Os melhores celulares acima de R$ 3.000 em agosto de 2020

Por Diego Sousa | 31 de Julho de 2020 às 19h00
Francielle Lima/Canaltech

Os smartphones topos de linha são o que há de melhor no mercado mobile e o sonho de consumo de muitas pessoas. No entanto, todos os principais recursos, tecnologias e câmeras de ponta disponíveis atualmente têm um seu custo e, infelizmente, não é tão barato assim.

Por isso, se você chegou até essa matéria e está disposto a investir em um celular topo de linha, abra sua carteira mente e confira abaixo nossa lista com os melhores smartphones acima de R$ 3000 disponíveis no Brasil.

Alerta: fique atento à data de publicação desta matéria, pois todos os preços estão sujeitos à mudança sem aviso. Os produtos exibidos aqui são selecionados pela nossa equipe, logo, se você comprar algo, o Canaltech talvez receba alguma comissão de venda.

Samsung Galaxy Note 10+: melhor opção para produtividade

Indicado para quem quer um celular para trabalhar e editar vídeos rápidos

Confira ofertas do Samsung Galaxy Note 10+

A família Galaxy Note é a principal linha da empresa ao lado da Galaxy S, pois todo ano ela costuma trazer inovações, seja em relação à tela, ao processamento, à bateria ou, claro, à produtividade. Enquanto o Galaxy Note 20 ainda não foi apresentado ao mundo, seu antecessor é atualmente a melhor opção do mercado se você busca por desempenho e recursos de ponta.

O Galaxy Note 10+ é a escolha para quem curte trabalhar no celular (Foto: Reprodução/Canaltech)

A principal característica do Note 10+ para quem busca trabalhar ou curtir conteúdos multimídia é a sua tela de 6,8 polegadas com resolução 2K. Aliado ao painel Super AMOLED dinâmico e o suporte ao padrão HDR10+, o display é ideal para assistir a filmes e séries, jogar e editar vídeos.

Já que seu foco é produtividade, ele é equipado com a famosa caneta S-Pen. A nova versão do acessório traz uma ponta ainda mais fina, que permite editar imagens, vídeos ou escrever na tela com muito mais precisão. Por falar em edição, o smartphone também possui um editor de vídeos próprio, permitindo cortar, juntar e criar vídeos com mais praticidade.

Vale mencionar o suporte ao modo DeX da Samsung, que transforma o Note 10+ em um computador — basta conectá-lo a um monitor, um mouse e um teclado para acessar seus aplicativos móveis favoritos em uma tela grande.

Outro destaque é seu conjunto de câmeras, que promete qualidade principalmente na hora de gravar vídeos para rede sociais. Ele também traz recursos como câmera lenta, fundo desfocado, estabilização óptica de imagem e modo noturno.

iPhone XR: melhor custo-benefício da Apple

Indicado para quem procura entrar no ecossistema da Apple gastando um pouco menos

Confira ofertas do iPhone XR

O iPhone XR é um dos celulares mais vendidos da Apple e não é por acaso: ele traz especificações de ponta, construção de qualidade, câmeras muito competentes e, claro, o famoso sistema iOS.

Trazendo a nova identidade da Apple para seus smartphones, o iPhone XR é equipado com uma tela com notch de 6,1 polegadas com brilho intenso e a famosa tecnologia Liquid Retina da empresa. Esse conjunto resulta em cores ainda mais fiéis e vivas. O smartphone também tem resistência contra água e poeira, podendo ficar submerso em até 1 metro de profundidade em água doce por 30 minutos, segundo a empresa.

O iPhone XR é a porta de entrada para quem quiser entrar no ecossistema Apple (Foto: Reprodução/Carregour)

Uma vantagem do iPhone XR em relação aos seus concorrentes Android é o sistema operacional proprietário da Apple, o iOS. Aliado ao processamento rápido e otimizado, a navegação em aplicativos é extremamente fluida e o desempenho nos jogos não traz nenhum engasgo ou travamento. Além disso, o smartphone ainda tem garantia de muitos anos de atualização do sistema pela frente, ou seja, ele vai continuar recebendo os principais recursos da empresa.

Apesar de trazer apenas uma câmera na traseira, o iPhone XR promete fotos de ótima qualidade com fundo desfocado ou modo noturno, além de gravação de vídeos em 4K. Para quem adora fazer stories no Instagram, os smartphones da Apple estão entre as melhores indicações.

