Publicidade

HTC U24 Pro estreia com design premium e integração com óculos VR

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: HTC/YouTube)
(Imagem: HTC/YouTube)

Mais de um ano depois do seu último lançamento, a HTC voltou às notícias nesta quarta-feira (12) com o lançamento do HTC U24 Pro, mais novo celular intermediário premium da marca. A novidade não é revolucionária, mas traz melhorias consideráveis quando comparada ao U23 Pro, com destaque para o processamento mais potente, tela maior, câmeras repaginadas, carregamento mais veloz e o retorno da integração do telefone com os óculos HTC Vive.

As mudanças em relação à geração anterior começam com o visual, que substitui o módulo de câmeras retangular por um conjuto mais sóbrio, composto de uma dupla de lentes em formato de pílula, e uma terceira câmera abrigada em um círculo solitário.

Há curvas nos painéis de vidro frontal e traseiro, e laterais em alumínio com formato peculiar, que ofereceria uma pegada mais confortável sgundo a HTC. Duas cores serão oferecidas: azul e branco, ambas com pequenos pontos brilhantes pelo corpo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Também tivemos mudanças na tela, que cresceu de tamanho e agora atinge as 6,8 polegadas. O display traz painel OLED com resolução Full HD+, de 2436 x 1080 pixels, e taxa de atualização variável de até 120 Hz. O vidro adota proteção Gorilla Glass de versão não detalhada, e não há menção aos níveis de brilho, enquanto o sistema de som é mono, e parece não contar com tecnologias de áudio espacial.

O U24 Pro segue a proposta de ser um intermediário potente do antecessor ao ser embarcado com processador Snapdragon 7 Gen 3. Mesma plataforma usada em aparelhos como o Motorola Edge 50 Pro, o componente é poderoso e oferece desempenho de 23% a 87% superior ao Snapdragon 7 Gen 1 adotado no HTC U23 Pro, simbolizando uma evolução significativa.

Com isso em mente, mesmo acompanhado de 12 GB de RAM LPDDR5 e 256 GB ou 512 GB de armazenamento UFS 3.1, o chip continua passando longe dos topos de linha mais aclamados do mercado, mas ainda deve garantir uma boa experiência de uso mesmo em tarefas pesadas.

As câmeras foram repaginadas e estão mais simples, apesar de parecerem melhor equilibradas. Temos um trio de lentes traseiras composto de sensor principal de 50 MP, com estabilização óptica de imagem (OIS), Foco Automático por Detecção de Fase (PDAF) e abertura de f/1.9, ultrawide de 8 MP com abertura de f/2.2 e campo de visão de 120°, e telefoto também de 50 MP com abertura de f/2.0 e zoom óptico de 2x. As selfies ficam sob responsabilidade de uma lente frontal de 50 MP.

A HTC diz ter trabalhado na adoção de recursos de Inteligência Artificial, e chega a oferecer uma função similar à vista na família Pixel 8 do Google, em que múltiplas fotos são tiradas para combinar poses diferentes de rosto, de forma a obter a "foto perfeita".

Além disso, a integração com os óculos de Realidade Virtual HTC Vive retorna, permitindo a criação de avatares a partir de vídeos gravados com o U24 Pro, e até a transmissão de mídia do celular para o visor.

Continua após a publicidade

A bateria não cresceu, mantendo a capacidade de 4.600 mAh. Em compensação, o carregamento dobrou de potência e atinge 60 W com carregadores compatíveis com o padrão Power Delivery 3.0. Os tempos de recarga não foram anunciados, mas é de se esperar que sejam bem menores. Há ainda carregamento sem fio de 15 W e recarga reversa de 5 W.

Fechando o pacote, o U24 Pro conta com conectividade 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, leitor de digitais sob a tela, LED configurável para notificações, conector P2 para fones de ouvido, expansão de armazenamento com cartões MicroSD e sistema operacional Android 14. Infelizmente, promessas de atualizações não foram anunciadas.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O HTC U24 Pro está em pré-venda na Europa e Ásia, com preços sugeridos que partem de € 560, cerca de R$ 3.230 em conversão direta. Considerando que a marca não atua mais no Brasil, não há expectativa de vermos o lançamento chegar por aqui, ao menos oficialmente.

HTC U24 Pro: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,8 polegadas, proporção 20:9, resolução Full HD+ de 2436 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de até 120 Hz, Gorilla Glass
  • Processador: QualcommSnapdragon 7 Gen 3
  • Memória RAM: 12 GB LPDDR5
  • Armazenamento: 256 GB ou 512 GB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.9, PDAF, OIS) + 8 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 50 MP (Telefoto, f/2.0, zoom óptico de 2x)
  • Câmera frontal: 50 MP (f/2.45)
  • Dimensões: 167,1 x 74,9 x 8,98 mm
  • Peso: 199 g
  • Bateria: 4.600 mAh com carregamento de 60 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, USB-C 3.0, leitor de digitais sob a tela, áudio mono, conector P2, expansão via MicroSD, carregamento sem fio de 15 W e reverso de 5 W
  • Cores disponíveis: azul e branco
  • Sistema operacional: Android 14