Publicidade

HarmomyOS é mais completo que Android e iOS, garante Huawei

Por| 13 de Janeiro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Huawei

O presidente de Negócios de Software da Huawei, Wang Chenglu, afirmou nesta terça-feira (12), em discurso de abertura no evento 2020 Science and Technology List na China, que o HarmonyOS não é uma cópia do Android ou do iOS. O sistema operacional próprio da marca foi desenvolvido com o objetivo de "enfrentar a era do IoT (Internet das Coisas)", revelou.

O HarmonyOS começou a ser desenvolvido em maio de 2016. No entanto, as informações sobre o sistema operacional começaram a surgir logo após as primeiras sanções dos Estados Unidos contra a Huawei, em meados de 2019, que bloquearam o acesso da chinesa ao Android e aos serviços do Google. Isso levou a acreditar-se de que o SO era uma resposta às sanções.

"O desenvolvimento real do sistema começou em maio de 2016, quando a Huawei estava pensando no futuro da indústria dos smartphones", explicou. "O surgimento do sistema em si não era para ser uma resposta às sanções dos EUA e nem para ser uma cópia do Android nem do iOS, mas sim um sistema operacional panorâmico para enfrentar o futuro da era IoT", continuou.

Continua após a publicidade

Na teoria, a proposta do HarmonyOS é diferente das de Android e iOS, que são focados exclusivamente em celulares.

A Huawei revelou que pretende equipar no mínimo 200 milhões de dispositivos com HarmonyOS em 2021, mas espera resultados bem maiores. A versão para testes do sistema operacional foi lançada para desenvolvedores em dezembro do ano passado e deve chegar a mais de 40 dispositivos, incluindo smartphones e tablets de Huawei e Honor. Atualmente, o sistema Harmony OS já funciona em computadores, relógios inteligentes, carros elétricos e terminais domésticos automatizados.

Fonte: MyDrivers