Samsung Galaxy S20/S20+: os mais equilibrados da marca

Indicado para quem procura o celular da Samsung equilibrado do momento

Confira as ofertas do Galaxy S20
Confira as ofertas do Galaxy S20+

A linha Galaxy S20 é a mais potente da Samsung atualmente e, se você busca por um equilíbrio perfeito entre construção, qualidade de tela, desempenho e câmeras, sorria, pois está no lugar certo. Tanto o S20 quanto o S20+ são bastante parecidos, mas suas diferenças podem agradar diferentes tipos de pessoas. Vamos à explicação:

Se você curte um celular mais compacto e que dê para mexer com apenas uma mão, o S20 é a opção ideal com suas 6,2 polegadas, enquanto o S20+ possui 6,7". Em ambos, no entanto, a garantia é de cores bastante vivas e detalhadas graças ao painel Super AMOLED e a resolução 2K.

Galaxy S20 e S20+ são os principais smartphones da Samsung até o momento (Foto: Reprodução/Casas Bahia)

Para os gamers de plantão, os smartphones também já contam com 120 Hz de taxa de atualização e 240 Hz de sensibilidade de toque, o que, na prática, deixa a jogatina muito mais fluida e os toques na tela ainda mais responsivos.

No departamento de câmeras, os dois também são os mais completos da Samsung: o S20 tem três e o S20+ tem quatro. Em ambos, é possível gravar em vídeos em resolução 8K, algo que ainda não é padrão na indústria, além dos tradicionais modos noturno, câmera lenta e fundo desfocado.

Outra qualidade dos smartphones da Samsung é o desempenho: o Exynos 990 é o principal chip da Samsung atualmente e traz opções de até 12 GB de memória RAM e até 512 GB de armazenamento. Além disso, ambos também são equipados com recursos de inteligência artificial que atuam para melhorar a vida útil da bateria sem comprometer o desempenho dos aparelhos.

Motorola Edge/Edge+: primeira linha com suporte ao 5G no Brasil

Indicado para quem procura uma experiência definitiva da Motorola

Confira ofertas do Motorola Edge
Confira ofertas do Motorola Edge+

O Edge e o Edge+ são os principais aparelhos da Motorola para 2020 e se destacam em muitas frentes. Logo no design, você dá de cara com uma tela OLED de 6,7 polegadas com laterais curvas. Além do benefício estético, as bordas possuem recursos bastante úteis, como controles de software e animações para informar quantidade de carga quando o aparelho está na tomada, por exemplo.

Motorola Edge é o primeiro celular com 5G do Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)

Além disso, ambos são equipados com uma taxa de atualização de 90 Hz, que promete deixar tanto a visualização quanto a jogatina ainda fluida. Por dentro, o Edge tradicional traz um chip intermediário premium, enquanto o Edge+ tem o chip Android mais potente disponível no Brasil. Apesar das diferenças, ambos são capazes de rodar todo tipo de jogo na Play Store.

Assim como o Galaxy S20 Ultra, o Edge+ se destaca pelo sensor de 108 MP, capaz de registrar ainda mais detalhes. Ele utiliza uma tecnologia própria da Motorola chamada Quad Pixel, que basicamente tira quatro fotos de 27 MP e as une para proporcionar quatro vezes mais sensibilidade em ambientes de baixa luminosidade. Ele também conta com os populares modos noturno, fundo desfocado e câmera lenta.

Outro destaque disponível apenas no Motorola Edge é o suporte à tecnologia 5G DSS, uma rede até 12x mais rápida que o 4G, segundo a operadora Claro. Na prática, você será capaz de baixar um jogo pesado em pouco tempo. Até o momento, a linha da Motorola é a única do mercado brasileiro a oferecer a novidade.

ASUS ROG Phone 2: melhor opção para jogos

Indicado para quem procura um smartphone com recursos exclusivos para jogos

Confira ofertas do ROG Phone 2

O ROG Phone 2 é um smartphone gamer por dentro e por fora: sua aparência é robusta, com cantos arredondados e um LED RGB customizável na parte traseira, trazendo praticamente a mesma sensação de quando você vê um setup gamer todo colorido. Na frente, há uma tela mais comprida de 6,59 polegadas com apenas 1 ms de tempo de resposta e 120 Hz de taxa de atualização — um sonho gamer para qualquer monitor para jogos.

O ROG Phone 2 é a melhor opção para jogos da lista (Foto: Reprodução/Fast Shop)

Como o foco do ROG Phone 2 são jogos, ele traz um chip Snapdragon 855+, versão mais potente com melhorias em inteligência artificial, 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Com esse conjunto, a garantia é de que nenhum jogo vai travar no smartphone por bastante tempo.

