Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 12 mantém lucro da Apple superior ao de todas as rivais somadas em 2021

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Outubro de 2021 às 11h45

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

A Applenão é a maior fabricante de celulares do mercado, e mesmo assim, é a empresa mais valiosa não apenas do setor — como uma das mais valoradas do mundo ao lado de Amazon e Google. E apesar não vender dobráveis a US$ 2 mil ou mais, seu ecossistema é completo o suficiente para a empresa comercializar muitos gadgets a uma margem de lucro muito interessante.

Prova disso é o estudo mais recente da Counterpoint Research. Considere que a Apple não abre mais os números de vendas de cada produto, e que, assim, o estudo é paralelo às métricas oficiais da companhia. E o que eles mostram é que a empresa de Tim Cook, mesmo vendendo menos que a Samsung e algumas outras, é de longe a que mais lucra.

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento, a receita da Apple no segundo trimestre deste ano bateu seu 4º melhor resultado desde o começo de 2019. A empresa estaria concentrando 40% do dinheiro feito com celulares em todo o mundo. A Samsung, que tem o maior marketshare global, teria algo em torno de 15%.

Lucro abissal

Quando falamos do lucro operacional, o abismo é ainda maior: os iPhone 12 empurraram a margem da empresa para os 75% de tudo que seria arrecadado com venda de smartphones. A Samsung aparece, no relatório da Counterpoint Research, muito atrás, na segunda posição, com algo próximo aos 15%. Xiaomi, Oppo, Vivo Mobile Communications Co. e Huawei dividem os outros 10%.

Não é novidade que a Apple coloca uma boa margem de lucro para os seus produtos. A adesão aos celulares faz com que ela obtenha vantagem mesmo que suas concorrentes vendam mais. Afinal, matematicamente falando, em termos de arrecadação, importa mais quanto cada marca arrecadou — e não quantas unidades vendeu.

Continua após a publicidade

Outra característica que coloca a Maçã em posição vantajosa é a forte integração de ecossistema e serviços. A Apple não esconde que o TV Plus, Arcade, Fitness Plus, iCloud e outros compõem parte importante da estratégia de vendas. Some ainda outros gadgets atrativos aos consumidores pela interoperabilidade facilitada com o iPhone, como AirPods, Watch, iPads e Macbooks.

Ainda sobre Apple, os novos iPhone 13chegaram ao Brasil. A pré-venda foi iniciada hoje (15), e a venda geral começa em 22 de outubro. Eles desembarcam no país um mês após a oficialização global. Os novos iPad Mini 6, iPad 9 e Apple Watch 7 seguem sem data para território nacional.

Fonte: Counterpoint Research, Gizmochina