iPhone 15 Pro tem 8 GB de RAM confirmados em ferramenta da Apple
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Análises de dados do Xcode 15, o kit de desenvolvimento de software da Apple, revelam que o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max receberam upgrades na capacidade de RAM, passando de 6 GB da geração anterior para 8 GB. A mudança, que já havia sido apontada por rumores, dá mais fôlego para o funcionamento do iOS e do novo chip A17 Pro, preparando os aparelhos para aplicativos mais pesados que estão por vir e assegurando maior longevidade aos dispositivos.
- Apple lança acessórios com USB-C para iPhone, capinhas em tecido e mais
- Quais as diferenças entre o iPhone 15 e iPhone 15 Pro?
Trabalhando junto ao pesquisador de software Aaron (@aaronp613), o portal MacRumors descobriu ao observar os códigos do Xcode as capacidades de memória dos novos iPhone 15 — informação que a Apple costuma manter em segredo. Se os modelos básicos não mostram novidades, mantendo os 6 GB vistos no iPhone 14, a série iPhone 15 Pro apresenta uma grata surpresa por contar com 8 GB, como diversos rumores haviam sugerido nos últimos meses.
Não se sabe qual o tipo de memória usado (LPDDR5, LPDDR5X), algo que só deve ser esclarecido quando os dispositivos passarem por benchmarks, mas o upgrade é extremamente bem-vindo de toda forma. Independente de haver inúmeras otimizações no iOS para garantir o bom funcionamento mesmo em telefones com baixa quantia de RAM, o sistema da Maçã segue evoluindo e não apenas ficando mais exigente, como ainda atraindo apps e games cada vez mais robustos.
Ter mais memória vai garantir uma experiência mais suave ao usuário, que fica menos propenso a ter aplicativos em segundo plano fechados durante o uso, além de assegurar maior vida útil, por preparar os telefones para programas mais encorpados que devem surgir nos próximos anos.
Além disso, a mudança deve permitir ao novo chip A17 Pro, uma das surpresas do iPhone 15 Pro, trabalhar com uma folga maior, especialmente considerando a "GPU de nível Pro" utilizada pela plataforma, que traz aceleração de hardware para Ray Tracing — recurso bastante intenso em processamento que exige CPU potente e muita memória — e receberá jogos AAA pesados como Resident Evil Village, Death Stranding e Assassin's Creed Mirage.
Apresentados nessa terça-feira (12), os novos celulares premium da Apple têm como maiores destaques a aguardada transição da porta Lightning para o USB-C, bem como a adoção de laterais em titânio, câmera telefoto periscópio com zoom óptico de até 5x e o Botão de Ação para acesso rápido a funções pré-configuradas. Os lançamentos ainda não estão à venda no Brasil, mas já possuem preços: a partir de R$ 9.299 para o iPhone 15 Pro, e de R$ 10.999 para o iPhone 15 Pro Max.
Fonte: MacRumors