Publicidade

Google Pixel 8a estreia com IA Gemini e 7 anos de updates do Android

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Maio de 2024 às 17h35

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Google)
(Imagem: Divulgação/Google)

Em meio a uma infinidade de vazamentos, o Google surpreendeu e anunciou nesta terça-feira (7) o Pixel 8a, novo integrante da linha Pixel voltado para o custo-benefício. Como esperado, o aparelho segue a fórmula dos antecessores e se aproxima ainda mais do Pixel 8 tradicional, embarcando design refinado e processador mais poderoso, além do software renomado da gigante com mais recursos de IA e os sete anos de atualizações de sistema dos modelos principais.

O design do Pixel 8a é o primeiro aspecto a chamar atenção, seguindo os "irmãos" mais caros ao adotar uma construção bem mais arredondada que a vista no Pixel 7a. Também se destacam a construção com laterais e barra das câmeras em alumínio fosco, e a certificação IP67 de resistência à água e poeira.

Fora isso, o aparelho aposta em acabamento de vidro Gorilla Glass 3 (também usado na tela) fosco na traseira. Quatro opções de cores são oferecidas: Obsidian (preto), Porcelain (branco), Aloe (verde) e Bay (azul).

Continua após a publicidade

A tela marca mais uma das características herdadas do Pixel 8 padrão, apesar das bordas grandes e do tamanho reduzido do display. Temos painel AMOLED "Actua" de 6,1 polegadas, com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de até 120 Hz e brilho intenso de até 2.000 nits, que deve garantir boa visualização mesmo sob o sol.

Um dos pontos fortes da série é o processamento, por trazer o mesmo chip dos modelos mais caros, cenário que se mantém nessa geração — o lançamento vem equipado com o Tensor G3, apoiado por 8 GB de RAM LPDDR5X, junto de 128 GB e, pela primeira vez em um dispositivo da série a, 256 GB de armazenamento UFS 3.1.

Diversos testes de benchmark já deixaram claro que o Tensor G3 não é a solução mais forte do mercado, perdendo com frequência e por boa margem para concorrentes como o Snapdragon 8 Gen 3, MediaTek Dimensity 9300 e o próprio Exynos 2400.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Dito isso, em um pacote acessível, a plataforma é competente para usos mais leves e pode ser uma escolha mais atraente que outros processadores do segmento intermediário, cujo desempenho costuma ser inferior.

Outro aspecto especial do chip do Google é sua capacidade aprimorada de Inteligência Artificial, levada ao limite no Pixel 8a com a chegada do que os materiais de divulgação estão chamando de "Google AI".

Pacote de recursos de IA da gigante das buscas, o Google AI reúne funções conhecidas da família, como o Magic Editor, que usa IA generativa para possibilitar edições mais complexas de imagens, e a tradução simultânea, mas chega com algumas novidades por aqui.

Continua após a publicidade

Além de já incluir o Circule para Pesquisar, lançado em parceria com a Samsung junto à linha Galaxy S24, o novo smartphone sai de fábrica tendo o Gemini Nano como principal assistente virtual principal, substituindo o Google Assistente. Também disponível para download em outros celulares Android, inclusive no Brasil, a solução de IA generativa ganha maior integração no Pixel 8a.

Em fotografia, a companhia decidiu trazer de volta o conjunto de câmeras da geração anterior, que inclui sensor principal de 64 MP com abertura de f/1.9, Foco Automático por Detecção de Fase (PDAF) e estabilização óptica (OIS), lente ultrawide de 13 MP com abertura de f/2.2 e campo de visão de 120°, além de sensor frontal de 13 MP.

Seguindo a tradição, a marca se apoia no algoritmo de pós-processamento para garantir melhorias de imagem, algo que realmente deve trazer bons resultados considerando o histórico da linha Pixel.

Continua após a publicidade

A bateria configura um dos pontos de corte de custos para garantir o preço mais em conta, mas ainda representa um upgrade frente ao Pixel 7a. Temos capacidade de 4.492 mAh, e carregamento de apenas 18 W, acompanhado de recarga sem fio de modestos 7,5 W, números medianos que cumprem o papel de baixar os valores para o consumidor.

No mais, o Pixel 8a traz conectividade 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, NFC, porta USB-C 3.2 de alta velocidade, leitor de digitais embutido na tela, som estéreo, chip dedicado Titan M2 de segurança e sistema operacional Android 14, com um dos maiores destaques do dispositivo: o extenso suporte de software.

Dobrando sua promessa com a linha Pixel 8 tradicional, o Google traz ao Pixel 8a os sete anos de grandes atualizações de sistema, incluindo os Pixel Feature Drops (updates com novas funções exclusivas para a linha Pixel) e pacotes de segurança. Trata-se de um feito considerável, por fazer do lançamento o primeiro intermediário de uma grande fabricante (se desconsiderarmos os aparelhos da Fairphone) a contar com um ciclo de atualizações tão avantajado.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O Google Pixel 8a já está em pré-venda no exterior, com preço sugerido que parte de US$ 499 (~R$ 2.535), mesmo valor cobrado pela geração passada. A disponibilidade está prevista para 14 de maio, dia em que ocorre o Google I/O 2024.

Como má notícia, não há qualquer previsão de disponibilidade no Brasil — o Google ainda não trouxe a linha Pixel para cá, e não há planos conhecidos para isso no momento.

Google Pixel 8a: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: AMOLED Actua de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de até 120 Hz, pico de briho de 2.000 nits, Gorilla Glass 3
  • Processador: Google Tensor G3
  • Memória RAM: 8 GB LPDDR5X
  • Armazenamento: 128 GB ou 256 GB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 64 MP (Principal, f/1.9, PDAF, OIS) + 13 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°)
  • Câmera frontal: 13 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 152,4 x 74 x 10,1 mm
  • Peso: 187 g
  • Bateria: 4.492 mAh com carregamento rápido de 18 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, NFC, USB-C 3.2, leitor de digitais sob o display, áudio estéreo, carregamento sem fio de 7,5 W, certificação IP67, chip Titan M2 para segurança, Google AI com Gemini, 7 anos de updates
  • Cores disponíveis: Obsidian (preto), Porcelain (branco), Aloe (verde) e Bay (azul)
  • Sistema operacional: Android 14