Publicidade

Google pode colocar câmera sob a tela em celulares Pixel

Por  • Editado por  Wallace Moté  |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Google

O Google pode apresentar no futuro um celular com tecnologia de câmera abaixo do display, em solução semelhante ao que já fazem outras marcas. A informação foi obtida por meio de novas patentes registradas pela marca, indicando que podem ser usadas em modelos da série Pixel.

A documentação dá detalhes de como funcionaria a tecnologia do Google, que serviria para eliminar a necessidade de um recorte na tela dos aparelhos. Os modelos Pixel 7, 7 Pro e 7a trazem furos centralizados em formato de círculo, enquanto o Pixel Fold tem a câmera interna posicionada na borda superior do painel flexível.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para possibilitar a implementação de telas sem recortes, o Google precisaria de novas tecnologias de display emissivo — ou seja, que cria e emite luz direta. Isso se torna um problema especialmente complexo na região logo acima do sensor, pois é difícil fazer com que essa solução não seja intrusiva.

Atualmente, alguns aparelhos já são vendidos com tecnologia de sensor abaixo da tela. O destaque fica por conta do Galaxy Z Fold 5, que traz um componente de 4 MP na tela dobrável, sendo o modelo vendido atualmente em maior escala com a característica.

Em geral, a baixa qualidade das imagens capturadas por sensores abaixo do display ainda fazem com que as marcas adotem entalhes de diferentes tipos, mesmo em modelos mais caros. Algumas soluções criativas procuram contornar o problema por meio de software, como acontece no caso da Apple com a Ilha Dinâmica do iPhone 14 Pro.

Celulares com câmera abaixo do display podem ser prioridade no futuro

A princípio, a adoção desse tipo de tecnologia não parece ser prioridade para grande parte das marcas, especialmente quando se consideram os aparelhos que não são topos de linha. Contudo, com novidades técnicas e um alto poder de processamento, o Google pode retomar essa discussão para as novas gerações.

Porém, a Gigante das Buscas não estaria sozinha. No ano passado, a própria Apple também registrou patentes relacionadas a conjuntos de câmeras posicionados abaixo de telas OLED.

Rumores da mesma época ainda apontam que a Maçã estaria com planos de renovar o sistema Face ID de identificação facial para que ele funcione abaixo do display, e que até 2026 as câmeras também ficariam escondidas na tela.

Continua após a publicidade

Antes disso, a marca deve apresentar a linha iPhone 15 com bordas mais finas ao redor do display, além da adoção da Ilha Dinâmica em todos os modelos. Outras alterações esperadas incluem a chegada das portas USB-C para carregamento e transferência de dados, além da implementação de um botão de ação virtual na lateral.

Fonte: Patently Apple

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*