Apple registra patente de iPhone com câmera abaixo da tela

Apple registra patente de iPhone com câmera abaixo da tela

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 11 de Abril de 2022 às 09h15
Ben Geskin

Mesmo que diversas renderizações mostrem o iPhone 14 Pro com novo notch em formato de "i", a Apple também pensa em soluções mais avançadas para modelos futuros. De acordo com novas patentes registradas pela marca no órgão americano USPTO, a marca poderá utilizar um sistema em que os componentes ficam escondidos abaixo de uma camada de pixels.

Sistema de câmeras abaixo da tela ainda não foi utilizado pela Apple (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

A documentação diz respeito a um "dispositivo eletrônico que inclui uma câmera disposta atrás de um display", o que dá uma ideia bastante clara do que se trata a tecnologia. O sistema permitiria a captura de fotos e vídeos através da tela: mesmo que os componentes não tenham um contato direto com o painel, eles ficam mais próximos da superfície traseira em comparação com a parte frontal.

Caso a tecnologia descrita na patentes seja implementada, será a primeira vez que a Apple utiliza um sistema de câmera sob a tela. Marcas como Samsung, Xiaomi e ZTE já possuem dispositivos com essa característica há alguns anos, mas apenas em modelos específicos como o Galaxy Z Fold 3, Mix 4 e Axon 30.

Há um motivo bastante claro para explicar a manutenção de entalhes ou furos nos displays de smartphones: no momento, ainda não é possível instalar câmeras com alta qualidade abaixo de uma camada de pixels — o sensor presente na parte interna do Z Fold 3 é de apenas 4 MP, por exemplo.

Este problema se mostra especialmente relevante nos iPhones, já que desbloqueio com Face ID para reconhecimento facial utiliza componentes mais avançados do que celulares de outras marcas — é por isso que os aparelhos atuais da Apple ainda mantêm o notch largo, enquanto seus concorrentes já avançaram para soluções mais discretas.

Patente da Apple mostra funcionamento de câmera sob a tela (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

Não é esperado que o sistema com câmera abaixo da tela faça sua estreia já na linha iPhone 14, que será apresentada no próximo mês de setembro. Relatos da indústria apontam que em 2023 devemos ter um iPhone 15 com componentes do Face ID escondidos abaixo da tela, mas ainda com um furo para a câmera frontal, o que signfica que um modelo com tela totalmente livre de distrações deve ficar para 2024 ou 2025.

De qualquer forma, o registro de patentes não garante que a tecnologia mostrada seja realmente utilizada: a própria Apple já documentou um iPhone feito completamente de vidro, o que nunca se concretizou. Além disso, a existência de documentações do tipo também pode servir como um aparato jurídico para evitar que outras empresas utilizem as mesmas soluções sem dar os devidos créditos.

Fonte: Patently Apple

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.