.

Câmeras

Continua após a publicidade
  • Moto G9 Plus: principal de 64 MP; ultra-wide de 8 MP; macro de 2 MP; profundidade de 2 MP;
  • Moto G8 Plus: principal de 48 MP; ultra-wide de 16 MP; profundidade de 5 MP;

A câmera principal foi a única que aumentou a resolução entre a geração 8 e 9 do Moto G Plus, enquanto as outras diminuíram. Mas a lente ultrawide agora tira fotos, não é mais dedicada somente a vídeo de ação, e tem a companhia de uma macro, inexistente no modelo do ano passado. A Motorola manteve a tecnologia Quad Pixel, além do Night Vision, recurso que deixa mais nítidas as fotos com pouca luz.

Na frente, as selfies também são registradas com uma câmera de menor resolução agora, caindo de 25 MP para 16 MP, mas com a adição da tecnologia Quad Pixel, que ainda reduz o resultado final para 4 MP. Bom notar que resolução não é sinônimo de qualidade em fotografia, e mesmo imagens com menos pixels podem ser mais nítidas que imagens com tamanho maior — o que parece ser o caso do G9 Plus.

Continua após a publicidade

Para as redes sociais, 4 MP que tira vantagem de juntar quatro pixels em um pode acabar sendo uma vantagem, por entregar uma foto mais nítida e detalhada.

Bateria

  • Moto G9 Plus: 5.000 mAh com carregamento rápido de 30 W com fio;
  • Moto G8 Plus: 4.000 mAh com carregamento rápido de 15 W com fio;

Mais uma vez a Motorola aumentou a capacidade de carga do G Plus, chegando agora a 5.000 mAh e igualando os modelos Power — que, se ainda existirem na nova geração, também devem ter um aumento. A promessa é de ainda mais tempo de uso, especialmente com um processador mais econômico e tecnologia do painel que também deve consumir menos energia.

Continua após a publicidade

E para o celular não se demorar muito ligado à tomada, o carregador padrão agora é de 30 W, o que deve reduzir bastante a recarga. Em cerca de uma hora, você deve ir de 0% para 90% de bateria no seu Moto G9 Plus.

Moto G9 Plus vs G8 Plus: vale a pena o investimento?

Se você já tem um Moto G8 Plus, talvez seja uma boa segurar mais um pouco antes de pensar em trocar de celular. Agora, se está em um modelo inferior, o G9 Plus tem muitas melhorias para justificar uma troca.

Continua após a publicidade

Mesmo comparado ao G8 Plus, o modelo novo é mais potente, tem mais bateria, tela bem maior e mais armazenamento. Ele ficou devendo o som estéreo, mas isos pode muito bem ser contornado com um aparelho de som externo, como um fone de ouvido ou caixas de som.

Há, porém, mais um fator importante a se levar em conta: o preço. O G9 Plus chega ao Brasil por R$ 2.500, um valor consideravelmente maior que o G8 Plus pode ser encontrado hoje. Mesmo com tantas melhorias, vendo pelo lado do preço, a aposta na geração passada ainda permanece válida — ao menos até que a nova fique mais em conta no varejo nacional.