Além disso, o celular acompanha alguns recursos únicos que melhoram a jogatina: os AirTriggers, por exemplo, são botões sensíveis ao toque localizados nas laterais do aparelho que simulam os gatilhos dos controles tradicionais. Outro detalhe é a sua interface gamer, que traz uma central de controle onde é possível gerenciar todos os jogos instalados e verificar uma série de informações, como temperatura, uso do processador e armazenamento interno.

Para jogar por muito mais tempo sem ficar grudado na tomada, o ROG Phone 2 possui uma bateria gigante de 6.000 mAh. Quando a carga acabar, é possível recarregá-lo com um carregador rápido de 30 W capaz levar o celular de 0% a 100% em pouco mais de 90 minutos.

iPhone 11: a melhor experiência da Apple

Indicado para quem procura o que há de melhor no ecossistema Apple

Confira ofertas do iPhone 11
Confira ofertas do iPhone 11 Pro
Confira ofertas do iPhone 11 Pro Max

A linha iPhone 11 é o que a Apple tem de melhor para o consumidor até o momento. Com três modelos, a família mantém a aparência que criou tendências em 2018, mas traz uma série de melhorias internas que com certeza agradarão os fãs da marca.

iPhone 11 Pro Max é o melhor celular da Apple no momento (Foto: Divulgação/Apple)

Sucessor do iPhone XR, o iPhone 11 tradicional possui uma tela compacta de 6,1 polegadas com a tecnologia Liquid Retina, que promete cores mais vivas e fiéis. Se você procura ainda mais qualidade, o iPhone 11 Pro e o 11 Pro Max possuem, respectivamente, 5,8 e 6,5 polegadas, com painel OLED e suporte a Dolby Vision, padrão usado em salas de cinema.

Por dentro, todos têm o chip A13 Bionic, que oferece desempenho otimizado para economizar energia. Na prática, a promessa é de longas horas de jogatina e navegação em redes sociais sem engasgos ou travamentos. Diferente dos concorrentes Android, o iOS tem garantia de muitos anos de atualização do sistema pela frente.

As configurações de câmeras são as maiores atualizações dessa geração: se você busca pelas melhores especificações, os modelos 11 Pro e 11 Pro Max devem agradar com suas três câmeras traseiras (ultrawide com ângulo de 120º, telefoto para zoom sem perda de qualidade e a "básica" principal).

Já o iPhone 11 tradicional perde a câmera telefoto, mas mantém as outras características, como gravação em 4K, modo noturno, efeito ‘bokeh’ e a capacidade de fazer vídeos em câmera lenta com o sensor frontal.

Samsung Galaxy S20 Ultra: experiência definitiva da Samsung

Indicado para quem procura uma das melhores experiência do Android em um celular

Confira ofertas do Galaxy S20 Ultra

O Galaxy S20 Ultra é um celular completamente diferente do S20 e S20+ — não fosse pelo nome, ele poderia se passar por qualquer outra linha menos a Galaxy S. Ele é bastante robusto, com uma tela de 6,9 polegadas, a maior disponível no Brasil, com resolução 2K e painel AMOLED dinâmico. Além disso, há 120 Hz de taxa de atualização e 240 Hz de sensibilidade, que garantem conteúdos mais fluidos e respostas praticamente instantâneas, ideal para filmes, séries e jogos.

Galaxy S20 Ultra é o melhor smartphone da Samsung até o momento (Foto: Reprodução/Magazine Luiza)

Na parte de trás, o Galaxy S20 Ultra tem um módulo gigante para acomodar suas quatro câmeras. O destaque é o sensor de 108 MP, que capta ainda mais detalhes na imagem. Outro recurso que estreou com o smartphone é o Space Zoom, que combina zoom óptico, zoom digital e inteligência artificial para conseguir uma aproximação de até 100x.

O smartphone também consegue gravar em resolução 8K, sendo possível fazer, inclusive, transmissões ao vivo nessa resolução. Assim como outros dispositivos premium, há estabilização óptica de imagem, evitando que as filmagens fiquem tremidas, além dos populares modos noturno e fundo desfocado.

Apesar de o S20 Ultra trazer o mesmo chip do S20 tradicional, sua memória RAM é de incríveis 16 GB, maior que muitos computadores por aí. Na prática, a experiência promete ser definitiva em transição de aplicativos, navegação na internet e redes sociais, além de tarefas mais pesadas, como recursos de realidade aumentada. Os 512 GB de armazenamento são ideais para baixar dezenas de jogos da Play Store sem se preocupar com espaço.

Qual desses aparelhos é o seu favorito? Em qual deles você investiria uma pequena fortuna? Conte aí embaixo, nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.